HortiFruti

Tomate ‘Tyson’ leva um pacote de resistência às principais doenças

A qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor é a prioridade dos produtores rurais. Dessa forma, é necessário que o plantio seja feito com sementes que se desenvolvem resistentes a doenças e pragas que danificam a produção e prejudicam os resultados do agricultor. 

Pensando nisso, a Agristar do Brasil traz no portfólio da linha Topseed Premium, o tomate Tyson F1. Referência na questão de segurança, a variedade possui boa resistência foliar, além de proporcionar proteção ao produtor em áreas com incidência de geminivírus (TYLCV), vira-cabeça (TSWV) e fusarium raça 3 (F3).

O produtor de tomates Vander Luiz de Oliveira, da cidade de Guaçuí (ES), cultiva o tomate Tyson há mais de cinco anos e explica o que o levou a plantar esse híbrido nas lavouras. “Escolhi plantar o Tyson porque ele é uma planta mais vigorosa. Ele tem uma folha mais resistente, o que dificulta a entrada de bactérias”.

Vander também destaca o rendimento da produção do tomate. “Planto de duas a três lavouras de Tyson por ano e essa variedade sempre tem produção acima da média dos outros tomates. Ele registra muitos frutos no cacho”.

O Coordenador Técnico de Vendas da Topseed Premium (MG, RJ, ES e Sul da BA), Leonel Clemente, aponta que o tomate Tyson é bem plantado em São José de Ubá e Itaocara (que fazem parte do polo Norte do RJ), Paty do Alferes (do polo Rio de Janeiro) e Venda Nova Do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra/Joatuba (do polo Região Serrana do ES).

 “O Tyson teve uma boa aceitação pelos compradores e produtores devido ao excelente padrão de fruto e de qualidade, além do alto rendimento de frutos boca 6”, explica o coordenador técnico.

Para o produtor Jair Borges, da cidade de Paty dos Alferes (RJ), a escolha da semente do tomate Tyson foi assertiva. “Cultivo a variedade há dois anos. Optei pelo material por conta da sua resistência ao geminivírus, que aqui na região tem bastante propensão a doença. Outro ponto que me chamou atenção foi a questão da ramagem, pegamento e do fruto em si. O Tyson se mostra bastante uniforme e padrão”, pontua.

FONTE: Tamara Horn – ATTUALE COMUNICAÇÃO
 tamara@attualecomunicacao.com.br
(11) 97116-1390

Related posts

Tomate Ferrari híbrido recém-lançado se destaca na tomaticultura pelos resultados no cultivo em tempo seco e colheita no período de chuvas

carlos

Novo regulador de crescimento para manga muda cenário de produção no Vale do São Francisco

Mario

Fundecitrus: Safra de laranja 2023/24 é reestimada em 307,22 milhões de caixas

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais