NOTÍCIASPolítica AgrícolaTecnologia

Adeus papel: tecnologia móvel chega para facilitar a vida da Defesa Agropecuária

Tecnologia Serpro trazem mais segurança e eficiência para as operações do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Em mais um movimento para modernizar e garantir maior segurança e agilidade nas suas operações, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anuncia a implantação da primeira solução da Plataforma SDA Digital: o aplicativo MAPA-LABs. Lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 24 de outubro, a inovação foi desenvolvida pelo Serpro, empresa pública de TI do governo federal.

Digital e móvel

O aplicativo MAPA-LABs foi desenvolvido para apoiar a fiscalização federal agropecuária na coleta de amostras oficiais, sendo posteriormente expandido para as coletas de amostra de autocontrole. Com ele, servidores e entes privados no âmbito da Defesa Agropecuária poderão registrar as coletas de amostras e enviar seus dados diretamente para os laboratórios oficiais ou de autocontrole, otimizando o processo de análise.

A solução vai eliminar a necessidade de formulários e controles em papel, tornando o processo mais ágil, seguro e evitando erros ou possíveis fraudes. Nesta primeira versão, o app será especialmente útil para os registros de coletas de amostras do Programa Nacional de Qualidade do Leite (PNQL) e do Programa Nacional de Controle de Patógenos (PNCP) para salmonella em aves. De acordo com o Ministério, com o tempo todas as coletas de amostras oficiais da Secretaria de Defesa Agropecuária serão migradas para o app e completamente integradas à base única de dados da Plataforma SDA Digital.

Serviços unificados

A Plataforma SDA Digital foi pensada como um ambiente unificado destinado a consolidar todos os serviços digitais oferecidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, visando atender de forma abrangente do Governo e do setor regulado.

“Esse é um projeto que foi concebido grande, envolvendo registro de estabelecimentos e de produtos, registro de produção, análises laboratoriais oficiais, e de autocontrole, rastreabilidade, fiscalização e certificação sanitária. Tudo isso numa base única, com dados estruturados e passíveis de cruzamentos, inferências, análises por inteligência artificial, análises de tendência e mecanismos de alerta”, explica Carlos Goulart, Secretário de Defesa Agropecuária.

Esta plataforma, que já nasce integrada a outros sistemas governamentais, como o “Login Único Gov.br” e o sistema de acesso “Autoriza”, vai proporcionar mais confiabilidade e segurança para as informações e o fluxo de dados do órgão.

Tech e Agro

“O investimento em tecnologia sempre foi uma peça-chave para tornar o Agro mais produtivo, eficiente e sustentável, garantindo a liderança do país no cenário mundial. A transformação digital no governo brasileiro é parte importante dessa história, simplificando processos, tornando os serviços mais acessíveis a empresas e cidadãos e promovendo a integração entre as diversas áreas governamentais. O Serpro tem o privilégio e a responsabilidade de liderar essa revolução digital no governo, ajudando o MAPA a garantir inovação, segurança e eficiência na fiscalização e no fomento dos negócios do campo e da cidade”, destacou Bruno Vilela, superintendente de relacionamento com clientes do Serpro.

O aplicativo MAPA-LABs no âmbito da Plataforma SDA Digital é a mais recente entrega do Ministério, que se insere no processo de operacionalização da Lei nº 14.515, sancionada em 29 de dezembro de 2022. Esta lei visa modernizar as práticas de controle e supervisão do setor agropecuário, alinhando o Brasil com as melhores práticas internacionais.

A parceria do MAPA com o Serpro busca utilizar a tecnologia como aliada na promoção do desenvolvimento do agronegócio brasileiro e tem se mostrado uma aliança estratégica importante para avançar em várias frentes de inovação.

Related posts

Ministra defende que Congresso discuta retorno de desconto na conta de energia dos produtores

Mario

INPI aprova Indicação Geográfica para a Região de São Gotardo

Mario

Inoculantes e fertilizantes fisiológicos são alternativas para os produtores diante da alta dos insumos agrícolas

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais