Image default
CaféEMPRESAS

Cafeicultor ganha nova ferramenta para o combate aos nematoides

Inseticida Saddler 350 SC, desenvolvido pela Rotam do Brasil, agora pode ser utilizado no controle dos temidos vermes de solo

O produtor tem um novo aliado contra os nematoides das galhas no café (Meloidogyne exígua), o inseticida Saddler 350 SC da Rotam do Brasil, pertencente ao grupo químico metilcarbamato de oxima, já era utilizado para o controle de pragas através de tratamento de sementes nas culturas de arroz, feijão, milho e soja; e agora está liberado para utilização no café no controle dos vermes de solo.

Os nematoides são pequenos vermes que atacam as raízes do cafeeiro, mas nesse caso tamanho é documento, já que eles são importantes personagens no cenário da cafeicultura nacional. Normalmente os ataques ocorrem em reboleiras e são mais comuns em regiões de solos arenosos, bem como em terras já degradadas, com baixo teor de matéria orgânica. Eles atingem o sistema radicular do cafeeiro, onde causam necroses e rachaduras, afetando o desenvolvimento e a produção das plantas, que podem causar a redução drástica de até 50% na produção, ou a morte dependendo do nível de infestação no cafezal.

Estudo da Rotam

Estudo realizado pela Rotam em uma fazenda em Garça-SP comprova a efetividade do Saddler 350 SC contra os nematoides. O ensaio avaliou a quantificação de nematoides em raízes e também a produtividade. Segundo o coordenador de marketing da empresa, Lucas Ferreira, o controle sobre o gênero Meloidogyne exiguapor exemplo, foi de 96% na avaliação da primeira aplicação do produto e de 95% na segunda aplicação. “Além disso, a produção foi de 55,78 sacas por hectare, 29% maior frente a 43,23 sacas da testemunha”, explica o profissional.

Rotam do Brasil

A Rotam CropScience é uma empresa global de agroquímicos, fundada em 1950, com foco em proteção de cultivos, com atuação direta em mais de 75 países. Com operações de fabricação na China, a empresa fornece produtos de qualidade e suporte técnico profissional que vão desde proteção de cultivos, nutrição de plantas e sementes. A filial no Brasil fica em Campinas/SP e a estação experimental em Arthur Nogueira/SP.

Related posts

[Rodrigo Corrêa da Costa] – Mercado de Café – 07 a 11/05/2018

Mario

Tereza Cristina confirma que MAPA vai ajudar a encontrar soluções para cafeicultores que tiveram perdas com geada

Mario

Lançamento do Programa de Pré-Aceleração Avança Café, numa parceria entre UFLA e EMBRAPA Café

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais