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[ATLANTICA COFFEE] – Relatório Semanal 26 Jan 2024

EQUIPE ATLANTICA COFFEE
[Relatório Semanal – 22 a 26/01/2024]
Somos uma Trading Company do Grupo Montesanto Tavares, o maior grupo de café do Brasil
que atua em todas as etapas da cadeia cafeeira, desde a
produção dos cafés até a comercialização dos blends no exterior.
As empresas do GMT (Atlantica Coffee, Ally Coffee, Cafebras, Armazéns Gerais Leste de Minas e

as fazendas do GMT Farms) estão localizadas na América do Sul,
Europa, América do Norte e atuam em todos os continentes.
www.atlanticacoffee.com/blog

KCNY e câmbio 

As cotações do café na bolsa de Nova York trabalharam entre 183,50 e 195,75 centavos por libra peso no vencimento março/24, ainda o mais líquido, com oscilação de 1225 pontos na semana. Os preços de café robusta na bolsa de Londres atingiram a máxima histórica essa semana devido aos conflitos no Mar Vermelho, pois isso dificulta a logística dos principais países produtores da variedade e pode levar à uma escassez de oferta, deixando o mercado cauteloso. 

Esse movimento do robusta impacta também nas cotações do arábica, contrabalanceando os dados positivos até o momento das chuvas que vêm ocorrendo no mês de janeiro no Brasil. Com os movimentos de NY ICE na semana, o spread H4xK4 trabalhou entre mínima de 2,70 e máxima de 6,50. No câmbio, as cotações do dólar oscilaram entre R$4,9024 e R$5,0019.  

A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) divulgou na sexta-feira (19) o relatório com posicionamento de traders no mercado de café em Nova York, referente à semana encerrada na terça (16). Os fundos de investimento aumentaram sua posição comprada para 29.253 lotes, contra um saldo anterior de 25.179. 

Os estoques certificados de café em NY ICE fecharam a quinta-feira (25) em 254.336 sacas de 60 kgs. Atualmente, há 65.278 sacas de café aguardando aprovação, sendo destas 41.640 de cafés de origem brasileira.  

A European Coffee Federation divulgou na quarta-feira (24) o relatório com os estoques de café na Europa em 31 de dezembro de 2023, que totalizavam 437.059 toneladas, entre robusta e arábica, contra 771.330 toneladas no mesmo período de 2022, representando uma queda de 334.271 toneladas em um ano. 

MARÇO/24: Mín: 183,50 | Máx: 195,75 | Último: 193,85 
BRL/USD: Mín: 4,9024 | Máx: 5,0019 | Último: 4,9140 

*Dados até a finalização deste relatório 


CLIMA

A frente fria que chegou na região Sudeste no dia 19 ainda continua estacionária entre os estados de Minas Gerais e a Bahia. A Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS se formou e fortes chuvas tem ocorridas nas regiões norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia. 

A partir de segunda-feira a ZCAS enfraquece e os modelos meteorológicos mostram a presença de uma nova frente fria no litoral da região Sudeste, que deverá organizar chuvas nas regiões de Garça, Sul de Minas e Mogiana. 

Chuvas previstas para a semana: 

Região Sul de Minas: entre 30 e 40 mm. 

Região Zona da Mata: entre 10 e 20 mm. 

Região do Cerrado: entre 20 e 30 mm. 

Região Alta Mogiana: entre 30 e 40 mm. 

Região de Garça: entre 30 e 40 mm. 


MERCADO DOMÉSTICO e FOB

No mercado interno há muitas ofertas, porém o pedido dos vendedores e as bases dos compradores estão distantes. Pouquíssimos negócios são reportados nas bases que o vendedor vem pedindo; os demais acontecem conforme necessidade e movimentos de mercado e dólar. Na semana, o volume de cafés futuros negociados foi bem baixo, havendo pouca procura por parte dos produtores. No FOB, o diferencial do Rio Minas estreitou e alguns negócios de grupo 1 foram reportados. 

As pedidas dos vendedores no interno são como abaixo: 

  • Bebida dura bica good cup na casa de R$980,00; 
  • Bebida dura bica fine cup perto de R$1.050,00; 
  • Rio Minas bica corrida com 25 de cata perto de R$880,00; 
  • 600 defeitos na casa de R$850,00; 

LOGÍSTICA

Segundo o portal A Tribuna, os preços do transporte marítimo global continuam a subir, conforme os ataques aos navios de carga no Mar Vermelho e nos arredores continuam. As interrupções estão em um ponto-chave para os navios que passam pelo Canal de Suez e criam problemas nas cadeias de suprimentos da Europa e dos Estados Unidos, atrasando as remessas e aumentando os custos de transporte.  

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