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Indigo Ag anuncia fusão das operações do Brasil e da Argentina e apresenta a Indigo LATAM

A Indigo Ag, startup do agronegócio que desenvolve inovações digitais para o setor, uniu as operações do Brasil e da Argentina para criar a Indigo LATAM. Desde 2020, a agritech unificou os braços do negócio cujas geografias são aquelas onde a oferta biológica da empresa possuem a maior penetração de mercado. De 2018 para os dias atuais, a receita da Indigo LATAM saltou 760% e passou a representar cerca de 45% do faturamento total de biológicos e da oferta de financiamento de toda a empresa. A rentabilidade cresceu 1.150% no mesmo período.

A Indigo Ag foi fundada em Boston (EUA), em 2016, e a Argentina foi o primeiro país onde a empresa iniciou operação fora dos Estados Unidos, em 2017. Desde então, a startup cresceu no mundo, se movimentou e se transformou, ampliando o portifólio de serviços – que até então era apenas de produtos biológicos – e construindo um ecossistema de ofertas que cobre todos os ciclos da safra. A operação no Brasil iniciou em 2018 e, ao longo de três safras, cresceu 14 vezes o número de hectares tratados com produtos Indigo Ag no Brasil e sete vezes sua receita na região.

O Brasil, por sua vez, foi o primeiro país a ser responsável pela estruturação e lançamento de um produto fora da matriz nos Estados Unidos: o Indigo AgFinance, uma ferramenta para simplificar o acesso ao crédito para o produtor rural, que o permite financiar suas sementes, biológicos e até o fertilizante e pagar apenas no prazo safraO produto também foi lançado na Argentina, em dezembro de 2020. O portfólio brasileiro ainda conta com o Indigo Semente Pronta, soluções de biológicos para soja, milho e algodão. Até o fim do ano são esperados outros lançamentos, produtos já existentes no portfólio norte-americano.

“A operação LATAM é o foco do crescimento da Indigo Ag atualmente e o Brasil tem um papel fundamental nessa estratégia, pois representa a maior contribuição na receita dessa região”, explica Dario Maffei, CEO LATAM da Indigo Ag. Na Argentina, a startup está passando por um momento de reestruturação e transição e se tornando uma empresa digital. “Esta transição acontece por meio de tecnologia e de pessoas, com uma estrutura mais moderna e um time alinhado com os desafios de crescimento LATAM para a região.”

A Indigo Ag no mundo

A Indigo Ag é uma empresa de tecnologia que possui um ecossistema de soluções para o agronegócio, que buscam o aumento da rentabilidade do produtor e o incentivo à produção mais sustentável, trazendo beneficios ao  consumidor e ao  planeta. A startup foi declarada o primeiro unicórnio do Agro (valor de mercado acima de US$ 1 bilhão) e foi uma das primeiras a alcançar a marca e permanecer independente.

Os fundadores da Indigo Ag perceberam que o setor do agronegócio era o menos beneficiado pela revolução digital e foram entender como tecnologias de big data, inteligência artificial, biotecnologia e satélites poderiam ser usados no campo e em toda a cadeia. Por isso a Indigo construiu, globalmente, uma variedade de soluções que vão do tratamento da semente ao transporte e comercialização da safra.

A Indigo Ag é líder global em pesquisas e desenvolvimento com microrganismos na agricultura, que tornam as lavouras mais resistentes situações de stress climático, como a seca, gerando um aproveitamento mais eficaz de água, e tornam as plantas mais eficientes, o que faz com que se desenvolvam melhor e possam render mais. O tratamento biológico é composto de microrganismos existentes na natureza e que a longo prazo permitem reduzir o uso de defensivos e fertilizantes, tornando o solo mais saudável. Esse tratamento é aperfeiçoado a cada ano com as novas pesquisas. Os cientistas da Indigo calculam que em dez anos será possível reduzir em até 90% o uso de defensivos químicos com a adoção desta tecnologia.

“Buscamos soluções que sejam capazes de realinhar os incentivos dentro da agricultura, promovendo sustentabilidade e a saúde das pessoas, por meio de soluções mais rentáveis ao produtor rural, e acreditamos que isso só é possível por meio da tecnologia”, completa Dario.

Sobre a Indigo Ag

A Indigo Ag melhora a rentabilidade do produtor, a sustentabilidade ambiental e a saúde do consumidor por meio do uso de microbiologia natural e tecnologias digitais. As descobertas científicas e as plataformas digitais da empresa beneficiam dezenas de milhares de produtores em milhões de hectares. Trabalhando em toda a cadeia de abastecimento, a Indigo Ag está promovendo sua missão de aproveitar o poder da natureza para ajudar os produtores a alimentar o planeta de forma sustentável. Em 2019, a Indigo Ag promoveu o evento inaugural chamado Beneficial Ag entre stakeholders para cultivar uma comunidade crescente em torno da noção de que a agricultura pode ser mais benéfica para as pessoas e o planeta, que serviu para o lançamento do Indigo Carbon – um programa que incentiva produtores a adotarem práticas de agricultura regenerativa, permitindo removerem o dióxido de carbono da atmosfera, melhorarem a saúde do solo e serem remunerados pela venda de créditos de carbono. Classificada em primeiro lugar na lista Disruptor 50 da CNBC em 2019, a Indigo Ag está sediada em Boston (Massachusetts, EUA), com escritórios adicionais em Memphis (Tennessee, EUA); Research Triangle Park (Carolina do Norte, EUA); América do Sul; e Basel (Suíça).

Sobre a Indigo LATAM

A Indigo Ag chegou na Argentina em 2017 e no Brasil em 2018. Em 2020, a empresa decidiu unificar as operações cujas geografias são aquelas onde a oferta biológica da empresa possuem a maior penetração de mercado. A Indigo LATAM representa cerca de 45% da receita total de produtos biológicos da empresa e seus produtos estão presentes em mais de 650 mil hectares espalhados pelos dois países. A principal solução da empresa, disponível em ambos os territórios, é o Indigo Ag Finance, uma ferramenta para simplificar o acesso ao crédito para o produtor rural, que o permite financiar suas sementes, biológicos e até o fertilizante, pagando apenas no prazo safra. O Indigo Ag Finance foi o primeiro produto estruturado e lançado fora da matriz nos Estados Unidos.

FONTE:  Edelman SP – Bianca Carvalho – tel: +55 (11) 3066-7777

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