Máquinas e Implementos

YANMAR projeta fechar 2024 com 14% de participação no mercado de tratores

Para 2025, YANMAR projeta um crescimento mais moderado de 5% com a estratégia de novos lançamentos e a expansão de sua rede de concessionárias.

Em um ano desafiador para o setor agrícola, marcado pela alta das commodities e flutuações cambiais, a multinacional japonesa YANMAR – fabricante de máquinas e soluções para diversos setores da indústria brasileira, entre eles, o setor agrícola -, obteve um desempenho notável no mercado de tratores.

De janeiro a outubro, a empresa já alcançou 11% de crescimento no market share. Até dezembro, prevê atingir 14%, consolidando-se entre as cinco principais marcas nacionais de máquinas agrícolas.

“Apesar dos desafios econômicos e setoriais, conseguimos manter uma trajetória sólida de crescimento, principalmente devido à forte atuação da nossa rede de concessionárias e às parcerias com cooperativas e bancos, que têm viabilizado o acesso ao crédito para os produtores no financiamento de nossas máquinas”, conta Welinton Silva, coordenador de Desenvolvimento de Rede da YANMAR South America. “Além disso, nosso foco na nacionalização de produtos e na manutenção dos preços estáveis, mesmo com a alta do dólar, foi essencial para garantir a competitividade da marca”.

Com o setor agrícola representando mais de 60% do faturamento total da empresa, a marca destaca que entre os modelos de tratores mais vendidos em 2024 estão os de 26, 75, 80 e 90 cavalos de potência, com um crescimento expressivo especialmente no modelo de 105 cavalos, que passou a ser comercializado este ano. A estratégia de nacionalização, com a maior parte do portfólio já fabricado no Brasil ou com ex-tarifário, também ajudou a impulsionar os resultados.

Parcerias estratégicas e foco em inovação

Os investimentos em inovação para apoiar ainda mais o crescimento no setor ampliam as iniciativas da marca. Recentemente, a empresa firmou uma parceria estratégica com o PwC Agtech Innovation com o objetivo de ampliar o acesso à tecnologia para pequenos e médios produtores. “Embora a conectividade no campo ainda seja um desafio, acreditamos que é essencial iniciar um trabalho focado em soluções tecnológicas que viabilizem o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira”, explica Silva.

Projetos para 2025: crescimento sustentável e expansão

Para 2025, a YANMAR tem uma projeção de crescimento mais moderado, estimando um aumento de 5% nas vendas. A empresa continuará a expandir seu portfólio com o lançamento de um trator com 125 cavalos de potência, um novo sistema de monitoramento remoto que passa a integrar as linhas de tratores Solis, e ainda, pela entrada no mercado de implementos agrícolas que a marca passará a ofertar. A reestruturação do consórcio de máquinas para melhores condições de crédito e de financiamento também contempla os planos, juntamente com a expansão da rede de concessionárias.

“Em 2024 saltamos de 72 lojas para 80 e queremos chegar a 90 no próximo ano. E para melhorar ainda mais o atendimento aos clientes, também investiremos em melhorias logísticas. O objetivo é reduzir os prazos de entrega de nossas máquinas. Com essas ações, estamos confiantes de que iremos colher bons frutos no futuro. Todas essas iniciativas irão fortalecer nossa presença no mercado, uma vez que buscamos oferecer aos nossos clientes ainda mais agilidade, inovação e novas soluções para o campo”, finaliza o coordenador de Desenvolvimento de Rede.

Related posts

AGRISHOW: plantadeira Fendt MOMENTUM entrega a melhor operação de plantio

Mario

Master Mechanic: Reality show mostra dia a dia de mecânicos agrícolas de todo o Brasil

carlos

Hortitec 2022: Jacto traz para o evento lançamentos em pulverização, distribuidores de grânulos e poda 

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais