Com uma estrutura impecável, estandes muito bem organizados, com a participação das principais empresas do agronegócio café, palestra sobre gestão e uma solenidade oficial de abertura recheada das principais autoridades do setor, teve início na manhã desta terça-feira, dia 09 de abril, o 11º SIMCAFÉ – Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana, evento organizado pela COCAPEC – Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas.
Durante todo o dia, os visitantes puderam conferir e visitar os mais de 80 estandes empresas de insumos agrícolas, máquinas e implementos, saúde animal, concessionárias de veículos, meio ambiente e sustentabilidade, entre outras.
Os cooperados da COCAPEC poderão adquirir os maquinários em condições exclusivas através da modalidade de troca por café, em que o produto colhido por eles é a moeda.
A solenidade oficial de abertura do evento aconteceu no final da tarde. Contou com a participação do várias autoridades do setor cafeeiro, como o Engº Agrº Carlos Yoshiyuki Sato (diretor-presidente da COCAPEC), Alberto Rocchetti Netto (diretor-vice presidente da COCAPEC), Saulo de Carvalho Faleiros (diretor-secretário da COCAPEC), Silas Brasileiro (presidente executivo do CNC – Conselho Nacional do Café), Engº Agrº Maurício Miarelli (coordenador do CNC e presidente do SICOOB-Credicocapec), Rodrigo Castejon (Subsecretário de Relações Institucionais, representando Gustavo Junqueira, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), Edivaldo del Grande (presidente da OCESP – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo e diretor da OCB – Organização das Cooperativas do Brasil), André Cunha (diretor da AMSC – Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana), José Henrique Mendonça (presidente do Sindicato Rural de Franca e presidente da Fundação Experimental do Café Alta Mogiana), Anderson Minamihara (secretário municipal de Desenvolvimento) e Frank Sérgio Pereira (vice-prefeito de Franca).




Após a solenidade, Silas Brasileiro proferiu uma rápida palestra, abordando o tema mais debatido e cobrado pelos produtores de cafés de todo o Brasil: a baixa atuais dos preços. Na palestra “Os Desafios de um Mercado Especulativo”, o presidente do CNC apresentou números referentes às safras 2018/2019, comparando com a de 2019/2020 e ressaltou: “Não há caminho além da busca permanente do equilíbrio entre a oferta e a demanda”
Silas exemplificou ainda, com números interessantes, o principal motivo pelo qual o Brasil não pode ser considerado o responsável pela atual queda de preços do café nas bolsas mundiais. Em cinco anos, México & América Central aumentou sua produção em 17%, enquanto Ásia & Oceania em 9,8% e África em 5,9%. Neste mesmo período de cinco anos, a produção na América do Sul (englobando Brasil e Colômbia) caiu em 1,6%.
Outra informação apresentada por Silas Brasileiro para a atual situação cafeeira no mundo, deve-se à questão consumo per capita. “Com dados fechados em 2017, enquanto o Brasil – maior produtor mundial -, apresenta consumo médio de 6,25 kg/hab/ano, outros produtores mundiais apresentam consumo interno pífio: Vietnã (1,52kg/hab/ano), Colômbia (2,14 kg/hab/ano), Honduras (2,40 kg/hab/ano) e Uganda (0,34 kg/hab/ano)”, ressaltou o presidente do CNC.

Logo após a palestra de Silas Brasileiro, coube ao Engº Agrônomo Caio Eduardo Lazarini Garcia proferiu a palestra “A Importância da Gestão Técnica e Econômica e Seus Impactos na Rentabilidade”. Caio é Consultor Técnico do Projeto Educampo Café (SEBRAE-MG) desde 2007 na cidade de Patrocínio (MG), atendendo 18 Produtores e 43 propriedades de café. Além disso, é cafeicultor desde 2016 em Indianópolis (MG). Ele é formado pela Faculdade de Agronomia “Dr. Francisco Maeda” (FAFRAM), Ituverava (SP), concluído em 2006 e pós-graduado em Gestão do Agronegócio Café (USP/PENSA) em 2009 e em Manejo de Solo (Esalq/USP) em 2019.
SERVIÇO
11º SIMCAFÉ – Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana
Dias = 9 e 11 de abril
Horário = das 9h às 18 horas
Local = Espaço Villa Eventos, em Franca/SP – Rod. Ronan Rocha – Km 29 / sentido Franca-Patrocínio Paulista.






