fbpx
Revista Attalea Agronegócios
NOTÍCIAS

Indigo Ag anuncia fusão das operações do Brasil e da Argentina e apresenta a Indigo LATAM

A Indigo Ag, startup do agronegócio que desenvolve inovações digitais para o setor, uniu as operações do Brasil e da Argentina para criar a Indigo LATAM. Desde 2020, a agritech unificou os braços do negócio cujas geografias são aquelas onde a oferta biológica da empresa possuem a maior penetração de mercado. De 2018 para os dias atuais, a receita da Indigo LATAM saltou 760% e passou a representar cerca de 45% do faturamento total de biológicos e da oferta de financiamento de toda a empresa. A rentabilidade cresceu 1.150% no mesmo período.

A Indigo Ag foi fundada em Boston (EUA), em 2016, e a Argentina foi o primeiro país onde a empresa iniciou operação fora dos Estados Unidos, em 2017. Desde então, a startup cresceu no mundo, se movimentou e se transformou, ampliando o portifólio de serviços – que até então era apenas de produtos biológicos – e construindo um ecossistema de ofertas que cobre todos os ciclos da safra. A operação no Brasil iniciou em 2018 e, ao longo de três safras, cresceu 14 vezes o número de hectares tratados com produtos Indigo Ag no Brasil e sete vezes sua receita na região.

O Brasil, por sua vez, foi o primeiro país a ser responsável pela estruturação e lançamento de um produto fora da matriz nos Estados Unidos: o Indigo AgFinance, uma ferramenta para simplificar o acesso ao crédito para o produtor rural, que o permite financiar suas sementes, biológicos e até o fertilizante e pagar apenas no prazo safraO produto também foi lançado na Argentina, em dezembro de 2020. O portfólio brasileiro ainda conta com o Indigo Semente Pronta, soluções de biológicos para soja, milho e algodão. Até o fim do ano são esperados outros lançamentos, produtos já existentes no portfólio norte-americano.

“A operação LATAM é o foco do crescimento da Indigo Ag atualmente e o Brasil tem um papel fundamental nessa estratégia, pois representa a maior contribuição na receita dessa região”, explica Dario Maffei, CEO LATAM da Indigo Ag. Na Argentina, a startup está passando por um momento de reestruturação e transição e se tornando uma empresa digital. “Esta transição acontece por meio de tecnologia e de pessoas, com uma estrutura mais moderna e um time alinhado com os desafios de crescimento LATAM para a região.”

A Indigo Ag no mundo

A Indigo Ag é uma empresa de tecnologia que possui um ecossistema de soluções para o agronegócio, que buscam o aumento da rentabilidade do produtor e o incentivo à produção mais sustentável, trazendo beneficios ao  consumidor e ao  planeta. A startup foi declarada o primeiro unicórnio do Agro (valor de mercado acima de US$ 1 bilhão) e foi uma das primeiras a alcançar a marca e permanecer independente.

Os fundadores da Indigo Ag perceberam que o setor do agronegócio era o menos beneficiado pela revolução digital e foram entender como tecnologias de big data, inteligência artificial, biotecnologia e satélites poderiam ser usados no campo e em toda a cadeia. Por isso a Indigo construiu, globalmente, uma variedade de soluções que vão do tratamento da semente ao transporte e comercialização da safra.

A Indigo Ag é líder global em pesquisas e desenvolvimento com microrganismos na agricultura, que tornam as lavouras mais resistentes situações de stress climático, como a seca, gerando um aproveitamento mais eficaz de água, e tornam as plantas mais eficientes, o que faz com que se desenvolvam melhor e possam render mais. O tratamento biológico é composto de microrganismos existentes na natureza e que a longo prazo permitem reduzir o uso de defensivos e fertilizantes, tornando o solo mais saudável. Esse tratamento é aperfeiçoado a cada ano com as novas pesquisas. Os cientistas da Indigo calculam que em dez anos será possível reduzir em até 90% o uso de defensivos químicos com a adoção desta tecnologia.

“Buscamos soluções que sejam capazes de realinhar os incentivos dentro da agricultura, promovendo sustentabilidade e a saúde das pessoas, por meio de soluções mais rentáveis ao produtor rural, e acreditamos que isso só é possível por meio da tecnologia”, completa Dario.

Sobre a Indigo Ag

A Indigo Ag melhora a rentabilidade do produtor, a sustentabilidade ambiental e a saúde do consumidor por meio do uso de microbiologia natural e tecnologias digitais. As descobertas científicas e as plataformas digitais da empresa beneficiam dezenas de milhares de produtores em milhões de hectares. Trabalhando em toda a cadeia de abastecimento, a Indigo Ag está promovendo sua missão de aproveitar o poder da natureza para ajudar os produtores a alimentar o planeta de forma sustentável. Em 2019, a Indigo Ag promoveu o evento inaugural chamado Beneficial Ag entre stakeholders para cultivar uma comunidade crescente em torno da noção de que a agricultura pode ser mais benéfica para as pessoas e o planeta, que serviu para o lançamento do Indigo Carbon – um programa que incentiva produtores a adotarem práticas de agricultura regenerativa, permitindo removerem o dióxido de carbono da atmosfera, melhorarem a saúde do solo e serem remunerados pela venda de créditos de carbono. Classificada em primeiro lugar na lista Disruptor 50 da CNBC em 2019, a Indigo Ag está sediada em Boston (Massachusetts, EUA), com escritórios adicionais em Memphis (Tennessee, EUA); Research Triangle Park (Carolina do Norte, EUA); América do Sul; e Basel (Suíça).

Sobre a Indigo LATAM

A Indigo Ag chegou na Argentina em 2017 e no Brasil em 2018. Em 2020, a empresa decidiu unificar as operações cujas geografias são aquelas onde a oferta biológica da empresa possuem a maior penetração de mercado. A Indigo LATAM representa cerca de 45% da receita total de produtos biológicos da empresa e seus produtos estão presentes em mais de 650 mil hectares espalhados pelos dois países. A principal solução da empresa, disponível em ambos os territórios, é o Indigo Ag Finance, uma ferramenta para simplificar o acesso ao crédito para o produtor rural, que o permite financiar suas sementes, biológicos e até o fertilizante, pagando apenas no prazo safra. O Indigo Ag Finance foi o primeiro produto estruturado e lançado fora da matriz nos Estados Unidos.

FONTE:  Edelman SP – Bianca Carvalho – tel: +55 (11) 3066-7777

Related posts

Região da Alta Mogiana: Edgard Bressani é eleito presidente da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana

Revista Attalea Agronegócios

Cafeicultor aposta em conilon de qualidade produzido em terras altas no Espírito Santo.

Revista Attalea Agronegócios

Conselho Monetário Nacional (CMN) aprova medidas para o setor leiteiro

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário