Image default
CaféEVENTOS - DESTAQUES

Conferência Global de Sustentabilidade do Café discutiu futuro do setor

Cerca de 350 pessoas participaram do maior evento mundial sobre sustentabilidade do café, a Conferência Global de Sustentabilidade do Café 2018, nos dias 8 e 9 de novembro, dentro da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). Promovido pela Plataforma Global do Café (GCP), o evento, aberto ao público, reuniu 45 palestrantes e panelistas de 15 países e de todos os elos da cadeia, para debater temas fundamentais relacionados à sustentabilidade da cafeicultura, inclusive a viabilidade econômica da atividade.

A abertura oficial coube ao Deputado Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC). O primeiro palestrante, José Luiz Tejon, chamou a atenção do auditório para a necessária reflexão sobre o futuro do mundo do café. “A grande pergunta não é para onde vamos, mas com quem vamos”, disse ele, destacando a reunião de saberes promovida pela GCP como um modelo estratégico, que deve ser referência para as demais cadeias produtivas. A sessão sobre colaboração global teve moderação da Diretora Executiva da Plataforma, Annette Pensel, e contribuição do Diretor Executivo da Organização Internacional do Café, o brasileiro José Sette.

Representantes das nove plataformas abordaram as ações locais em seus países, que levam a mudanças globais – que é o lema da GCP. O programa brasileiro, chamado de Plataforma Brasil de Sustentabilidade do Café, é o mais avançado deles, contando com diferentes iniciativas e resultados nas principais regiões produtoras. Destaque para a Iniciativa de Membros lançada no evento, chamada “Uso Responsável de Agroquímicos”, de âmbito nacional e duração estimada de 5 anos, que tem participação dos principais torrefadores mundiais, Nestlé e JDE, do Cecafé, de empresas de agroquímicos e outros players da indústria do café, trabalhando de maneira pré-competitiva.

No painel que tratou sobre insights para iniciar e desenvolver ações coletivas, o gerente técnico da Emater-RO, Janderson Dalazen, apresentou o engajamento do setor cafeeiro do estado junto à Plataforma com ações como o Método de Assistência Técnica Coletiva para pequenos produtores, e mencionou que Rondônia caminha para ser reconhecida como a primeira Indicação Geográfica Sustentável de café do planeta. O Governador de Rondônia, Daniel Pereira, assistido também por produtores do estado, inclusive originários de aldeias indígenas, marcou presença no painel, assim como as entidades Fundação Neumann (HRNS Brasil) e inPACTO (Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo).

O primeiro dia da conferência foi encerrado com uma novidade, anunciada pelo Presidente do Conselho Global da GCP, Carlos Brando, que chamou ao palco representantes da ABIC e da Embrapa. As entidades firmaram acordo para o desenvolvimento de uma nova tecnologia de análise de qualidade da bebida, com uso de inteligência artificial, chamada Coffee Class. O evento terminou no dia 9, após um fórum sobre as ações locais das nove plataformas da GCP, que puderam interagir e trocar informações com base em suas experiências e aprendizados.

Aproveitando a presença de muitos membros internacionais da GCP no país, ocorreu uma viagem de campo para a região Sul de Minas nos dias 11 e 12 de novembro, com visitas a fazendas de café que adotam práticas sustentáveis e à cooperativa COOMAP em Paraguaçu, membro da Plataforma no Brasil, que é exemplo de utilização do Currículo de Sustentabilidade da GCP.

Sobre a Plataforma Global do Café
A Plataforma Global do Café (GCP, da sigla em inglês) é uma associação internacional com 150 membros de todos os segmentos da cadeia produtiva. Ela atua hoje em 9 países produtores (Brasil, Vietnã, Indonésia, Uganda, Colômbia, Quênia, Honduras, Tanzânia e Peru). A GCP tem como visão um setor cafeeiro sustentável que ofereça boas condições de vida para produtores e trabalhadores e assegure a oferta futura de café, enquanto protege os recursos naturais.

 

FONTE: Larissa Takahashi – ADS Comunicação Corporativa
larissat@adsbrasil.com.br

Related posts

Novidade do Ranking Nacional de Girolando será lançada na Megaleite 2019

Mario

2º Simpósio Brasileiro de Manejo Biológico da Cultura do Café

Mario

“Rota do Café Mineira” é reconhecida como monumento nacional pelo Governo Federal

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais