fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Café EVENTOS - DESTAQUES

2ª ALTA CAFÉ: o Evento da Cafeicultura Brasileira, acontecerá de 22 a 25 de março no Clube de Campo de Franca, município de Restinga (SP)

A cafeicultura brasileira se reunirá entre os dias 22 e 25 de março de 2022 no Clube de Campo de Franca, município de Restinga (SP). Neste período, acontecerá a 2ª ALTA CAFÉ – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana, o Evento da Cafeicultura Brasileira.

A ALTA CAFÉ é uma realização do Sindicato Rural de Franca, com organização da AEAGRO – Associação dos Empreendedores do Agronegócios de Franca e Região.

A AEAGRO reúne as oito concessionárias de tratores e colhedoras de café sediadas na cidade de Franca (SP):-

• A.Alves Indústria e Comércio – New Holland
(Av. Wilson Sábio de Mello, 1270, São Joaquim – www.aalves.com.br/portal);
• Agro PL Comércio de Máquinas Agrícolas – Landini Tratores
(Av. Wilson Sábio de Mello, 1880, São Joaquim – www.agropl.com.br);
• Colorado Máquinas – John Deere
(Av. Wilson Sábio de Mello, 2261, Residencial Oswaldo Maciel – www.coloradomaquinas.com.br);
Oimasa – Orlândia Implementos e Máquinas Agrícolas – Massey Ferguson
(Av. Wilson Sábio de Mello, 1430, São Joaquim – www.oimasa.com.br);
Olimáquinas – LS Tractor
(Av. Wilson Sábio de Melo, 2120, Distrito Industrial Antonio Della Torre – www.olimaquinastratores.com.br);
• Robusta Tratores – Yanmar-Solis
(Av. Wilson Sábio de Mello, 2160, Distrito Industrial Antonio Della Torre – www.robustatratores.com.br);
Sami Máquinas e Implementos Agrícolas – Agritech-Lavrale
(Av. Wilson Sábio de Mello, 2141 – Distrito Industrial Antonio Della Torre – www.samimaquinas.com.br); e
Tracan Máquinas e Sistemas para Agricultura – Case IH
(Rua Geraldo Garcia do Nascimento, 2631, Distrito Industrial Antonio Della Torre – www.tracan.com.br);
além do Sindicato Rural de Franca
(Av. Wilson Sábio de Mello, 1490 – São Joaquim, Franca/SP – www.srfranca.com.br)

Seguindo todos os protocolos sanitários estipulados pela Prefeitura de Restinga (SP), a 2ª ALTA CAFÉ acontecerá de forma presencial em uma área de cerca de 40.000 metros quadrados, em ambiente aberto. Estarão reunidas as principais empresas do setor cafeeiro do Brasil, como fabricantes e revendedores de Tratores e Colheitadeiras; Adubadeiras, Roçadeiras, Trituradoras, Podadoras e Arruadoras; Carretas, Guinchos e Pás-Carregadeiras; Recolhedoras, Abanadoras, Sopradoras e Classificadores; Descascadores, Despolpadores, Lavadores, Secadores; Sistemas de Irrigação, Motores e Bombas; Tecnologias para Agricultura de Precisão; Agroquímicos e Agrobiológicos; Tecnologia em Energia Solar; e Veículos Automotores, tudo voltado para a cafeicultura de precisão.

A proposta da feira é criar um ambiente diferenciado de negócios voltado exclusivamente aos cafeicultores de todas as regiões produtoras do Brasil, com ênfase aos cafeicultores da Região da Alta Mogiana, Triângulo e Sudoeste Mineiros.

Até o fechamento desta edição, a feira contabilizou a presença de 85 empresas expositoras, em 104 estandes. “A feira contará com mais de 130 marcas comerciais voltadas diretamente à cafeicultura. Reuniremos as principais empresas da cafeicultura brasileira, bem como as principais instituições financeiras do País”, ressaltou José Henrique Mendonça, presidente do Sindicato Rural de Franca e também presidente da AEAGRO.

José Henrique Mendonça, presidente do Sindicato Rural de Franca e da AEAGRO – Associação dos Empreendedores do Agronegócios de Franca e Região. (Créditos: Revista Attalea Agronegócios)

CREDENCIAMENTO ON LINE OBRIGATÓRIO

A Comissão Organizadora organizou para este ano o CREDENCIAMENTO ON LINE ANTECIPADO. Trata-se de um mecanismo para se adequar aos protocolos sanitários que até então estava vigente, bem como facilitar o acesso dos visitantes ao recinto da feira. Trata-se de um mecanismo que busca contribuir para que o visitante da feira possa acessar rapidamente o interior da feira, sem perder tempo em filas de cadastramento.

Inteiramente gratuito, o Credenciamento Online Antecipado é obrigatório e está disponível no site oficial (www.altacafe.com.br), ou se tiver dificuldade, CLIQUE AQUI .

Clique no link acima, faça o seu cadastro e imprima o seu crachá. No dia do evento, leve com você. Na entrada da feira, uma equipe disponibilizará uma Bolsa em PVC para acomodar a credencial e ser usada durante todos os dias do evento.

EXPECTATIVA DOS ORGANIZADORES

“Sabemos o que passamos nos últimos dois anos. Grandes desafios, grandes perdas e fomos nos reinventando e superando mais estes obstáculos. Vimos os diversos setores econômicos buscando alternativas para sobreviverem à esta pandemia. Mas o agronegócio se manteve firme na sua convicção de romper obstáculos e ainda bateu recordes. Mostrou que o produtor rural vive a esperança de dias melhores superando os riscos, sejam eles naturais ou não. A ALTA CAFÉ e um exemplo disso, superamos e estamos de volta para mostrar ao produtor o que tem de melhor no setor da cafeicultura, tanto em inovação como em tecnologia. Estamos trazendo ao Produtor Rural condições de financiamento e Barter, seja qual for o seu tamanho. Em um ambiente feito para quem entende do agronegócio! Convidamos, você, produtor rural, cafeicultor, a visitar a 2ª ALTA CAFÉ. Venha conhecer as novidades e lançamentos das empresas expositoras, assim como as melhores condições em financiamento ofertados pelas instituições financeiras para auxiliar na sua atividade”, ressaltou José Henrique Mendonça, presidente do Sindicato Rural de Franca e presidente da AEAGRO – Associação dos Empreendedores do Agronegócio da Região de Franca.

“Estamos confiantes na 2ª edição da ALTA CAFÉ. Estaremos levando uma ótima estrutura para atender todos os visitantes da feira. E uma linha de produtos New Holland que atende o nosso mercado. Venha nos visitar e fa-zer bons negócios. Esperamos você”, convidou Antônio S. Silva, gerente comercial A.Alves S/A Indústria e Comércio, concessionária New Holland.

Para Francinaldo Alves, Gerente da Olimáquinas Tratores, Concessionária LS TRACTOR a 2ª ALTA CAFÉ apresentará o que há de mais moderno em tecnologia de tratores para o segmento da cafeicultura. “A LS Tractor vem atender o setor com as seguintes faixas de potência de motor: 25cv; 40cv; 50cv; 65cv; 80cv; 93cv; 105cv (com motor Perkins, tração dianteira ZF e injeção mecânica); e os tratores da linha H (com potências de 131 e 145cv, motor Perkins de 4 cilindros turbo aftercooler, com eixo dianteiro Carraro. Convidamos os cafeicultores do Brasil a visitarem a 2ª Alta Café e conferirem a versatilidade, facilidade de operação, baixo consumo e a alta tecnologia que fazem dos tratores LS Tractor os mais econômicos do mercado”, explicou Alves.

É patrocinador master da 2ª ALTA CAFÉ a Dedeagro Comércio e Representação de Produtos Agrícolas, uma das maiores revendas agropecuárias da Região da Alta Mogiana. Já o Sicoob Cred-ACIF e o Sicoob Credicocapec são patrocinadores ouro do evento.

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Com a proposta de apresentar linhas diferenciadas de financiamentos agrícolas, já confirmaram presença na 2ª ALTA CAFÉ: Banco do Brasil, Sicoob Cred-ACIF, Sicoob-Credicocapec, Sicoob Credicitrus, Sicoob Credimogiana, Sicredi e a Blue3 / XP Investimentos.

“Estamos em negociações finais com mais duas instituições financeiras. Buscamos reunir no mesmo local todas as opções de financiamentos que contribuam diretamente para que o cafeicultor adquira máquinas, implementos e equipamentos para a sua atividade na cafeicultura”, acrescentou José Augusto Freixes, vice-presidente da AEAGRO.

COLHEDORAS DE CAFÉ

A 2ª Alta Café reunirá em um único local as 8 principais colhedoras de café do Brasil. Será uma oportunidade única do cafeicultor avaliar in loco os diferenciais de cada modelo, bem como as condições de financiamento de cada empresa expositora. Confira nas próximas páginas cada uma das colhedoras que apresentamos a seguir, com maiores detalhes.

Já na entrada da feira, no Setor A – Estande nº 01, a TDI Máquinas Agrícolas (R. Calimério Borges, 205, Beatriz, Araguari /MG – www.tdimaquinas.com.br), apresentará o modelo TDI Automotriz.

Já no Setor D, o cafeicultor terá a possibilidade de conhecer melhor duas colhedoras. No Estande nº 29, a Colorado Máquinas – John Deere, apresentará a Colhedora Oxbo 9240. E, ao lado, no Estande nº 30, o Shopping do Agricultor (www.shoppingdoagricultor.com) apresentará a Colhedora Makreis Reservatório.

Mais adiante, no Setor E – Estande nº 32 e 33, a Oimasa – Massey Ferguson apresentará a Colhedora VS 100, da VN Máquinas Agrícolas (www.vnmaquinas.com.br). Já no Setor F – Estandes nº 46 e 47, a Jacto Máquinas Agrícolas apresentará a Colhedora K-350.

E, finalmente, no último corredor de máquinas agrícolas, Setores H, I e J, o cafeicultor terá a oportunidade de conhecer de perto a colhedora Tornado Revolution, da Matão Equipamentos, no Estande nº 63 da Agro PL Comércio de Máquinas Agrícolas; a colhedora de café Pinhalense P1000 Evolution, no Estande nº 66, da Robusta Tratores; e por fim a colhedora Coffee Express 200 Multi, da Tracan Case IH.

TRATORES

A 2ª Alta Café será vitrine também para  os  principais modelos de tratores voltados à cafeicultura brasileira. Cada um com suas características e diferenciais específicos que atendem à todos os tipos de espaçamentos, declividade e desempenho.

A Colorado Máquinas – John Deere destacará o modelo 5060EN, trator concebido para atender as mais diversas operações que necessitam de um trator com menores dimensões, tanto em largura como em altura, tais como aviários, plantio adensado de café, parreiras de uva, entre outros. Seus comandos são ergonomicamente posicionados, trazendo muito conforto na sua operação. Possui tomada de força normal e econômica e válvula de fluxo contínuo, pronto para todo tipo de trabalho, com rendimento e economia.

Já a Tracan – Case IH terá como destaque o trator Farmall 80. São tratores reconhecidos mundialmente pela robustez, versatilidade e desempenho inigualável em qualquer atividade. Disponíveis tanto na versão plataformada quanto cabinada, proporcionam o máximo de conforto para o operador. Com sistema hidráulico de alta capacidade, eles oferecem flexibilidade nas operações e são referências em baixo custo operacional e fácil manutenção. A linha Farmall apresenta excelente relação potência x peso, as máquinas são indicados para trabalhos pesados e diversas aplicações na pecuária, cafeicultura, hortifrutigranjeiros e tarefas especiais.

A Série MF 3300 será o destaque da Oimasa – Massey Ferguson na 2ª ALTA CAFÉ. Trata-se de um trator compacto, com alto nível de capacidade de levante e vazão, tornando-se uma das máquinas mais robustas do mercado. Apresenta motor AGCO Power com 3 cilindros, o que proporciona respostas mais rápidas, mais torque em baixas rotações, menor consumo de combustível, mais eficiência e melhor desempenho.

A A.Alves – New Holland mostrará na feira uma série de tratores, com destaque para o modelo TT 75F, que possui um design atual, mais moderno e com a maior atratividade no campo. Com motor FPT S8000 MAR-I de 3 cilindros e com reserva de até 27%, proporcionam menor consumo e menor troca de marchas. Possui super-redutor disponível nas transmissões 12×3. Maior uniformidade durante o deslocamento em campo. Todas as inspeções de rotina são feitas com o operador no nível do solo, fácil acesso aos principais componentes. Com isto, as tarefas se tornam simples com a facilidade de uso e geram baixo custo operacional.

O trator Rex Cafeeiro da Landini é o grande destaque da Agro PL para a 2ª ALTA CAFÉ. Com ou sem cabine, a linha Rex é equipada com motor 4 cilindros Perkins Tier 3, este produto que vem sendo aprimorado desde 1982, caracteriza – se pelo conforto e ergonomia para o operador, eficiência, durabilidade e alto desempenho, além disso é um trator que apresenta agilidade e capacidade de manobra em espaço reduzido, o que torna uma máquina ideal para operações em vinhedos, pomares, cafezais, estufas, granjas ou ainda para manutenção de áreas verdes O Rex 80F,  90F, 100F e 110F está disponível nas versões plataformado ou cabinado

O trator destaque da Olimáquinas – LS Tractor é o R65 Cabinado, que vem com tecnologia de ponta para garantir alto rendimento, baixo consumo e conforto operacional. Equipado com motor de 4 cilindros turbo de 65cv e potência, 58 Cv na TDP, cambio com 32 velocidades (a frente), com reversor e super redutor, 3 velocidades na TDP: 540, 750,100rpm, além da GSP (velocidade proporcional à rotação  dos  pneus), ou seja, quando acionada gira no sentido dos pneus, invertendo o sentido da rotação da TDP. Equipado com cabine original de fábrica garantindo o melhor conforto e segurança para o operador, além da facilidade de manutenção.

VOCÊ SABIA QUE O TRATOR AGRITECH CAFEEIRO 1155 SUPER ESTREITO NASCEU EM FRANCA (SP)?

Talvez você não saiba, mas o trator 1155 super estreito, o cafeeiro de verdade, nasceu em Franca (SP). Isso porque a Sami Máquinas detectou junto a seus clientes a necessidade de se estreitar ainda mais os tratores cafeeiros convencionais, adequando-os às novas tendências de plantio.

Em função disso o 1155 Super Estreito da Agritech é o trator mais estreito do mercado, com uma largura total de 1,18 m contra praticamente 1,40 m dos cafeeiros convencionais, viabilizando todos os tratos culturais na lavoura de café sem danificar os galhos e frutos.

Com este trator, o cafeeiro de verdade, aliado a seu equilíbrio, economia de combustível e confiabilidade, o produtor pode estreitar o espaçamento das ruas, plantando mais e por consequência colhendo mais café no mesmo hectare!

Tecnologia é isto! Industria e Concessionária ligadas na necessidade do cafeicultor!!!

O trator 1155 Super Estreito da Agritech, o cafeeiro de verdade

LANÇAMENTO 2ª ALTA CAFÉ: TRATOR YM347A SERÁ O DESTAQUE DA ROBUSTA TRATORES

Apaixonado pela cafeicultura e sempre referência no setor de máquinas e implementos para o setor na Região da Alta Mogiana, o empresário Sami El Jurdi (diretor da Robusta Tratores, concessionária Yanmar-Solis) preparou para a 2ª ALTA CAFÉ o lançamento de um Trator YM 347A, trator puro sangue YANMAR, com design moderno, muito conforto, ergonomia e segurança.

Apresenta motor Yanmar modelo 4TNV88, um dos motores mais eficientes do mercado, que oferece o máximo de potência aliado a um baixo custo operacional e baixo consumo de combustível. Sistema de injeção direta aliada a bomba injetora modelo MP que oferece o máximo de eficiência e rendimento no motor.

Trator YM 347A, lançamento da Robusta Tratores na 2ª ALTA CAFÉ, o trator puro sangue YANMAR

Transmissão fabricada pela própria Yanmar, conjunto eficiente e de projeto inteligente que oferece, dentre outras vantagens, a transmissão principal totalmente sincronizada. Alavanca do reversor localizada próximo ao volante de direção que permite a reversão de movimento sem gerar ruído de engrenagens e de forma muito suave.

As duas rodas são ligadas ao cilindro de direção. Apresenta o maior ângulo de esterçamento (55º), o que proporciona o menor raio de giro.

Fabricado pela Yanmar o eixo dianteiro possui grande vão livre (1.420mm comprimento e 334mm de altura) que permite ao operador trabalhar em solos irregulares, não mecanizados e principalmente em terrenos alagados.

O sistema de levantamento hidráulico é fabricado pela Yanmar, possui sistema de engate de três pontos categoria I, alavanca de posição e ondulação e capacidade de levantamento de 1.250kg a 610mm do olhal.

O sistema de barra de tração oscilante oferece carga máxima de tração de 2500 Kg e peso máximo vertical de 500 Kg no engate.

IMPLEMENTOS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS

Os visitantes da 2ª ALTA CAFÉ terão ainda a grande oportunidade de conhecer o que há mais atual e tecnológico para a cafeicultura brasileira nos estandes das empresas fabricantes de máquinas, implementos e e-quipamentos agrícolas.

Até o fechamento desta edição, infelizmente, não tivemos a confirmação de quais implementos estarão em exposição na feira

A AWZ Máquinas Agrícolas (Av. Arthur Gobbo, 705, Parque Industrial II, São Sebastião do Paraíso/MG – www.awzmaquinas.com.br) tem em seu portfólio vários modelos de Recolhedores de Café Gafanhoto (modelos BB1000PL “lançamento”, bem como o BR1200, BR1000, BR 900, BB 1200, BB 1000, BB900, RT 1200, RT1000 e RT 900) e Enleiradores de Café Aranha (modelos CH 1200 e SH 1200)

Já a SWZ Máquinas Agrícolas (Av. Ver. Gabriel Ramos da Silva, 905 – Parque Industrial II, São Sebastião do Paraíso/MG – www.swzmaquinas.com.br) apresenta em seu portfólio Recolhedores de Café (modelos Gafanhoto BigBag e Reservatório), Gafanhotão, Saúva, Varredouras de Café (Aranha), Carreta Basculante, Guincho Traseiro e Triturador Mecânico.

Também especializada em Recolhedora de Café de Varrição, Trituradores, Arruadores e Sopradores, os visitantes terão a oportunidade de conhecer os implementos da Agron  Equipamentos (Seon Group) (Rodovia SP-340, km 269, Mococa/SP – www.aagron.com.br).

Bastante conhecida no setor da cafeicultura, a Ktrês Industrial (Av.Fortunato Cerutti, 51, Vila Industrial, Monte Azul Paulista/SP – www.k3industrial.com.br) possui um portfólio importante, composto por Podadoras, Trituradoras, Carregamento e Transporte.

Uma das empresas que possui um grande portfólios de implementos para várias atividades agrícolas no Brasil também estará presente na 2ª ALTA CAFÉ. A Luma Implementos Agrícolas (Rua 15 de Novembro, 791, Itapira/SP – www.lumaimplementos.com.br) trabalha com Batedeiras e Beneficiadoras de Cereais, Carretas Agrícolas, Enxadas Rotativas, Guinchos Hidráulicos, Podadoras, Roçadeiras, Rotocandeiradores, Trituradores, Varredoras e Sopradoras.

A MIAC – Máquinas Agrícolas para Colheita Mecanizada (Av. Luis Colombo, 106, Parque  Industrial,  Pindorama/SP – www.miac.com.br) é detentora de um dos maiores portfólios de implementos agrícolas no Brasil, especializada na colheita de feijão, mandioca, amendoim, grãos em geral, além de preparo de solo. Para a colheita do café, a empresa dispõe de Arruadores (ASM1s e ASM2s), Recolhedoras (Master Café 3, Master Café 2CR, Master Café 2s, Master Grãos CR, RCA 15s, Master Grãos A e Double Master 4CR) e Niveladora Rotativa (NR18).

A Palinialves (R. Ovídio Piagentini, 225 – Distrito Industrial Irmãos del Guerra, Espírito Santo do Pinhal/SP – www.palinialves.com.br) é uma das empresas que apresenta os maiores portfólios de máquinas, implementos e equipamentos para o setor da cafeicultura. Como implementos (Podador, Abanador, Amontoador, Varredor, Arruador, Carreta Basculante, Carreta Transportadora, Carreta Transbordo, Carrinho para Terreira, Guincho, Recolhedora,  Pá Traseira, Soprador, Triturador), para fazenda (Selecionador Eletrônico, Cilindro Rotativo, Abanador, Alimentador, Aerador, Bica de Jogo, Caldeira, Carrinho Metálico, Descascador, Desmucilador, Despolpador, Fornalha, Lavador, Palheiro Metálico, Peneirão Rotativo, Pré-Limpeza, Regenerador Ecológico, Secador Estático, Secador Rotativo, Secador Quadrado, Silo Metálico, Transportador Helicoidal e Pneumático), para armazém e rebenefício (Balança, Balão Metálico, Carregador Container, Classificador, Máquina de Costura, Mesa Densimétrica, Polidor de Café, Pré-Limpeza, Separador de Pedras, Descascador, Elevador e Transportador), torrefação e laboratório (Descascador de Renda, Equipamentos para Laboratório, Automação e Torrador)

Outra gigante no setor da cafeicultura é a Pinhalense (R. Honório Soares, 80, Espírito Santo do Pinhal/SP – www.pinhalense.com.br), com implementos (Arruador, Carreta, Guincho, Triturador e Carrinho de Terreiro), colhedoras (Robusta, Terrena, P1000 Evolution e P1000 TR Evolution), secagem (Forno e Secador), benefício único (Abanador, Descascador de Cereja, Desmucilador, Lavador, Peneira Tubular, Separador de Sólidos, Selecionadora e Sistema de Varrição), benefício seco (Descascador e Pré-Limpeza), rebenefício (Balança, Catador de Pedra, Carregador de Container, Classificador e Mesa Densimétrica), silos, transporte, laboratório e automação.

A Minami (Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura, nº 1, Biritiba Mirim/SP – www.minami.ind.br) é uma indústria especializada na produção de máquinas e equipamentos agrícolas para pecuária, hortaliças, café e citrus. Para a cafeicultura, destaque para a Adubadeira e Distribuidora de Compostos Orgânicos.

Bastante conhecida da cadeia produtiva da cafeicultura, citricultura,  cereais e cana, a Kamaq Máquinas e Implementos Agrícolas (Via Industrial, 550, Distrito Industrial I, Araras/SP – www.kamaq.com.br), possui em seu portfólio Triturador (Megakort), Roçadeira (Falkon, KD e KDD), Podadeira (Kortfix) e Adubadeira (Komander).

Já a Vicon Máquinas e Implementos Agrícolas (R. Dr. Ladislau Retti, 1399, Parque Alexandre, Cotia/SP – www.vicon.com.br) é especializada em Adubadoras (pendulares, mono discos, duplo discos, cafeeira e citrus), Trituradoras, Recolhedora e Abanadora de Chão, Varredor de Terreiro, Arruador, Enleirador, Enxada Rotativa, Enxada Giratória, Canteiradeira, Braço de Retro Agrícola, Mini Pá Carregadeira.

A Marispan Implementos Agrícolas (R. Duque de Caxias, 2100, Bairro Castelo, Batatais/SP – www.vicon.com.br) é especializada na produção de Carregadores Frontais (séries M, T, PHD, L25 e L15), Adubadeiras (Fertinox 600, 1200, 2200 e 3200), Concha Dianteira, Guincho para Big Bag, Plaina Niveladora, Plaina Eleiradora, Garfo para Silagem, Pegador de Fardos, Paleteira, Pegador de Madeira e Barra de Corte Frontal.

A Redivo (R. Principal – Rio das Furnas, Orleans/SC – www.redivo.net.br), é uma empresa que atua no mercado de equipamentos agrícolas desde 2003, desenvolvendo e produzindo equipamentos com tecnologia de ponta, como Secadores de Café linha Coffee Special (SAR-100 50.000 litros, SAR-75 37.500 litros, SAR-55 27.500 litros, SAR-40 20.000 litros, SAR-32 16.000 litros, SAR-24 12.000 litros); Secadores de Café linha Standard (SAR-30 30.000 litros, SAR-22 22.000 litros, SAR-16 16.000 litros, SAR-12 12.000 litros); Fornalha com Alimentador de Biomassa e Aquecedores de Aviário.

INSUMOS BÁSICOS

O planejamento da 2ª edição da ALTA CAFÉ está seguindo todas as diretrizes para que o evento se confirme como O Evento da Cafeicultura Brasileira.

Além dos principais expositores do setor de maquinários, a feira também contará com as principais revendas agropecuárias da Alta Mogiana paulista e mineira, responsáveis pela comercialização e distribuição dos principais insumos relacionados à cafeicultura, representando as grandes empresas do setor de fertilizantes, agroquímicos, agrobiológicos, dentre outros:

Dedeagro Comércio e Representação de Produtos Agrícolas (R. Padre Conrado, 738, Vila Santos Dumont, Franca/SP – www.dedeagro.com.br);

Casa das Sementes (Av. Santos Dumont, 232, Vila Santos Dumont, Franca/SP – www.casadassementes.com.br);

Agro Alta Comércio de Insumos Agrícolas (Av. Onofre Marques, 985, Ribeirão Corrente/SP – www.facebook.com/AGRO-ALTA-270191493469013);

Grão de Ouro Agronegócios (Av. Santos Dumont, 680, Vila Santos Dumont, Franca/SP – www.gouroagro.com.br);

COCAPEC – Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Av. Wilson Sábio de Mello, 3100, Distrito Industrial Antonio Della Torre, Franca/SP – www.cocapec.com.br);

COOPERCITRUS – Cooperativa de Produtores Rurais (Av. Wilson Sábio de Mello, 2121 – Distrito Industrial Antonio Della Torre, Franca/SP – www.coopercitrus.com.br).

Somadas a estas revendas agropecuárias, a 2ª ALTA CAFÉ contará a presença de duas grandes empresas do setor de fertilizantes em todo o Brasil.

No estande da Campo Forte Fertilizantes (Acesso Adão Afonso Costa, s/nº, Guaiçara, São Paulo/SP – www.campoforte.com), os visitantes terão a oportunidade de negociarem fertilizantes a preços competitivos. A empresa produz a mais completa linha de fertilizantes especiais, organominerais e orgânicos, granulados e de alta tecnologia.

Já a Techfértil (www.techfertil.com.br) / Green Has Brasil Ltda (www.greenhas.com.br) – (Av. Imperatriz Leo-poldina, 957, São Paulo/SP) é uma empresa brasileira, que importa e comercializa com exclusividade especialidades nutricionais fabricadas pela Green Has Group, uma empresa italiana especializada na produção, pesquisa e desenvolvimento de fertilizantes inovadores. Há mais de uma década, a marca está presente em plantações de cana, soja, milho, algodão e outras culturas.

PEÇAS, ACESSÓRIOS E EQUIPAMENTOS

No setor irrigação, destaque para a participação da Gota Certa Irrigação (Av. Wilson Sábio de Mello, 2100 – Distrito Industrial Antonio Della Torre,  Franca/SP  – www.gotacertairriga.com.br), empresa especializada em todos os tipos de irrigação, como aspersão, gotejamento, microaspersão, nebulização, automação, motobombas, conexões e peças das principais marcas do Brasil e do Mundo.

A 2ª ALTA CAFÉ também contará com três grandes empresas da Região da Alta Mogiana que trabalham e comercializam a maior variedade em peças e acessórios para tratores, máquinas e implementos agrícolas.

Destacamos a presença na 2ª ALTA CAFÉ da Rural Maq (Av. Wilson Sábio de Mello, 1900, São Joaquim, Franca/SP – www.ruralmaq.com.br), empresa que comercializa todos os tipos de peças para máquinas e implementos agrícolas, como ferramentas, parafusos, pneus, lubrificantes, rolamentos, retentores, mancais, bicos e acessórios, correias, lonas, borrachas e flexíveis.

A Rural Recap (R. Edgard Batista Frutuoso, 132, Distrito Industrial III, Jardim Zelinda, Franca/SP – www.instagram.com/ruralrecap/), marcará presença apresentando soluções para os agricultores no setor de recuperação e ressolagem de pneus de tratores e máquinas agrícolas.

Marcará presença também a Bela Época Sementes e Mudas de Café (Rodovia Nelson Nogueira, km 16, zona rural, Ribeirão Corrente/SP – www.fazendabelaepoca.com.br), tradicional viveiro de produção, desenvolvimento, co-mercialização de sementes certificadas e mudas de café em tubetes em toda a Região da Alta Mogiana.

Lucimara Spirlandeli e André Cunha, diretores da Rural Maq.

André Cunha, diretor da Rural Maq, Rural Recap e Bela Época Sementes e Mudas de Café, está com grandes expectativas com relação à 2ª Alta Café. “Nós, em todos os segmentos, procuramos oferecer aos nossos clientes itens e serviços que atendam as suas necessidades. Na Rural Maq, atendemos clientes de outros setores, como cereais e pecuária. Mas o cafeicultor continua sendo o nosso maior cliente. Contamos com duas unidades: a matriz em Franca (SP) e nossa nova filial em Pedregulho (SP). As lojas mais completas da região, seja em peças e flexíveis ou quaisquer itens necessários para manutenção agrícola. Na Rural Recap, dispomos de um sistema de ressolagem/recuperação de pneus com custo benefício muito bom. Além  disto, trabalhamos com borracha de primeira qualidade, nossa matéria prima é uma das melhores do Brasil. Isto garante uma maior durabilidade dos pneus. Já na Bela Época Sementes e Mudas, empresa já tradicional em nossa região, mantivemos o nossa responsabilidade de procurar sempre as melhores seleções das variedades de café, que despontam em produtividade, resistentes à pragas e doenças. Além disto, realizamos a produção de mudas de café em tubetes, feitas com substrato há mais de quinze anos, o que garante a sanidade destas mudas e mitiga a disseminação de nematoides. Estaremos com estas três empresas na 2ª Alta Café e será um imenso prazer receber a visita dos agricultores em nosso estande”, explicou André Cunha.

Outro grande destaque na 2ª ALTA CAFÉ será a Trevo Peças Agrícolas (Av. Francisco José da Silva, 2131, Vila Santos Dumont, Franca/SP – www.trevopecas.com.br) conta com um dos maiores portfólios de peças e acessórios para máquinas e implementos agrícolas do Brasil.

“A Trevo é uma empresa que atua no segmento de reposição de peças para tratores e implementos agrícolas desde 1998. Contamos com duas unidades: uma  localizada em Franca (SP) e outra em Ibiraci (MG). Nossas lojas físicas são preparadas para atender toda a região. Além disto, vendemos online para todo o Brasil. Os estoques de nossas lojas são completos para facilitar o trabalho de manutenção. Contamos com uma equipe qualificada e experiente, referência de atendimento e agilidade na entrega e no fornecimento de mercadorias”, afirmou o diretor Ricardo Donizete Goulart de Souza.

Por fim, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho da Pinelo – Borrachas, EPI’s e Ferramentas – A Casa da Borracha (R. Simpliciano Pombo, 179, Vila Santos Dumont, Franca /SP – www.pinelo.com.br), que será uma das expositoras da 2ª ALTA CAFÉ. Trata-se de uma empresa com foco no varejo de borrachas, ferramentas e EPIs há quase 30 anos. Especialistas em logística, a empresa possui um dos principais portais de vendas online do Brasil no setor.

ENERGIA SOLAR

Quatro empresas fornecedoras de equipamentos para energia solar marcarão presença na 2ª ALTA CAFÉ. Os visitantes terão a oportunidade buscar todas as informações necessárias para a instalação em suas propriedades e obterem redução consideráveis no consumo de energia elétrica em suas atividades agropecuárias.

Destacamos a: Quântica Energia Fotovoltaica (Av. Paulo VI, 924 – Residencial Paraiso, Franca/SP – www.ins-tagram.com/quantica.solar); a Luxsol Energia Solar (Prolongamento da Av. Elisa Verzola Gosuen, 3302 – Jardim Ângela Rosa, Franca/SP – www.facebook.com/luxsolenergiasolar); o Clube Solar Brasil (Av. Comendador Francisco Avelino Maia, 3622, Muarama, Passos/MG – www.clubesolarbrasil.com.br); e a Vinimaq Eletro/Automação (Av. Dr. Hélio Palermo, 3374 – Parque Três Colinas, Franca/SP – www.eletrovinimaq.com.br).

CAFÉS ESPECIAIS

Como não deveria faltar, ênfase para os Cafés Especiais. Quinze empresas da Região da Alta Mogiana, assim como a AMSC – Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região da Alta Mogiana confirmaram presença na 2ª ALTA CAFÉ. Todas mostrarão os seus produtos e o trabalho desenvolvido por cada uma delas no Setor Arena, ao lado do Salão de Eventos do Clube de Campo.

Café Due Amici, Café Moreno e Café Bela Época.

Expositora da 1ª ALTA CAFÉ, a cafeicultora e empresária Elda Marta fez questão de garantir a participação do Café La Finca Brazil (Franca/SP) na 2ª edição da feira. “Alcançamos nosso objetivo na 1ª Alta Café, com a divulgação e fortalecimento da nossa marca, assim como gerando alguns negócios. E pretendemos ampliar ainda mais neste ano. Nosso produto tem um sabor único. A La Finca Brazil tem sua produção em uma região da Indicação Geográfica da Região da Alta Mogiana. Nosso terroir nos permite ter nuances marcantes de doçura acentuada, corpo equilibrado e acidez suave”, explicou Elda Marta

Café Terra Preta, Café La Finca Brazil e Café Borda da Mata.

O Café Ananias (Batatais/SP) foi a segunda empresa de cafés especiais que garantiu participação na 2ª ALTA CAFÉ. A família produz café desde 1920. São quatro gerações lidando com a arte de transformar os frutos do café na mais aconchegante e aromática das bebidas.

“O Café Ananias origina-se das plantações de cafés da Região da Alta Mogiana e do Sul de Minas, em lavouras situadas em áreas de clima ameno e altitudes médias acima de 1.000  metros, o que lhe proporciona altíssima qualidade. Com muito trabalho e com o objetivo de produzir sempre bons cafés e com a preocupação em preservar sempre  o meio ambiente, chegamos  nos dias atuais  com certificação  onde toda etapa desde o plantio, colheita, pós colheita, torrefação própria com colaboradores capacitados, empacotamento e pós venda monitorados. Sentimos muito orgulho e prazer em poder oferecer excelentes cafés especiais de origem controlada”, explicou o diretor Rudolf Kamensek Júnior.

Café Ananias, Café Aleluia e Koa Café

Os visitantes terão, mais uma vez, a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvimento pela AMSC – Associação dos Produtores de Cafés da Região da Alta Mogiana, entidade responsável principalmente por gerenciar o acesso ao Selo de Origem e Rastreabilidade para cafés verdes e cafés torrados, tudo através de QR Code, inclusive com a pontuação de cada lote de café.

“Somos uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo representar, com legitimidade, os produtores de cafés especiais da Região da Alta Mogiana que procuram vender  seus  cafés  fora  do  sistema  de  commodities. Os associados da AMSC recebem o amparo da entidade em diversas áreas. Além do Selo de Origem, fazemos análise sensorial para identificar a qualidade do café de forma isenta e com credibilidade; promovemos o acesso às informações e conhecimentos sobre cafés especiais através de cursos, treinamentos, palestras e fóruns; damos a oportunidade para que o associado tenha acesso a novos nichos de mercados que valorizam a origem e a história do produtor; além de promover nacional e internacionalmente os produtos dos nossos associados em feiras e congressos pelo Brasil e no Mundo”, explicou Gabriel Borges, gestor da AMSC – Região da Alta Mogiana.

Café Pouso Alto, Café Grão Arábica e Café Seis de Janeiro.

Todas as demais marcas de cafés especiais estarão em exposição nos estandes do Núcleo de Cafés Especiais  da Alta Mogiana – Núcleo Empreender, da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Franca:- Café Aleluia (Franca/SP); Café Fazenda Bela Época  (Ribeirão Corrente/SP), Café Borda da Mata (Cristais Paulista/SP), Café Due Amici (Ibiraci/MG), Koa Cafés (Ituverava/SP), Café Grão Arábica (Ibiraci/MG), Café Flor da Mogiana (Cristais Paulista/SP); Café Moreno (Ibiraci/MG); Café Fazenda Pouso Alto (Cristais Paulista/SP); Café Seis de Janeiro (Altinópolis/SP); Café Terra Molhada (Franca/SP); Olinto Café (Jeriquara/SP); Café La Finca Brazil (Franca/SP) e Café Terra Preta (Pedregulho/SP).

Café Flor da Mogiana, Café Olinto e Café Terra Molhada

“O Núcleo estará presente na 2ª Alta Café junto aAssociação do Comércio e Indústria de Franca / ACIF que apoia e incentiva a cafeicultura em nossa região. Em nosso estande serão oferecidos cafés para degustação para que os visitantes possam conhecer a grande quantidade de sabores e notas sensoriais que podem ser extraídos do café. O visitante poderá conhecer ainda, com experiência dos produtores, um pouco mais sobre os processos utilizados no plantio, colheita e pós colheita. A Alta Café será uma grande oportunidade para os produtores mostrarem o resultado final da utilização de toda tecnologia disponível na Feira”, explicou Jaider Silva, Gestor do Núcleo de Cafés Especiais da Alta Mogiana (Programa Empreender/ACIF).

Jaider Silva, Gestor do Núcleo de Cafés Especiais da Alta Mogiana (Programa Empreender/ACIF)

PALESTRAS TÉCNICAS

Buscando manter a tradição iniciada na 1ª ALTA CAFÉ, onde se apresentaram renomados pesquisadores do setor de cafeicultura, a Comissão Organizadora da 2ª ALTA CAFÉ programou uma série de Palestras Técnicas com a proposta de promover a discussão sobre assuntos atuais e pertinentes à atividade.

Na quarta-feira, dia 23 de março, às 10 horas, com o apoio do Shopping do Agricultor, o Engº Agrº Eberton Carvalho abordará o tema “Integração Soja-Café, uma nova estratégia agrícola”. Natural de Monte Carmelo (MG), é um apaixonado pelo Cerrado Mineiro e também pelo Agronegócio Brasileiro. Eberton é Engenheiro Agrônomo pela UNIPAC, com Pós-graduado pela ESALQ/USP e atualmente Mestrando em Agricultura e Informações Geoespaciais pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Possui mais de 15 anos de experiência no setor agrícola. Fundador e Diretor Técnico da Duplo Agro.

No mesmo dia, às 15h, o corretor de seguros Cairo Lamberti apresentará palestra abordando o tema: “Seguro da Lavoura, prá quê?” Cairo é formado em Direito pela Faculdade Municipal de Franca e sócio da GL Corretora de Seguros e criador da primeira cédula de seguros voltadas exclusivamente ao produtor rural. Tem em sua bagagem profissional mais de R$ 2 milhões em indenizações pagas contra geadas e seca só no ano de 2021.

Engº Agrº Eberton Carvalho (à esq.) e o Engº Agrº Godofredo César Vitti (à dir.)

Na quinta-feira, dia 24 de março, às 10 horas, com o apoio da Green Has Brasil &Techfértil, o Engº Agrº Godofredo César Vitti abordará o tema “Nutrição de Alta Tecnologia no Cafeeiro”. Godofredo é Engº Agrônomo pela ESALQ/USP e pela FCA/UNESP, mestre em Produção Vegetal pela FCAV/UNESP, doutor em Solos e Nutrição de Plantas Cultivadas pela ESALQ/USP, livre docente em Fertilidade do Solo pela  FACV/UNESP e professor titular de Ciência do Solo pela ESALQ/USP. Atualmente é Prof. Sênior em Adubos e Adubação e Fertilidade do Solo. Publicou 15 li-vros em nutrição vegetal, fertilizantes e fertilidade do solo; 27 capítulos de livros; diversos boletins técnicos e participação em mais de 200 eventos de capacitação; realizou centenas de palestras no Brasil e no exterior; Projetos de pesquisa e assessoria na área de plantio direto na cultura de grãos, cana-de-açúcar, pastagem, café, citros e algodão.

No mesmo dia, às 15 horas, com o apoio da EPTV, os cafeicultores terão a oportunidade de participar da palestra do Engº Agrº Gustavo Rennó, apresentador do programa No Pé do Café, abordando o tema: “Planejamento Anual e Gestão de Prioridades Cafeeiras”.

Os palestrantes Cairo Lamberti e Gustavo Rennó

Na sexta-feira, dia 25 de março, com o apoio da Six Sigma Brasil, Clovis Bergamo Filho/Economista, empreendedor e CEO e fundador da Six Sigma Brasil abordará o tema: “O agro e a volatilidade dos mercados: novos modelos de gestão para um campo sólido e eficiente”.

No mesmo dia, encerrando o ciclo de palestras, às 14h30, com o apoio da Quântica Energia Fotovoltaica, Fábio Alcantra de Moraes abordará o tema “Os Impactos da Lei nº 14.300 para os proprietários de Usinas Fotovoltaicas (Marco Legal da Energia Solar)”.

Confira matéria completa, com destaques para TRATORES e COLHEDORAS DE CAFÉ na edição nº 179, de março de 2022, da Revista Attalea Agronegócios (www.revistadeagronegocios.com.br)

Related posts

1ª ALTA CAFÉ mostrará inovações em máquinas para maior eficiência no campo

Café de Cacoal (RO) pode ser reconhecido mundialmente como produto destaque

Revista Attalea Agronegócios

[Marcelo Fraga Moreira] – Mercado do Café – “Setembro chove! Chove mesmo?” (comentário semanal 30/08 a 03/09 de 2021)

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário