Bovinos de CorteBovinos de LeiteNOTÍCIAS

Soluções digitais da dsm-firmenich impulsiona a pecuária brasileira de corte e leite

Pecuária de Precisão é a nova categoria de soluções, cujo portfólio inclui nutrição, consultoria e softwares de gestão da empresa, que integrou as soluções da Prodap, adquirida ano passado, e que estão em mais de 6 mil fazendas no Brasil.

A dsm-firmenich, reconhecida pela liderança e inovação em suplementos nutricionais para bovinos, em que é a detentora da marca Tortuga®, anuncia uma grande novidade para a pecuária. Trata-se do lançamento da Pecuária de Precisão, categoria que chega para nomear um portfólio que inclui soluções digitais, integrados à carteira da companhia a partir da aquisição (em 2022) da Prodap, empresa de tecnologia de nutrição animal.

Essa nova categoria abrange o fornecimento de produtos digitais de ponta, que vêm revolucionando a maneira como os pecuaristas interagem com as suas fazendas ao integrarem nutrição, consultoria especializada e softwares focados em todas as etapas da produção, em uma plataforma que leva a fazenda para um patamar superior em termos de administração e produtividade. Nesse contexto, esse lançamento representa o avanço no compromisso da dsm-firmenich de criar soluções inovadoras que atendam às necessidades e demandas de um mundo em constante evolução.

Para trazer a metodologia da Pecuária de Precisão aos pecuaristas do Brasil (incluindo fábricas de ração), o portfólio de soluções integradas de tecnologia, nutrição e consultoria cria fazendas mais lucrativas e sustentáveis com apoio dos softwares de gestão, que passam a adotar a marca FarmTell. São tecnologias digitais que tornam possível coletar uma quantidade massiva de dados e desenvolver insights em tempo real para os produtores que, em posse de dados, podem corrigir erros e evitar impactos no sistema produtivo, gerando ganhos em eficiência na atividade.

E os casos de sucesso já são percebidos em fazendas de corte e leite em todo o Brasil. Atualmente, essas plataformas digitais inovadoras estão presentes em 6 mil fazendas, com mais de 15 mil usuários e monitoramento de mais de 5 milhões de animais. São números robustos que permitem à companhia organizar um plano de expansão desse portfólio para outros países da América Latina (inicialmente México e Paraguai) e, depois, EUA, Europa, China e Austrália.

“A Pecuária de Precisão é uma categoria nova aderente ao nosso propósito ao permitir fazer diagnósticos acurados dos rebanhos para melhorar a gestão das fazendas. Com a incorporação das soluções da Prodap, que incluem softwares de gestão das fazendas, as inovações em nutrição animal da dsm-firmenich trouxeram mais tração para esse portfólio e, nesse contexto, essa mudança do nome da categoria de produtos coloca a nossa atuação em uma posição ainda mais sólida de contribuir para tornar a pecuária mais eficiente e produtiva”, conta Sergio Schuler, vice-presidente do negócio de Ruminantes da dsm-firmenich para a América Latina. Nesse meio, um ponto a ser destacado é que, nesse momento, a dsm-firmenich avança na jornada de aprimoramento e personalização dos produtos, fortalecendo ainda mais as soluções digitais, incluindo as mais modernas ferramentas de inteligência artificial e softwares de gestão.

Benefícios aos clientes – produtores de carne e leite

Os clientes da dsm-firmenich, que já adotam tecnologias que melhoram os resultados, têm mais recursos a partir da integração da categoria Pecuária de Precisão. Os sistemas e softwares de gestão de pecuária disponíveis possuem diversos módulos de gestão que monitoram todos os processos de uma fazenda e fornecem subsídios para tomadas de decisões importantes.

“Com a nova categoria, combinamos a inteligência de gestão com a consultoria para ajudar o produtor a corrigir gargalos e disponibilizar, no cocho, o manejo nutricional que traz os melhores resultados. E, por meio de inteligência artificial, eles percebem que é possível ter informações que ajudam a visualizar cenários futuros, como tendência de ganho de peso dos animais”, comenta Vanessa Porto, Head of Precision Farming Latam da dsm-firmenich.

Essa atenção para cada detalhe da produção resulta em bovinos de corte mais pesados e rebanhos leiteiros mais produtivos e que geram benefícios para toda a cadeia, desde o atendimento às demandas da indústria até às exigências dos consumidores com alimentos de alta qualidade. E é nesse contexto, então, que o Head of ANH Development HUB da empresa, Leonardo Sá, reforça que a Pecuária de Precisão é uma metodologia inovadora para gerenciar a produção animal, combinando tecnologia, nutrição e consultoria de otimização para fazendas mais rentáveis e sustentáveis.

“É uma solução completa que combina tecnologia, consultoria especializada e conhecimento em nutrição para elevar a rentabilidade e a sustentabilidade das fazendas”, comenta o executivo, que completa: “A Pecuária de Precisão é o resultado da união de conhecimento da dsm-firmenich e da Prodap, do portfólio de produtos e da capacidade inovadora dessas organizações que vem construindo bases sólidas para a pecuária do futuro”.

dsm-firmenich e Prodap, uma integração bem-sucedida

A aquisição da Prodap pela dsm-firmenich foi anunciada em junho de 2022. Em um processo bem-sucedido de integração do portfólio e da integração de valores e atividades, a dsm-firmenich incluiu a combinação da experiência da Prodap em termos de nutrição, consultoria e serviços de tecnologia para otimizar as operações de criação de ruminantes (corte e leite).

Nesse contexto, essa integração se tornou relevante no mercado pecuária à medida que evolui as demandas crescentes por uma pecuária de precisão, impulsionada pela atenção cada vez maior do segmento para temas como sustentabilidade, eficiência, rastreabilidade e bem-estar animal, que são segmentos para os quais ambas as empresas já têm dedicado esforços e alocado investimentos para desenvolvimento de soluções que impulsionam a atividade à medida que contribuem para a preservação dos recursos naturais e a perenidade da produção de carne e leite de alta qualidade.

Sobre a dsm-firmenich

Como inovadores em nutrição, saúde e beleza, a dsm-firmenich reinventa, fábrica e combina nutrientes, sabores e fragrâncias vitais para que crescente população mundial prospere. Com nossa ampla variedade de soluções, com ingredientes naturais e renováveis e reconhecida capacidade científica e tecnológica, trabalhamos para criar o que é essencial para a vida, o desejado pelos consumidores e mais sustentável para o planeta. A dsm-firmenich é uma empresa suíça-holandesa, listada na Euronext Amsterdam, com operações em quase 60 países e receitas de mais de € 12 bilhões. Com uma equipe diversificada e mundial de quase 30 mil colaboradores, levamos evolução à vida™ todos os dias, em todos os lugares, para bilhões de pessoas.

Related posts

Nelore Minas promove Expoinel 2023 em Uberaba (MG), com apoio da ACNB

Mario

Exportações de carne bovina para o Egito aumentam 268% em receita

Mario

Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela (BA) lança a 12ª Festa do Café

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais