Bovinos de Corte

Conheça os vencedores da 30ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023, em Itapetinga (BA) 

A unidade Friboi em Itapetinga (BA) realizou, em 29 de novembro, a 30ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023. A avaliação recebeu um total de 580 animais, composto por 558 machos e 22 fêmeas. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em colaboração com a Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN) e o Frigorífico Friboi, foi responsável pela organização. O evento recebeu o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e contou com a participação de sete pecuaristas. 

“Ficamos impressionados com a qualidade dos animais avaliados, especialmente com machos e fêmeas jovens. Além disso, observamos o alto percentual de machos apresentando ótima cobertura de gordura. Esses resultados refletem o comprometimento dos neloristas e a contínua evolução genética da raça. Parabenizamos a todos os envolvidos por mais um evento bem-sucedido, reforçando a excelência da pecuária brasileira”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB. 

Melhor Lote de Carcaças de Machos 

Entre os resultados, destaca-se que 83% dos machos possuíam até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma faixa etária de aproximadamente 2 anos. Além disso, 87% dos machos pesavam mais de 18 arrobas, com uma média de 20 arrobas. Outro ponto de destaque é que 77% dos animais exibiam cobertura de gordura mediana ou uniforme 

A Medalha de Ouro foi concedida à Agropecuária Pontal, da Fazenda Conjunto Piancó (Itagibá/BA). A Medalha de Prata foi atribuída à Agropecuária Jacarezinho Ltda., da Fazenda Nova Terra Noroeste (Cotegipe/BA). Já a Medalha de Bronze foi conquistada pela Captar Agrobusiness e Confinamento Ltda., da Fazenda Captar West B. Farm (Luís Eduardo Magalhães/BA). 

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas 

Dentre as fêmeas avaliadas, 100% exibiram até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma média de idade de cerca de 2 anos, sendo que 55% delas apresentaram dentição de leite completa, indicando uma faixa etária inferior a 2 anos. A média de peso registrada foi de 12,5 arrobas, evidenciando o desenvolvimento físico dessas fêmeas. Além disso, 41% dos animais exibiram cobertura de gordura mediana. 

O prêmio de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi concedido à Aliança da Bahia Agropecuária S/A, da Fazenda Pau de Jataí (Itarantim/BA), sendo agraciada com a Medalha de Ouro. 

Novidades do campeonato 

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa. 

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa. 

Circuito Nelore de Qualidade 

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 

Related posts

INTERCORTE SP 2018: Estância Bahia Leilões marca presença.

Mario

[Guilherme Viana] – Cercas eficientes: a alta produtividade no fio do arame

Mario

CARNE 3S: Segura, Saborosa e Saudável

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais