Cafés EspeciaisEVENTOS - DESTAQUES

Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

Premiação é voltada para produtores rurais que também industrializam e comercializam o café torrado no país; inscrições vão até 23 de abril.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abriu as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 Cafés Especiais Torrados. Com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e da Helga Andrade, pois, o concurso é voltado para produtores rurais que também industrializam e comercializam o café torrado em todo o Brasil. Acima de tudo, o objetivo é reconhecer a qualidade da produção e valorizar cafeicultores de todo o país.

Primeiramente, as inscrições podem ser feitas no site do Sistema CNA/Senar, até 23 de abril, em duas categorias. São elas: 100% Café Arábica e 100% Café Canephora (conilon e robusta).

Confira aqui o REGULAMENTO COMPLETO

Faça aqui a sua INSCRIÇÃO

Critérios

Para se inscrever na categoria Arábica, a princípio, o volume total anual de produção de café beneficiado em grãos crus dos produtores dever ser de até 3 mil sacas de 60 kg. Para o Canephora, por outro lado, a produção deve ser de até 4,5 mil sacas de 60 kg.

Já o volume de produção industrializada, ou seja, do café torrado, para as duas categorias, deverá ser de até 20 sacas de 60kg/mês. Assim, totalizando no máximo 240 sacas kg/ano.

CNA Brasil Artesanal 2024

De antemão, os produtos devem se enquadrar no estilo de cafés especiais. Isso segundo o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Café Torrado, metodologia adotada pela ABIC.

Antes de mais nada, a Associação foi responsável pela curadoria técnica do concurso. Bem como ajudou na elaboração do regulamento. Ademais, será a responsável pela seleção do júri técnico.

“Pelo Protocolo ABIC, será classificado como Especial o café que apresentar alta doçura, baixo amargor e alta qualidade de acidez. Além de notas intensas de florais, frutados e baunilha, promovendo uma experiência sensorial complexa para o consumidor. Podendo ser da espécie arábica, canéfora ou blend das duas espécies. Somado a isso, o café também deve comprovar sua sustentabilidade e rastreabilidade desde a fazenda até o produto final. A iniciativa reforça o compromisso da ABIC em valorizar toda a cadeia produtiva, da fazenda até a xícara. E destaca a importância de práticas responsáveis e transparentes na indústria cafeeira”, explica Celírio Inácio, Diretor Executivo da ABIC.

O executivo, desde já, ressalta a importância da entidade auxiliar a CNA na organização do concurso. Já que o mesmo está alinhado com os princípios da ABIC de reconhecer a qualidade da produção nacional. E valorizar os cafeicultores do Brasil.

Avaliação

Sobretudo, serão avaliados critérios como: alta doçura, excelente qualidade de acidez, baixo amargor. Além de aromas intensos com notas frutadas, florais, especiarias, baunilha e até levemente alcoólico.

De acordo com o edital do concurso, os produtores inscritos devem enviar amostras dos cafés torrados, via Correios ou empresa transportadora, até 23 de abril. Dessa forma, o produto deve ser enviado em embalagem hermética, própria para acondicionamento do café torrado. Sendo que todas as unidades devem ser do mesmo peso, lote, datas de validade e fabricação.

Júri técnico

Definitivamente, as amostras serão analisadas no júri técnico. Isto é, a primeira etapa de avaliação do concurso que selecionará 10 produtos, cinco de cada categoria.

Em seguida, os cafés selecionados participam da fase do júri popular. Ou seja, onde ocorre a degustação por consumidores finais. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores rurais.

Sob o mesmo ponto de vista, 10 produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios em dinheiro. Por fim, os três primeiros vão receber também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Serviço

Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cafés Especiais Torrados
Inscrições: até o dia 23 de abril, através do link
Amostras: Devem ser enviadas até 23 de abril e só serão recebidas até 30 de abril

Enviar para o endereço abaixo:
PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL – CAFÉS ESPECIAIS TORRADOS
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.
Endereço: SGAN, Quadra 601, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo, CEP 70.830-903, Brasília/DF.

Related posts

Cafeicultores aproveitam posição geográfica do Paraná para se destacar com cafés especiais

Mario

SHOWTEC 2019: Pesquisas e produtores confirmam as eficiências agronômica e ambiental do Microgeo®

Mario

8º Congresso ANDAV: Segundo dia destaca Pesquisa Anual da Distribuição de Insumos

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais