Agro influencer tem quase 110 mil seguidores em seu perfil Café no Brasil
ANA LUIZA SILVA
Casa da Comunicação Franca
Com quase 110 mil seguidores no Instagram, o cafeicultor e agro influencer Rafael Stefani, 36, do perfil Café no Brasil, compartilha online o dia a dia na lavoura. A rotina em sua propriedade, em Ribeirão Corrente (SP), região de Franca (SP), é mostrada sem filtros e quem o acompanha pode conhecer um pouco mais sobre a cafeicultura de maneira leve e didática. De boa prosa e transmitindo credibilidade, Rafael atrai a cada dia mais interessados para a página e chama a atenção de empresas do agronegócio. Atualmente, ao menos nove empresas regionais e nacionais têm parceria com o Café no Brasil e utilizam o influencer como garoto propaganda dos seus serviços e produtos.
Palinialves, Bayer, Ihara, ICL, Satis, Pinelo, Cred ACIF, Agro Alta e Massey Ferguson são algumas das empresas que integram essa lista e outras, estão em processo de negociação para ter Rafael como influenciador.
“Tenho a maior preocupação em divulgar apenas produtos que eu acredito e confio, e sei que meu público não vai ficar desamparado se acaso acontecer algo, pois é assim que faço na roça. Quando tenho dúvida, aciono as marcas e elas me dão todo suporte”, afirma.
O conteúdo divulgado nas redes é produzido no Sítio Santa Maria, em Ribeirão Corrente (SP), onde a família de Rafael produz café Arábica. Ali, ele retrata seja por fotos, reels ou stories o trabalho diário do campo. “Tudo o que mostro é real. Não tem enganação. O trator que usamos, por exemplo, sempre foi Massey Ferguson, tanto que hoje somos 100% Massey na propriedade. Todas as marcas que represento, eu uso e sei que são boas”, conta Rafael, que se tornou influenciador exclusivo da marca de tratores. Ele também representa defensivos agrícolas, implementos, loja de insumos e até cooperativa de crédito.

Em razão das parcerias, o agro influencer frequentemente é convidado para participar de palestras, dias de campo, feiras e eventos do setor. Rafael Stefani também tem agenda para falar de sua experiência como cafeicultor e da jornada na internet, onde começou a atuar com mais dedicação em 2017. Antes, o trabalho de divulgação de plantio, cultivo e colheita do café era feito apenas por meio de divulgação de fotos enviadas por seguidores.
“Antes recebia o material e postava, mas com o tempo as pessoas foram ficando curiosas em saber quem estava por trás daquele perfil. Foi quando comecei aparecer aos poucos e depois, não teve mais volta”, diz o influencer que tem seguidores em todas as regiões produtoras de café no Brasil, incluindo Alta Mogiana, Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Paraná, Espírito Santo e Bahia.
Além do perfil no Instagram, o Café no Brasil está presente no Youtube, Twitter e TikTok. Em 2022, diante do sucesso da página, Rafael lançou o podcast PodCafé onde recebe convidados com conhecimento técnico para falar sobre cafeicultura. Os programas ficam salvos no Youtube. Para acompanhar ao vivo, inclusive com o envio de perguntas, o agro influencer divulga a programação com antecedência em suas redes sociais.
“Todas essas redes permitem uma troca de informações muito rica. Aprendo muito também com meus seguidores e isso é importante, pois ajuda tornar a cafeicultura cada vez mais forte e sustentável”.
