fbpx
Revista Attalea Agronegócios
EVENTOS - DESTAQUES

Em edição histórica, genética da Alta disputa principais competições na Expozebu 2019

Celebrando o primeiro centenário da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a 85ª edição da Expozebu promete recorde de público e atrações. O evento acontece de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e neste ano a Alta espera grandes resultados das progênies da bateria.

“Teremos um ano muito especial com a ABCZ completando 100 anos, por isso nossa expectativa é bastante positiva, já que nos julgamentos de todos os animais presentes, boa parte deles, entre machos e fêmeas, possuem genética de touros da empresa”, explica Rafael Oliveira, Gerente de Produto Corte Zebu da Alta.

Entre os destaques está o consagrado touro Kayak Mafra considerado uma máquina de fazer Grande Campeões. O reprodutor é líder do ranking da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) e DECA 1 no sumário PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). Em 2018 teve seus filhos como Reservados Grandes Campeões Nacionais nas categorias fêmea e macho, com RIMA FIV Nike 2 e RIMA FIV Magistrado, além de outras 18 premiações das suas progênies na Expozebu.

 “Kayak transmite a sua progênie carcaça moderna e bem revestida, além de muita beleza racial. As inúmeras características desse touro fazem com que seus filhos sejam realmente diferenciados e alcancem o pódio de diversas exposições em diferentes categorias”, destaca Oliveira.

Leite

Também na Expozebu será divulgado pelo Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro, o Sumário de Touros com o resultado do Teste de Progênie 2019. Nele, são avaliadas as características de produção de leite e seus constituintes, bem como características de produção de leite e seus constituintes, idade ao primeiro parto (IPP), marcadores moleculares e parentesco médio.

“O programa é de extrema importância para os produtores de leite tropical, pois seus resultados indicam com alta confiabilidade como será o perfil das filhas de cada touro, assim o criador pode fazer os seus planos genéticos e usar o que realmente será sua necessidade”, destaca Guilherme Marquez, Gerente de Produto Leite Nacional da Alta.

Nesse ano, a seleção da Alta aguarda resultados dos reprodutores: Barão do JRD, Eisntein da BDL, FB Hábil FIV, Figo Bahadur, Gênio FIV Apag, GPS FIV da Genipapo, Ivã FIV de Brasilia, Jacto F. Mutum, Jubileu Silvânia, e Visual da NE.

Também nesse ano a raça Girolando estreia com julgamento de animais na Expozebu. Ao todo foram inscritos 120 animais e a Alta participa das avaliações, com a expectativa de grandes resultados.

Parceria de longa data

A ABCZ teve sua primeira atividade registrada no ano de 1919, ainda como “Herd Book da Raça Zebu”. Atualmente a entidade é responsável por registar em todo o Brasil mais de 600 mil zebuínos por ano, e tem como um dos grandes pilares para evolução da raça no Brasil a inseminação artificial, que juntamente com as novas tecnologias disponíveis possibilitaram um salto genético impressionante dos rebanhos.

No Brasil, os primeiros relatos da técnica a nível de campo são de 1941, mas, foi somente nos anos 70 que a inseminação artificial começou a ter mais impulso. Na última década o Brasil saltou de 7,4 milhões de matrizes inseminadas para mais de 12,4 milhões.

“Desde que chegou no Brasil, em 1996, a Alta sempre teve como missão tornar a inseminação cada vez mais conhecida e aliada do produtor rural na evolução genética dos rebanhos. Por isso, temos orgulho de fazer parte e colaborar com a história de 100 anos da ABCZ”, destaca Heverardo Carvalho, presidente da Alta do Brasil.

Sobre a Alta Genetics

A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China.

Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba (MG), e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético.

O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária.

Mais informações no website: http://www.altagenetics.com.br

 

FONTE: Larissa Albuquerque – ALFAPRESS COMUNICAÇÕES
larissa.albuquerque@alfapress.com.br

Related posts

Novidade do Ranking Nacional de Girolando será lançada na Megaleite 2019

Revista Attalea Agronegócios

Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias traz painel sobre Agricultura 4.0

8º Congresso ANDAV: Kimberlit Agrociências faz pré-lançamento de produto inédito no mercado

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário