CaféCafé e Mercado

Safra 25/26 de café arábica do Brasil deve ditar preços em 2025

Incertezas sobre a safra brasileira 25/26 de arábica ampliam a arbitragem entre arábica e robusta, podendo afetar a demanda.

No início de 2025, o mercado de café apresenta menor volatilidade após um 2024 marcado por oscilações intensas. Segundo Laleska Moda, analista de Inteligência de Mercado de Café da Hedgepoint Global Markets, “neste ano, o arábica deve ganhar maior protagonismo, diferentemente do período anterior, quando o robusta foi o foco devido à menor produção no Brasil e no Vietnã, levando os preços a níveis recordes”.

O país vietnamita registrou estoques baixos no ciclo 23/24, além de altas temperaturas e seca no ano passado, o que ocasionou a elevação de preços e atraso na colheita, com contratos futuros atingindo máximas em setembro.

“No Brasil, as chuvas desde outubro de 2024 têm favorecido o enchimento dos grãos de arábica para a safra 25/26, mas o tamanho da produção ainda é incerto, com previsões mais precisas esperadas para o final de fevereiro. O desempenho dessa safra será crucial para a direção dos preços neste ano”, afirma a analista.

Perspectiva de preços para 2025

Grãos vietnamitas chegam ao mercado gradualmente, enquanto perspectivas para o conilon brasileiro em 25/26 são positivas, aliviando a pressão nos preços do robusta. “Desde outubro, a arbitragem entre arábica e robusta ampliou para 100 c/lb, o que pode favorecer a demanda por robusta em 24/25. Acreditamos também que os futuros do robusta devem se manter abaixo dos recordes de 2024, enquanto o arábica pode alcançar novas altas, dependendo da safra brasileira 25/26”, observa.

O ciclo 24/25 deve fechar com novo déficit, já que a demanda por café segue resiliente, enquanto problemas na produção global reduziram estoques a níveis historicamente baixos, aumentando a sensibilidade dos preços. “Apesar do possível impacto dos preços altos na demanda, a oferta limitada e a postura dos produtores em aguardar preços melhores devem manter suporte aos preços até a entrada da nova safra brasileira”, conclui.

Related posts

7ª edição do Programa Avança Café recebe inscrições

carlos

[Marcelo Fraga Moreira] – Mercado do Café – “Vai faltar café” (comentário semanal 20 a 24/09 de 2021)

Mario

FEMAGRI 2019: Abanador e Lavador Mecânico são lançamentos da Palinialves na feira

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais