EVENTOS - DESTAQUES

Em edição histórica, genética da Alta disputa principais competições na Expozebu 2019

Celebrando o primeiro centenário da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a 85ª edição da Expozebu promete recorde de público e atrações. O evento acontece de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e neste ano a Alta espera grandes resultados das progênies da bateria.

“Teremos um ano muito especial com a ABCZ completando 100 anos, por isso nossa expectativa é bastante positiva, já que nos julgamentos de todos os animais presentes, boa parte deles, entre machos e fêmeas, possuem genética de touros da empresa”, explica Rafael Oliveira, Gerente de Produto Corte Zebu da Alta.

Entre os destaques está o consagrado touro Kayak Mafra considerado uma máquina de fazer Grande Campeões. O reprodutor é líder do ranking da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) e DECA 1 no sumário PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). Em 2018 teve seus filhos como Reservados Grandes Campeões Nacionais nas categorias fêmea e macho, com RIMA FIV Nike 2 e RIMA FIV Magistrado, além de outras 18 premiações das suas progênies na Expozebu.

 “Kayak transmite a sua progênie carcaça moderna e bem revestida, além de muita beleza racial. As inúmeras características desse touro fazem com que seus filhos sejam realmente diferenciados e alcancem o pódio de diversas exposições em diferentes categorias”, destaca Oliveira.

Leite

Também na Expozebu será divulgado pelo Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro, o Sumário de Touros com o resultado do Teste de Progênie 2019. Nele, são avaliadas as características de produção de leite e seus constituintes, bem como características de produção de leite e seus constituintes, idade ao primeiro parto (IPP), marcadores moleculares e parentesco médio.

“O programa é de extrema importância para os produtores de leite tropical, pois seus resultados indicam com alta confiabilidade como será o perfil das filhas de cada touro, assim o criador pode fazer os seus planos genéticos e usar o que realmente será sua necessidade”, destaca Guilherme Marquez, Gerente de Produto Leite Nacional da Alta.

Nesse ano, a seleção da Alta aguarda resultados dos reprodutores: Barão do JRD, Eisntein da BDL, FB Hábil FIV, Figo Bahadur, Gênio FIV Apag, GPS FIV da Genipapo, Ivã FIV de Brasilia, Jacto F. Mutum, Jubileu Silvânia, e Visual da NE.

Também nesse ano a raça Girolando estreia com julgamento de animais na Expozebu. Ao todo foram inscritos 120 animais e a Alta participa das avaliações, com a expectativa de grandes resultados.

Parceria de longa data

A ABCZ teve sua primeira atividade registrada no ano de 1919, ainda como “Herd Book da Raça Zebu”. Atualmente a entidade é responsável por registar em todo o Brasil mais de 600 mil zebuínos por ano, e tem como um dos grandes pilares para evolução da raça no Brasil a inseminação artificial, que juntamente com as novas tecnologias disponíveis possibilitaram um salto genético impressionante dos rebanhos.

No Brasil, os primeiros relatos da técnica a nível de campo são de 1941, mas, foi somente nos anos 70 que a inseminação artificial começou a ter mais impulso. Na última década o Brasil saltou de 7,4 milhões de matrizes inseminadas para mais de 12,4 milhões.

“Desde que chegou no Brasil, em 1996, a Alta sempre teve como missão tornar a inseminação cada vez mais conhecida e aliada do produtor rural na evolução genética dos rebanhos. Por isso, temos orgulho de fazer parte e colaborar com a história de 100 anos da ABCZ”, destaca Heverardo Carvalho, presidente da Alta do Brasil.

Sobre a Alta Genetics

A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China.

Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba (MG), e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético.

O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária.

Mais informações no website: http://www.altagenetics.com.br

 

FONTE: Larissa Albuquerque – ALFAPRESS COMUNICAÇÕES
larissa.albuquerque@alfapress.com.br

Related posts

Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias traz painel sobre Agricultura 4.0

Mario

SHOW AGRO COOPERNORTE 2024 tem programação especial para as mulheres

carlos

DaColheita: Tecnologia pós-colheita aplicadas em embalagens para FFLVs

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais