Image default
CaféNOTÍCIAS

APPCER promove Concurso de Qualidade de Café Fairtarde

O objetivo é promover os cafés produzidos por agricultores familiares certificados pelo Fairtrade. A associação espera receber um número superior de amostras em relação a última edição.

 

Pelo quarto ano consecutivo, a APPCER – Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado irá premiar os associados que se destacaram na produção de cafés de qualidade superior. Os cinco primeiros colocados serão premiados com valores entre R$ 10mil a R$ 6mil, com micro lotes de 5 sacas.

O objetivo é promover os cafés produzidos por agricultores familiares certificados pelo Fairtrade. A associação espera receber um número superior de amostras em relação a última edição.

Para o presidente da APPCER, Carlos Behrend, o concurso de qualidade da APPCER é uma ferramenta de promoção dos cafés e do trabalho desenvolvido pelos 99 associados. “O concurso da APPCER é uma forma de incentivar a produção de cafés de qualidade superior pelos nossos associados e, valorizar a agricultura familiar que é a base da certificação Fairtrade. Esse trabalho tem dado resultados quando avaliamos o aumento, a cada ano, das notas de classificação dos cafés”, afirma o presidente.

Segundo a comissão organizadora, a expectativa para envio de amostras em 2018 é grande,  visto que a safra 2017/2018 apresentou cafés com boa granação e bebida. Agora, é aguardar o resultado que será anunciado no dia 03 de outubro, às 18h, durante a programação do 26º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, em Patrocínio (MG).

ENVIO DAS AMOSTRAS

Os associados da Appcer poderão enviar suas amostras de café safra 2017/2018, peneiras 16/18, até 20 de setembro, na própria sede da entidade ou no setor de classificação da Expocaccer.  Serão aceitos amostras do tipo 3 ou superior conforme tabela COB, café natural, peneira 16/18, com vazamento máximo de 5% na peneira 16.

FAIRTRADE (COMÉRCIO JUSTO)

Fairtrade (comércio justo) é um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecológica. Trata-se de um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.

Em 2010, a APPCER foi criada por agricultores familiares produtores de café na região de Patrocínio, no Cerrado Mineiro, com intuito de acessarem o comércio justo. O projeto deu certo, desde então já comercializaram cafés para Estados Unidos, Europa e Japão.

Para obterem o selo Fairtrade os produtores associados à APPCER cumprem todas as exigências necessárias quanto às leis ambientais, de produção, melhorias na qualidade de vida e gestão participativa. Os benefícios retornam mensurados em prêmios que são reinvestidos na comunidade dos produtores e também em orientação técnica, ambiental e de comercialização.

Fonte: Patrocínio Online

Related posts

2ª ALTA CAFÉ: Diretoria da AEAGRO reúne-se com instituições financeiras para planejar linhas de financiamentos para 2022

Mario

Estudo revela novo perfil da agricultura no Nordeste Paulista

Mario

Pós-doutorado em Ciência do Solo com bolsa da FAPESP

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais