EVENTOS - DESTAQUESMáquinas e ImplementosNOTÍCIAS

AGRISHOW 2023: Gerdau anuncia vencedores da 35º Prêmio Gerdau Melhores da Terra

Iniciativa da Gerdau que incentiva a inovação e excelência do agronegócio teve como vencedores Colheitadeira de Grãos YH880, da Yanmar; Pulverizador Arbus 4000 JAV, da Jacto; e Pivô Inteligente 5.0 Valley, da Valmont.

Considerado um dos principais reconhecimentos para o setor de máquinas e equipamentos e empresas de software do setor do agronegócio, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra de 2023 teve os vencedores revelados nesta tarde, durante a Agrishow – Maior Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, realizada em Ribeirão Preto (SP). Os vencedores da 35ª edição Melhores da Terra são:

CATEGORIA NOVIDADE AGRISHOW – AGRICULTURA FAMILIAR

Colheitadeira de Grãos YH880, da Yanmar South América, de Indaiatuba (SP)

Sobre a tecnologia: Colhedora de pequeno porte, autônoma (que se desloca por seus próprios meios), destinada à colheita de grãos (milho, soja, trigo, arroz, aveia) em lavouras da agricultura familiar – compatível também para uso entre fileiras de culturas, como a de café. Atende uma demanda de colheita não contemplada pelas máquinas disponíveis no mercado. Possui sistema rodante inovador no mercado brasileiro de colhedoras que resulta em alta sustentação em terrenos alagados e provoca baixa compactação do solo. Seus comandos permitem automação em diversas regulagens, além de colher em terrenos inclinados devido a possibilidade de nivelamento da máquina. Ainda garante rendimento na colheita por oferecer facilidade nas manobras de cabeceiras e na descarga de grãos.

Colheitadeira YANMAR YH 880

CATEGORIA NOVIDADE AGRISHOW – AGRICULTURA DE ESCALA

Arbus 4000 JAV, da Jacto Brasil, de Pompeia (SP)

Sobre a tecnologia: Veículo autônomo (sem cabine e sem operador), utilizado para pulverização em pomares de citrus e silvicultura, que se desloca da sede ao pomar, pulveriza rodando entre as fileiras e retorna ao ponto de abastecimento por GPS, câmeras, laser e ultrassom. Também possui sensores óticos para aplicação de caldas (mistura de produto com água) baseada no tamanho das plantas – oferecendo economia de produtos e registro detalhado das atividades e ocorrências durante a aplicação, via sistema de comunicação digital. Além de reduzir a chance de contaminação de pessoas durante a aplicação de produtos no pomar, também reduz mão de obra, pois uma única pessoa pode supervisionar a operação de quatro equipamentos. A segurança também é reforçada, pois, em caso de intercorrências durante a aplicação, como presença de animais e plantas caídas, o equipamento se desliga automaticamente.

Pulverizador Arbus 4000 JAV

CATEGORIA INOVAÇÃO DIGITAL AGRISHOW

Pivô Inteligente 5.0 Valley, da Valmont, de Uberaba (MG)

Sobre a tecnologia: Trata-se de um pivô central, equipamento com finalidade de irrigação, que detém sistemas automatizados acoplados em sua estrutura, que permitem a aplicação de quantidades variáveis de água, pulverização de caldas (mistura do produto com água) e com funcionamento mecânico. Possui câmeras que realizam monitoramento da cultura e identificam a presença de doenças, pragas e ervas daninhas, possibilitando a tomada de decisões para intervenções e controles.  A plataforma de conectividade funciona em opções de comunicação de fácil ajuste e, em uma única interface, oferece customização como GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis), rádio, Ethernet e Satélite. A incorporação de soluções digitais ao equipamento de irrigação permite facilidade operacional e controle ao agricultor irrigante e mais opções de tarefas que precisariam ser executadas com uso de equipamentos e operações diferentes.

Pivô Inteligente 5.0 Valley

“Esta premiação reconhece a inovação e excelência do agronegócio e reafirma o compromisso da Gerdau com o desenvolvimento da cadeia do agronegócio. É por meio de iniciativas assim que vamos moldar o futuro que desejamos a partir do aço, engajando o ecossistema em que estamos presentes a acelerar sua transformação digital e investir em novas tecnologias”, diz Débora Junge Baum, líder de marketing da Gerdau.

Evento de premiação

Na edição 2023 do Prêmio Gerdau Melhores da Terra foram 35 inscritos. No evento de premiação, a Gerdau foi representada pelo Gerente Nacional de Vendas Indústria da divisão Aços Brasil, Mauro de Melo Franco, e pelo Gerente Nacional de Vendas Aços Planos, Maurício Mezacasa. Eles acompanharam todo o processo, desde a avaliação – formada por comissão julgadora composta por professores e pesquisadores das mais conceituadas universidades e instituições de pesquisa agronômica do Brasil, incluindo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq).

De acordo com o Renato Levien, coordenador da Comissão Julgadora desta edição de 2023 do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, os fabricantes continuam buscando a evolução das máquinas independentemente da escala e função. “É notável que as fabricantes buscam atendimento às normas de segurança, com aumento de desempenho e rendimento operacional, além de redução de emissões de gases de efeito estufa. Também há mais rastreabilidade dos processos e incorporação de tecnologias digitais nas máquinas que atendem os mais variados segmentos da agricultura. A junção dessas tecnologias e novas formas de automação resultam em rotinas menos árduas e mais seguras para o homem do campo, além de incremento da produtividade das culturas e aumento considerável da segurança ambiental”, diz Levien.

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra avalia bianualmente produtos desenvolvidos pela indústria de máquinas e equipamentos agrícolas e aponta as maiores inovações do setor. Puderam participar fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas ou empresa de software, focada na evolução do setor, que foram expositores na Agrishow 2023.

Related posts

2ª FAMCAFÉ – No dia 23/10 também terão início as Apresentações de Barismo

Mario

Pinhalense marca presença na Agrishow 2022 com novidades tecnológicas para produtores

Mario

3˚ Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio revela alguns cases inéditos que serão apresentados

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais