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De trator a cooperativa: Rafael Stefani representa diferentes marcas do agro

Agro influencer tem quase 110 mil seguidores em seu perfil Café no Brasil

ANA LUIZA SILVA
Casa da Comunicação Franca

Com quase 110 mil seguidores no Instagram, o cafeicultor e agro influencer Rafael Stefani, 36, do perfil Café no Brasil, compartilha online o dia a dia na lavoura. A rotina em sua propriedade, em Ribeirão Corrente (SP), região de Franca (SP), é mostrada sem filtros e quem o acompanha pode conhecer um pouco mais sobre a cafeicultura de maneira leve e didática. De boa prosa e transmitindo credibilidade, Rafael atrai a cada dia mais interessados para a página e chama a atenção de empresas do agronegócio. Atualmente, ao menos nove empresas regionais e nacionais têm parceria com o Café no Brasil e utilizam o influencer como garoto propaganda dos seus serviços e produtos.

Palinialves, Bayer, Ihara, ICL, Satis, Pinelo, Cred ACIF, Agro Alta e Massey Ferguson são algumas das empresas que integram essa lista e outras, estão em processo de negociação para ter Rafael como influenciador.

“Tenho a maior preocupação em divulgar apenas produtos que eu acredito e confio, e sei que meu público não vai ficar desamparado se acaso acontecer algo, pois é assim que faço na roça. Quando tenho dúvida, aciono as marcas e elas me dão todo suporte”, afirma.

O conteúdo divulgado nas redes é produzido no Sítio Santa Maria, em Ribeirão Corrente (SP), onde a família de Rafael produz café Arábica. Ali, ele retrata seja por fotos, reels ou stories o trabalho diário do campo. “Tudo o que mostro é real. Não tem enganação. O trator que usamos, por exemplo, sempre foi Massey Ferguson, tanto que hoje somos 100% Massey na propriedade. Todas as marcas que represento, eu uso e sei que são boas”, conta Rafael, que se tornou influenciador exclusivo da marca de tratores. Ele também representa defensivos agrícolas, implementos, loja de insumos e até cooperativa de crédito.

Em razão das parcerias, o agro influencer frequentemente é convidado para participar de palestras, dias de campo, feiras e eventos do setor. Rafael Stefani também tem agenda para falar de sua experiência como cafeicultor e da jornada na internet, onde começou a atuar com mais dedicação em 2017. Antes, o trabalho de divulgação de plantio, cultivo e colheita do café era feito apenas por meio de divulgação de fotos enviadas por seguidores.

“Antes recebia o material e postava, mas com o tempo as pessoas foram ficando curiosas em saber quem estava por trás daquele perfil. Foi quando comecei aparecer aos poucos e depois, não teve mais volta”, diz o influencer que tem seguidores em todas as regiões produtoras de café no Brasil, incluindo Alta Mogiana, Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Paraná, Espírito Santo e Bahia.

Além do perfil no Instagram, o Café no Brasil está presente no Youtube, Twitter e TikTok. Em 2022, diante do sucesso da página, Rafael lançou o podcast PodCafé onde recebe convidados com conhecimento técnico para falar sobre cafeicultura. Os programas ficam salvos no Youtube. Para acompanhar ao vivo, inclusive com o envio de perguntas, o agro influencer divulga a programação com antecedência em suas redes sociais.

“Todas essas redes permitem uma troca de informações muito rica. Aprendo muito também com meus seguidores e isso é importante, pois ajuda tornar a cafeicultura cada vez mais forte e sustentável”.

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