Cana de Açúcar

Syngenta utiliza tecnologia MICROGEO® em sua estação experimental

Soluções para produzir mais e melhor por muito mais tempo foram apresentadas durante a Estação Conhecimento, evento anual que oferece informações sobre as novas tecnologias da Syngenta.

A MICROGEO®, empresa responsável por produzir uma tecnologia inovadora no mercado do agronegócio, participou da Estação Conhecimento 2019 – Cana-de-açúcar, evento realizado pela Syngenta no município de Itápolis (SP), em maio. Nesta edição, a Syngenta apresentou suas novas tecnologias para o cultivo de cana-de-açúcar por meio de seis estações, sendo elas: pragas, plantas daninhas, tecnologias Plene, maturação, doenças e produtividade.

Numa das estações, os visitantes puderam conhecer de perto a tecnologia Plene Emerald, sementes artificiais de cana que, após alguns anos em desenvolvimento, terá os primeiros canaviais colhidos em 2019. O grande diferencial da novidade é a simplificação do plantio, que permitirá que a cana seja plantada de forma semelhante ao plantio de grãos.

Outras tecnologias demonstradas no evento pela Syngenta foram a Plene PB e a Plene PB 2.0. Sob sistema de Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente), as duas tecnologias de mudas pré-brotadas receberam o Adubo Biológico, produzido com MICROGEO®. O sistema de Meiosi aliado às mudas pré-brotadas confere maiores taxas de multiplicação devido tratamentos que as plantas recebem no processo de produção realizado pela Syngenta. A desdobra ocorrida em março de 2019 recebeu 300 L/ha de dose de Adubo Biológico.

Tecnologia MICROGEO® na redução do impacto ambiental em cana-de-açúcar

Um estudo realizado pela Fundação Espaço ECO (empresa Instituída pela BASF), envolvendo uma pesquisa em cana-de-açúcar com a tecnologia MICROGEO®, desenvolvida pela UNESP de Jaboticabal (SP), apontou benefícios do Adubo Biológico na cultura. O estudo comprovou que o cultivo de cana-de-açúcar, atrelado à Adubação Biológica, garantiu a maior eficiência do uso dos fertilizantes e apresentou uma redução de 40% do impacto ambiental.

Foi estimado que para uma usina média, com processamento anual de 4,5 milhões de toneladas de cana, a tecnologia MICROGEO® ajudaria a reduzir em 56 milhões de quilos a emissão de CO2 na atmosfera. Para o programa RenovaBio, a redução do impacto medida na RenovaCalc foi de 18,4g COeq/MJ para 15,1g CO2eq/MJ, ou seja, 18% de redução.

Como funciona a tecnologia MICROGEO®?

MICROGEO® é um componente utilizado na produção do único Adubo Biológico oferecido no mercado agrícola. O Adubo Biológico tem como finalidade restabelecer o microbioma do solo – isto é, restabelece um conjunto de micro-organismos que vivem e interagem com as plantas e solo. Produzido na propriedade rural pelo próprio agricultor, com total suporte dos técnicos da empresa, o Adubo Biológico age desta forma por ser constituído de alta biodiversidade de micro-organismos exclusivos e adaptados ao local de uso, bem como por nutrientes que favorecem a atividade microbiana nativa do solo, como os fungos micorrízicos.

Como os micro-organismos e nutrientes do Adubo Biológico, produzido com MICROGEO®, são exclusivos da localidade, ao restabelecer a biodiversidade microbiana do solo e estimular seu microbioma, promove benefícios que atuam no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, seja para agricultura, pecuária ou reflorestamento.

O Adubo Biológico pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, em qualquer temperatura, luminosidade ou mesmo umidade, em conjunto com defensivos químicos, fertilizantes, herbicidas, biológicos, insumos foliares e vinhaça.

Related posts

IAC lança quarta edição do Programa +Cana de transferência do sistema MPB

Mario

CATI Regional Bauru e APTA Polo Regional realizam capacitação sobre derivados da cana de açúcar

Mario

HxGN LOCAL Cana e Tecnologia: Tecnologia transforma canaviais em fazendas inteligentes

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais