CaféEVENTOS - DESTAQUESIrrigação

Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada é uma opção para conhecimento específico em irrigação

Paralelo à Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, acontece na quarta-feira (17/04), no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari (MG), no Triângulo Mineiro, o 25ª Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. Uma opção técnica de conhecimento específico na área de irrigação e também para divulgação de trabalhos técnicos.

“Todos os anos procuramos trazer para Araguari (MG) o que tem de mais inovador para a cafeicultura irrigada. Seja em conhecimento, serviços ou equipamentos. Mas as palestras são o nosso diferencial. Os maiores palestrantes na área da irrigação, clima e cafeicultura passam por aqui”, garante o professor Drº André Luís Teixeira Fernandes, Pró Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão – UNIUBE, que também coordena o conteúdo técnico da feira. 

O conteúdo da Fenicafé envolve os detalhes para o sucesso na irrigação: implantação, operação e técnicas de manejo e a fisiologia do cafeeiro: produtividade minimizando estresses bióticos e abióticos. 

O simpósio é realizado em parceria com a Inovagri, ABID, ACA e Embrapa.

08:30 às 9:00h – Abertura do Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes – Pró Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão – UNIUBE e Sócio proprietário da C3 Consultoria e Pesquisa – Dr. Sílvio Carlos – Presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) – Cláudio Morales Garcia – Presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) – Dr. Antônio Fernando Guerra – Gerente Geral da Embrapa Café.

09:00 às 10:00h – Palestra: Irrigação de café: a importância dos dados básicos para o sucesso de um projeto – Palestrante: Eng. Agrônomo Márcio Carvalho

10:00 às 11:00h – Palestra: Novas tecnologias para os projetos de irrigação na cafeicultura –  Palestrante: Rodrigo Franco Vieira – CODEVASF

11:00 às 12:30h – Palestra: Manejo da irrigação do cafeeiro: Uma ciência que envolve clima, solo, planta e sustentabilidade – Palestrantes: Prof. Dr. José Alves Júnior – Universidade Federal de Goiás (UFG) e Prof. Dr. Eusímio F. Fraga Júnior – Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Monte Carmelo)

14:00 às 15:00h – Palestra: Produtividade: Como mitigar o estresse do cafeeiro utilizando a irrigação – Palestrante: Prof. Dr. Prof André Reis – Departamento de Engenharia de Biossistemas – UNESP/Tupã

15:00 às 16:00h – Palestra: A importância da interação entre os nutrientes e as oportunidades de aplicação: o momento é mais importante que a quantidade. – Palestrante: Prof Dr Tiago Tezotto – Departamento de Ciência do Solo – Universidade de São Paulo (Esalq/USP)

16:00h às 17:00h – Palestra: A fisiologia do cafeeiro num contexto de mudanças climáticas: estratégias fisiológicas e agronômicas para mitigação dos efeitos de estresses abióticos – Palestrante: Prof. Dr. Fábio Murilo da Matta – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

Related posts

88ª ExpoZebu: ABCZ prepara café da manhã especial para os tratadores

Mario

Cerrado do Brasil Central deve se tornar mais novo polo de fruticultura do Brasil

Mario

YaraRega®: Grupo Bolsa e Yara lançam fertilizante desenvolvido para fertirrigação

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais