Contabilidade Rural

[Drº Caius Godoy] – O que é o Contrato Barter e para que serve?

Drº CAIUS GODOY
Advogado especialista em Agronegócios na
AgroBox 
Advocacia em Agronegócios.
(caius.godoy@agroboxadv.com.br)

CONTRATO BARTER

Em operação desde os anos 90, o contrato Barter é bastante útil ao agronegócio, beneficiando produtores e vendedores. Ele chega a representar mais de 20% do faturamento de empresas de grande porte. O fato de o agricultor não precisar desembolsar dinheiro para adquirir insumos pode ser apontado como um dos maiores benefícios.

O QUE É O CONTRATO BARTER E PARA QUE SERVE?

O contrato Barter é uma forma facilitada de negociação. O termo “barter” significa permuta, troca.  Assim, é uma prática na qual o agricultor pode trocar uma parcela da sua produção por insumos. A negociação é realizada ainda antes da colheita, o que impede a variação de preço.

Ele é uma alternativa para garantir a safra. Por exemplo, se o produtor tem milho, pode negociá-lo e trocar por insumos para o fomento da lavoura, como sementes ou herbicidas.

QUANDO PODE SER UTILIZADO E COMO É SUA ESTRUTURA?

Quando o agricultor precisar de insumos, mas não puder comprar com dinheiro. Ele assina um contrato (documento chamado Cédula de Produto Rural – CPR) e se compromete a entregar parte da colheita.

São três pessoas na negociação: produtor, fornecedor de insumo e o trading ou consumidor de grão. O fornecedor trabalha em parceria com o trading, o qual é o interessado final na permuta.

QUAIS OS PRÓS E CONTRAS?

Existem diversas vantagens nessa negociação:

  • segurança: protege o produtor contra oscilação de preço de commodities e produtos. A negociação sai travada;
  • liquidez: o negócio envolve desde a compra dos insumos até a entrega dos grãos. O agricultor não precisa se preocupar com o refinanciamento de capital de giro;
  • câmbio: o agricultor recebe o lucro pré-determinado e o contrato é feito na mesma moeda do recebimento da produção. Não é preciso se preocupar com a oscilação do câmbio;
  • diminuição de riscos: devido ao CPR, que legaliza e formaliza o processo, nenhuma das partes fica prejudicada.

Com relação à desvantagem, a operação pode envolver taxa de juros alta, assim o agricultor precisa avaliar se a troca é positiva em cada caso concreto.

De qualquer forma, o contrato Barter costuma ser uma alternativa vantajosa para o financiamento da safra, além de ajudar o agricultor a administrar a lavoura, sem elevados custos.

Related posts

[Cíntia Fázio] – Funrural e a batalha do produtor rural

Mario

ITR 2020 deve ser entregue até o dia 30 de setembro

Mario

ITR/2020: Contribuintes já podem entregar a declaração. Prazo encerra em 30 de setembro.

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais