Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Eventos EVENTOS - DESTAQUES Milho e Soja

31º Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas: INTACTA 2 XTEND® promoverá debate sobre manejo de resistência

Evento será realizado entre os dias 27 e 31 de agosto, no Rio de Janeiro, para falar sobre os desafios e sustentabilidade no manejo das plantas daninhas

Um dos principais desafios no Brasil, que impacta na produtividade dos agricultores, está relacionado ao manejo de plantas daninhas nas lavouras, principalmente, quando são resistentes a herbicidas. Para entender o porquê, as consequências e quais as alternativas para solucionar esse problema, será realizado, entre os dias 27 e 31 de agosto, no Rio de Janeiro, o 31º Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. A soja com a tecnologia INTACTA 2 XTEND® – segunda geração de Intacta – estará presente no encontro, com palestras e estande com informações sobre a nova plataforma.

O tema central do evento este ano será “Desafios e Sustentabilidade no Manejo de Plantas Daninhas”. Para discutir o assunto, serão realizados talkshows, mesas redondas e painéis, ministrados por palestrantes, tanto do Brasil, quanto do exterior, reconhecidos na área. A previsão é que o congresso reúna mais de duas mil pessoas, entre acadêmicos, consultores do mercado, estudantes, produtores, e profissionais do campo.

Segundo o gerente de boas práticas agrícolas da plataforma INTACTA 2 XTEND® para o Brasil, Ramiro Ovejero, que fará palestras no congresso sobre os desafios no manejo das plantas daninhas, resistência significa que um herbicida, que normalmente controlava espécies de plantas daninhas sensíveis a ele, não as controla mais. “Entre as consequências da resistência pode-se citar a perda do herbicida como ferramenta de manejo, perda de rendimento e qualidade dos produtos agrícolas e aumento dos custos para o controle. Por isso, é ideal que o agricultor tenha acesso a novas ferramentas que o ajude nisso, como é o caso da nova tecnologia para a soja”, afirma. Além desse bate-papo, Ovejero também falará sobre a legislação internacional de misturas em tanque.

INTACTA 2 XTEND®

O lançamento comercial da segunda geração de INTACTA 2 XTEND® está previsto para 2021, dependendo das aprovações internacionais. Essa nova tecnologia chegará ao mercado para proporcionar ao produtor soluções para manejo de plantas daninhas e insetos, impactando positivamente na produtividade. Em um estande exclusivo, a marca apresentará, durante o congresso, os atributos da sua nova plataforma, onde os visitantes poderão tirar dúvidas e saber como esta nova biotecnologia impactará no dia a dia do produtor. O acréscimo de duas novas proteínas à soja com tecnologia INTACTA 2 XTEND® proporcionará um manejo mais robusto de lagartas-alvo da atual tecnologia em soja INTACTA RR2 PRO®.

Os produtores que aderirem à essa nova tecnologia para a soja contarão também com uma ferramenta integrada à plataforma INTACTA 2 XTEND® para o manejo de plantas daninhas. A adição de um gene à semente da oleaginosa faz com que ela seja tolerante ao herbicida Dicamba, além do Glifosato. O Dicamba será uma nova solução para um amplo controle de plantas daninhas, principalmente, as de folhas largas como Buva, Caruru, Corda-de-Viola e Picão-Preto, com aplicação desde o pré-plantio até a pós-emergência da cultura, algo inédito no controle de plantas daninhas.

“Nós buscamos proporcionar ferramentas e recomendações que colaborem com o dia a dia do produtor e, principalmente, que impactem positivamente em sua produtividade. Este é o nosso objetivo com o lançamento da soja com tecnologia INTACTA 2 XTEND®. Vamos entregar um novo patamar de produtividade ao agricultor brasileiro”, relata o gerente de lançamento de herbicidas para a América do Sul, André Menezes. A previsão é que em 2019/2020 iniciem os testes pré-comerciais em campos de produtores.

 

Fonte: Guilherme Soares – Agência Ideal HKS – Assessoria de Imprensa

guilherme.soares@idealhks.com

Powered by Rock Convert

Related posts

SUPERAGRO: Aminoagro destaca soluções para aumentar o potencial genético de plantas e de sementes

Conferência FACTA WPSA-Brasil 2019 já tem data e temas definidos

Confirmada a ocorrência de nova doença em lavouras de milho no Paraná

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário