Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Café EVENTOS - DESTAQUES

Semana Internacional do Café 2019 terá três campeonatos para profissionais

Os melhores baristas no preparo e na prova de cafés brasileiros serão conhecidos no evento, que ocorre em Belo Horizonte de 20 a 22 em novembro.

A Semana Internacional do Café 2019 – SIC, que ocorre no Expominas, em Belo Horizonte, entre 20 e 22 de novembro, contará com três competições entre profissionais do café. O objetivo é premiar os melhores do país no preparo da bebida e na prova: Campeonato Brasileiro de Barista; Campeonato de Preparo de Café (Brewers) e Campeonato de Prova de Café (Tasters). As inscrições, realizadas pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), já foram encerradas e receberam 100 competidores.

Campeonato Brasileiro de Barista

São 15 minutos em que o competidor deve entregar quatro espressos, quatro bebidas com leite e quatro drinques de assinatura. Não há uma ordem a ser seguida: é o próprio barista quem escolhe como fará a apresentação. Porém, a tarefa não é só preparar as bebidas: ele precisa explicar a origem do café e sobre todos os insumos usados como leite, misturas, ingredientes e criação de cada drinque. Higiene, organização e criatividade contam na avaliação dos juízes.

Campeonato Brasileiro de Preparo de Café (Brewers)

Esta é uma competição que valoriza a habilidade do preparo de cafés filtrados e é dividida em duas etapas: eliminatórias e finais. Durante as eliminatórias, os competidores precisam completar duas rodadas de serviços – o compulsório e o serviço livre. No compulsório, três bebidas são preparadas utilizando cafés em grãos fornecidos pela organização. No serviço livre, o competidor apresenta o seu café aos juízes e explica sobre a origem, a escolha do grão e do método. Os melhores vão às finais.

Campeonato Brasileiro de Prova de Café (Tasters)

Este campeonato premia o profissional que demonstra capacidade na distinção sensorial dos cafés especiais. Aqui, o objetivo do participante é conseguir apontar as xícaras diferentes. São oito triangulares em que duas xícaras têm o mesmo café e uma o café diferente. O objetivo é distinguir, o mais rápido possível, qual é a xícara diferente, usando suas habilidades de olfato, paladar, atenção e muita experiência.

As provas são abertas aos visitantes nas arenas da Semana Internacional do Café e ocorrerão nos três dias do evento, das 11h às 20h. No dia 20, são as classificatórias; dia 21, as provas semifinais; e, no dia 22, as competições finais, durante todo o dia.

Os Campeonatos Brasileiros de Barismo têm a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) como National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo.

O Campeonato Brasileiro de Barista tem o patrocínio oficial da Melitta, máquina oficial Astoria, água oficial Bunn e leite oficial Itambé. O Campeonato Brasileiro de Preparo de Café tem o patrocínio oficial da Melitta e equipamento Bunn. O Campeonato Brasileiro de Prova de Café tem o patrocínio do equipamento Bunn e cafés Fazendas Klem e Fazenda Recanto.

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Reunirá de 20 a 22 de novembro de 2019, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias serão realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de mercado & consumo, conhecimento & inovação, negócios & empreendedorismo.

Patrocinadores

A edição deste ano tem o patrocínio oficial Nestlé e patrocínio diamante Sistema Ocemg.

 

SERVIÇO
Semana Internacional do Café 2019
Quando? De 20 a 22 de novembro, das 11h às 20h
Onde? Expominas – Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira, BH

Quanto? Inscrição pelo site: www.semanainternacionaldocafe.com.br – aba credenciamento. Visitantes sem CNPJ pagam R$ 30, para os três dias do evento.

Powered by Rock Convert

Related posts

[Grupo Vittia – Samaritá] – Micronutrientes na Lavoura Cafeeira

Revista Attalea Agronegócios

MAPA divulga representantes do Conselho Deliberativo da Política do Café

ExpoZebu 2019: Vagas para raça Girolando esgotam antes do prazo e jurado é definido em sorteio

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário