Educação no AgronegócioMáquinas e Implementos

AGCO: Estudantes de ETECs recebem treinamento prático com tecnologia de ponta em máquinas agrícolas

Com o apoio da AGCO, projeto de capacitação técnica, que acontece no IAC, em Campinas (SP), tem como foco em mecanização e agricultura de precisão.

Pulverizadores com a mais alta tecnologia do mercado. Essas foram as máquinas agrícolas disponibilizadas pela AGCO, para uma aula prática oferecida a estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), realizada nesta quarta-feira (30/07), na Fazenda Santa Elisa, sede do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP). 

“A experiência no campo foi muito melhor do que aprender na sala de aula. Na prática, conseguimos pegar os conhecimentos que tivemos previamente e conectá-los à realidade. É ótimo, aprendemos muito mais”, comenta Maria Clara Perozzi, jovem estudante da ETEC de Jundiaí, que participa do treinamento. 

A atividade faz parte do projeto de capacitação promovido pela AGCO, líder global em projeto, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza, para qualificar estudantes de ETECs, do interior paulista. 

As aulas contemplam treinamentos práticos com tratores e pulverizadores das marcas Massey Ferguson, Valtra e Fendt, pertencentes ao grupo AGCO. Na atividade de hoje, que contou com a orientação de Saulo Barbosa, instrutor da AGCO, além do professor Hamilton Ramos, do IAC, foram utilizados os pulverizadores Massey Ferguson 530R e Valtra R530, além dos tratores da Valtra T CVT 250, Fendt 728 Vario e o MF 8S. 

“Além dos maquinários serem mais leves de trabalhar, são bem mais tecnológicos. Os que temos acesso na escola não têm nenhuma parte de GPS ou de piloto automático, então foi uma experiência nova mesmo, eu realmente não conhecia e foi interessante saber que existem máquinas mais desenvolvidas e que elas ajudam mais no campo sendo bem mais proveitosas”, ressalta Wendy Casagrande, estudante de Jundiaí que também participa do projeto.

O objetivo da parceria é preparar jovens para atuar no mercado de mecanização agrícola, promovendo formação técnica complementar em operação e manutenção de máquinas agrícolas com alta tecnologia embarcada. “Nosso objetivo é aproximar os estudantes da realidade do campo, com acesso direto a equipamentos de alta performance e tecnologias que já estão presentes nas propriedades rurais mais avançadas. Essa vivência prática é essencial para a formação de profissionais prontos para os desafios da agricultura moderna”, afirma Vitor Kaminski, gerente de Treinamento Técnico da AGCO. 

O grupo selecionado é composto por 30 estudantes, de três unidades de ensino do Estado: Etec Benedito Storani, de Jundiaí; Etec Dr. Carolino da Motta e Silva, de Espírito Santo do Pinhal; e Etec Dr. José Coury, de Rio das Pedras. Ao final do curso, os participantes receberão certificado, e os três com melhor desempenho terão a oportunidade de estagiar em concessionárias pertencentes ao grupo AGCO. “Eu já tive experiências com maquinários, estou por dentro do negócio e já sei mais ou menos como funciona. Só que vindo para cá e aprendendo na prática com um trator mais tecnológico é totalmente diferente. Isso aprimora a experiência. Vir para cá foi algo surreal na minha vida!”, comenta Luiz Felipe Taranto, aluno da Escola Técnica de Rio das Pedras.

⦁ Massey Ferguson 500R – O pulverizador MF 500R possui transmissão AWD Smart Drive, que opera em declives de até 36%. O exclusivo sistema LiquidLogic® tem entre suas funções a recuperação do produto do sistema de pulverização para dentro do tanque após cada aplicação ou troca de produto, proporcionando economia e sustentabilidade. Os controles de altura de barras automático e sistema hidráulico trabalham em conjunto, mesmo sem intervenção do operador, para uma aplicação e melhor cobertura e qualidade. A estação meteorológica integrada ao controlador MF Guide coleta e analisa dados climáticos em tempo real, permitindo que o operador receba informações sobre as condições climáticas ideais para a aplicação de defensivos.

⦁ Valtra R530 – Os pulverizadores Série R da Valtra oferecem uma nova experiência aos produtores que buscam alta tecnologia, excelente desempenho nas operações e economia. Eles são equipados com Motor AGCO Power de 6 cilindros, que garante uma performance 30% mais econômica devido ao baixo consumo de combustível. O modelo está disponível nas versões com barras de 24, 30, 32 e 36 metros, para que os agricultores possam escolher o que mais se adequa às suas necessidades, com corte automático de 9 ou 36 seções e potência de 200 cv. Outro grande diferencial do Pulverizador Série R é que na versão de 36m, as barras são híbridas, feitas de aço-carbono e alumínio, reduzindo os riscos de deterioração, alcançando baixo custo e simplicidade na manutenção.

⦁ Fendt 728 Vario –  Equipado com o potente motor AGCO Power Core 75 de 283 cv de potência nominal e que com Dynamic Performance, disponível nas versões com 265 e 283 cv, o trator atinge até 20 cv extras para demandas auxiliares, chegando a 303 cv de potência máxima. A transmissão VarioDrive, com tração integral e transferência de torque inteligente entre os eixos, permite maior capacidade de tração. A cabine VisioPlus com suspensão pneumática aliada à plataforma FendtONE proporciona alto conforto com uma operação simples e precisa dos implementos agrícolas, enquanto o Fendt Connect permite ao produtor monitorar o desempenho em tempo real, garantindo maior rendimento e menor custo operacional.

Related posts

Palinialves faz sucesso na FEMAGRI com inovador Controle Eletrônico Digital de Temperatura sem fio para secagem do café

Mario

[Eder Pinheiro] – Tecnologia impulsiona produtividade da agricultura familiar

Mario

Focado na transformação digital, Grupo Piccin nasce projetando faturar R$ 330 milhões em 2025

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais