fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Café EVENTOS - DESTAQUES

Semana Internacional do Café 2019 terá três campeonatos para profissionais

Os melhores baristas no preparo e na prova de cafés brasileiros serão conhecidos no evento, que ocorre em Belo Horizonte de 20 a 22 em novembro.

A Semana Internacional do Café 2019 – SIC, que ocorre no Expominas, em Belo Horizonte, entre 20 e 22 de novembro, contará com três competições entre profissionais do café. O objetivo é premiar os melhores do país no preparo da bebida e na prova: Campeonato Brasileiro de Barista; Campeonato de Preparo de Café (Brewers) e Campeonato de Prova de Café (Tasters). As inscrições, realizadas pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), já foram encerradas e receberam 100 competidores.

Campeonato Brasileiro de Barista

São 15 minutos em que o competidor deve entregar quatro espressos, quatro bebidas com leite e quatro drinques de assinatura. Não há uma ordem a ser seguida: é o próprio barista quem escolhe como fará a apresentação. Porém, a tarefa não é só preparar as bebidas: ele precisa explicar a origem do café e sobre todos os insumos usados como leite, misturas, ingredientes e criação de cada drinque. Higiene, organização e criatividade contam na avaliação dos juízes.

Campeonato Brasileiro de Preparo de Café (Brewers)

Esta é uma competição que valoriza a habilidade do preparo de cafés filtrados e é dividida em duas etapas: eliminatórias e finais. Durante as eliminatórias, os competidores precisam completar duas rodadas de serviços – o compulsório e o serviço livre. No compulsório, três bebidas são preparadas utilizando cafés em grãos fornecidos pela organização. No serviço livre, o competidor apresenta o seu café aos juízes e explica sobre a origem, a escolha do grão e do método. Os melhores vão às finais.

Campeonato Brasileiro de Prova de Café (Tasters)

Este campeonato premia o profissional que demonstra capacidade na distinção sensorial dos cafés especiais. Aqui, o objetivo do participante é conseguir apontar as xícaras diferentes. São oito triangulares em que duas xícaras têm o mesmo café e uma o café diferente. O objetivo é distinguir, o mais rápido possível, qual é a xícara diferente, usando suas habilidades de olfato, paladar, atenção e muita experiência.

As provas são abertas aos visitantes nas arenas da Semana Internacional do Café e ocorrerão nos três dias do evento, das 11h às 20h. No dia 20, são as classificatórias; dia 21, as provas semifinais; e, no dia 22, as competições finais, durante todo o dia.

Os Campeonatos Brasileiros de Barismo têm a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) como National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo.

O Campeonato Brasileiro de Barista tem o patrocínio oficial da Melitta, máquina oficial Astoria, água oficial Bunn e leite oficial Itambé. O Campeonato Brasileiro de Preparo de Café tem o patrocínio oficial da Melitta e equipamento Bunn. O Campeonato Brasileiro de Prova de Café tem o patrocínio do equipamento Bunn e cafés Fazendas Klem e Fazenda Recanto.

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Reunirá de 20 a 22 de novembro de 2019, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias serão realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de mercado & consumo, conhecimento & inovação, negócios & empreendedorismo.

Patrocinadores

A edição deste ano tem o patrocínio oficial Nestlé e patrocínio diamante Sistema Ocemg.

 

SERVIÇO
Semana Internacional do Café 2019
Quando? De 20 a 22 de novembro, das 11h às 20h
Onde? Expominas – Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira, BH

Quanto? Inscrição pelo site: www.semanainternacionaldocafe.com.br – aba credenciamento. Visitantes sem CNPJ pagam R$ 30, para os três dias do evento.

Related posts

Massey Ferguson apresenta novo pulverizador no Show Rural Coopavel

Piccin lança novo distribuidor de adubo na Expodireto Cotrijal

Pesquisa confirma compatibilidade genética para o café Canéfora

Deixe um comentário