Cafés EspeciaisEVENTOS - DESTAQUES

CUP OF EXCELLENCE avalia 40 amostras para eleger o Melhor Café Especial do Brasil em 2023

Começou na terça-feira (24) e se estende até 28 de outubro a fase internacional do Cup of Excellence 2023, na Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), no homônimo município situado no Sul de Minas. São 40 produtores, representando 10 regiões cafeeiras, que seguem na disputa do título de melhor café especial produzido na safra 2023 no país. A competição é realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Distribuídas nas três categorias do concurso – via úmida, via seca e a inédita café experimental –, essas 40 amostras (VEJA ABAIXO) serão reavaliadas pelo júri internacional, composto por 20 juízes de todo o mundo, e as que obtiverem nota igual ou superior a 87 pontos (escala de zero a 100 do concurso) serão eleitas as campeãs do principal concurso de qualidade para café do mundo, respeitando o limite de 10 ganhadores por categoria.

Segundo o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, o Cup of Excellence sempre foi voltado aos produtores, à maneira sustentável como cultivam seus cafés especiais e às suas histórias e das origens produtoras, sendo uma vitrine mundial ao trazer os principais provadores e compradores globais para conhecerem nossos cafés e fazerem intercâmbio com os cafeicultores brasileiros.

“A troca de informações e experiências permite que o cafeicultor conheça o que cada mercado consumidor valoriza no mundo e volte sua atenção para as características de mercado que se assimilam ao produto que cultiva. Além disso, com a diversidade de regiões produtoras que o Brasil possui, colhemos diferentes tipos de café, o que nos torna aptos a prover toda a diversidade de qualidade e sabores que o mundo demanda, mantendo o Brasil na vanguarda internacional”, comenta.

Uma importante característica do Cup of Excellence, além da valorização de tradicionais origens produtoras, é o descobrimento de novas, o que vem sendo uma constante ao longo dos anos. Na fase internacional desta edição, os 40 produtores finalistas representam as Indicações Geográficas (IG) de Denominação de Origem Café da Canastra (MG), Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas e Montanhas do Espírito Santo; as IGs de Indicação de Procedência Campo das Vertentes (MG) e Matas de Minas; a Marca Coletiva Região Vulcânica (MG e SP) e as regiões Chapada de Minas, Chapada Diamantina (BA) e Sul de Minas.

“Produtores de regiões que antes eram consideradas normais, que passavam despercebidas aos olhos do mercado internacional, atualmente são reconhecidas por seus potenciais cafés e perfis exclusivos que o Cup of Excellence apresentou ao mundo, abrindo um leque de possibilidade a seus cafeicultores, que criam novos vínculos comerciais e de amizade com os compradores globais e valorizam seus produtos. A área mais recente que temos neste ano é a D.O. Café da Canastra, que foi reconhecida pelo INPI há apenas um mês”, revela.

LEILÃO INTERNACIONAL
Os 30 lotes vencedores do Cup of Excellence 2023 serão comercializados em disputado leilão internacional, via internet, ao preço de abertura de US$ 6,50 por libra-peso cada lote, o que equivale a mais de *R$ 4.300 por saca de 60 kg. A competição também terá os cafés eleitos como “vencedores nacionais”, que serão as amostras classificadas para a fase internacional que voltarem a receber nota igual ou maior que 86 pontos, mas que ficarem abaixo dos 30 primeiros colocados. Esses lotes também ficarão disponíveis para compra em plataforma on-line, pela cotação inicial de US$ 5,00 por libra-peso, ou pouco acima de *R$ 3.300 por saca.

* Dólar comercial cotado a R$ 5,002, conforme fechamento de 25 de outubro de 2023.

CUP OF EXCELLENCE
Criado no Brasil, em 1999, o Cup of Excellence é o principal concurso de qualidade para cafés especiais do mundo e integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria por BSCA e ApexBrasil. Atualmente, por meio de cooperação entre a Associação e a ACE, a competição é realizada em diversos países, ampliando a procura pelos melhores grãos colhidos em cada safra para que sejam comercializados através de leilão internacional. Os preços alcançados nesses pregões vão muito além do mercado convencional. Em 2018, por exemplo, o campeão da competição brasileira alcançou o maior valor pago por uma saca de café no país: R$ 73 mil.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é realizado pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Related posts

A.B.E.L.H.A.: Curso on-line ensina a criar abelhas nativas sem ferrão nas cidades

Mario

50ª EXPOAGRO: Franca (SP) sediará a etapa final do Circuito Nacional de Marcha de Muares

Mario

Rotam do Brasil reforça marca durante ANDAV 2019

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais