fbpx
Revista Attalea Agronegócios
EVENTOS - DESTAQUES

 O presente e futuro da cadeia de sementes é destaque no Congresso Brasileiro de Sementes

Na pauta os principais temas que movimentam a pesquisa e o mercado de produção de sementes.

Para um mercado que movimenta mais de R$ 10 bilhões ao ano, a cadeia brasileira de sementes tem o mérito de contribuir para o Brasil ocupar posição de liderança na produção de alimentos. Porém, ainda existem desafios importantes na pesquisa, nos processos de secagem, beneficiamento e formação de profissionais – só para citar alguns. O XXI Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), que acontece de 12 a 15 de setembro, na Expo Unimed, em Curitiba (PR), reunirá pesquisadores, executivos de grandes corporações e produtores sementeiros, representantes do que há de mais notável de massa crítica no setor, incluindo participações internacionais, para apontarem os horizontes da tecnologia de sementes.

O maior evento da América Latina de sementes deve contar com mil participantes, que terão pela frente uma maratona de painéis, palestras, simpósios e sessões posters e de avanço tecnológico.

O presidente da ABRATES – Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes, Francisco Krzyzanowski, ressalta a importância do CBSementes, como um fórum de relevância internacional de discussão de ciência e tecnologia de sementes. “O CBSementes é o maior fórum de discussão e de divulgação da ciência e tecnologia de sementes na América Latina. Por isso, da sua alta relevância para a academia, instituições de pesquisa, indústria de máquinas e produtores de sementes. É uma oportunidade ímpar para atualização de conhecimento e ampliação de rede de contatos”, avalia Krzyzanowski.

Entre os participantes internacionais do congresso estão Bert von Duijr, professor da Laiden University/Fytagoras; Andreas Wais, secretário-executivo da International Seed Testing Association (Ista) e Sabry Elias, professor do Oregon State, representando a Association of Official Seed Analysts (AOSA). Confira uma prévia da programação, que começa logo após a solenidade de abertura dia 12 às 9h30.

O painel de abertura, com o tema “Banco de germoplasma – papel na manutenção da biodiversidade”, será coordenado pelo Diretor Financeiro da Abrates, José de Barros França Neto.

Contará com a participação da diretora do Banco de Germoplasma do Instituto Internacional de Pesquisa de Cultivos para os Trópicos Semiárido (ICRISAT), Vania Azevedo, que vai ministrar a palestra “O papel do CGIAR na preservação das sementes a nível mundial”.

Compondo ainda o painel, a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rosa Lia Barbieri, vai ministrar palestra sobre “A participação da Embrapa em bancos de germoplasma a nível mundial.

O banco de germoplasma é a principal maneira para manter e garantir a biodiversidade de sementes às próximas gerações, mas, outros temas, como o “Vigor: atualizações” também são destaques na grade de programação do primeiro dia de congresso.

Bert von Duijr faz a sua participação no painel com a palestra “Measurement of oxygen consumption for single seed analysis”

O professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Francisco Guilhien Gomes Junior dá continuidade à temática vigor, com a palestra “Avaliação do vigor de sementes: análise computadorizada de imagens de plântulas e protrusão da raiz primária”.

O painel ainda traz o CEO da empresa alemã Petkus, o brasileiro Carlos Petkus para falar sobre o desenvolvimento de novas ferramentas. Tema que divide com o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Laércio Junior da Silva. O professor também será o moderador do painel.

No dia 13, o congresso começa com o painel “Ista e Aosa”, que discutirá qual o papel mundial das duas associações, a demanda por pesquisas e oportunidades.

Participam o secretário-geral do Ista, Andreas Wais e o representante da Aosa, Sabry Elias. Será a primeira de uma série de participações de Elias, no evento.

Bolsa de valores

O mercado de sementes é uma oportunidade de negócios, que tem transformado negócios familiares em empresas de capital aberto em bolsa.

Três cases mostram como isso é possível. Entre os participantes, José Américo Basso Amaral, consultor em sementes; João Paulo Vanin, gerente de sementes da SLC Agricultura S/A; e Marino Colpo, CEO da Boa Safra Sementes.

O congresso também abre espaço para um painel que vai discutir o “Ensino e pesquisa em ciência e tecnologia de sementes”, com a participação de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); a professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Édila Vilela Von Pinho; e o CEO da Seed News, Silmar Peske.

É um momento em que será discutido o ensino da produção de sementes e, como a academia e as empresas podem estabelecer parcerias para desenvolvimento da pesquisa.

No dia 14, a programação do  CBSementes  traz painéis, palestras simultâneos e a apresentação de trabalho encaminhados ao congresso.

Destaque da programação são os simpósios no dia 15, como o  4º Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras, o 10º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais e o 15º Simpósio Brasileiro de Sementes. Os eventos são organizados pelos comitês das áreas da Associação Brasileira em Tecnologia de Sementes (Abrates), que promove o CBSementes, desde 1979.

O presidente desta edição do CBSementes, Fernando Henning, considera o momento, oportuno para os debates que o evento coloca em pauta. “Vamos tratar de assuntos básico da área, como as questões de laboratórios, secagem e beneficiamento, mas que, existem gargalos importantes e que vamos tentar cobrir da melhor forma com essas discussões”, conclui Henning.

SERVIÇO
XXI Congresso Brasileiro de Sementes
Data: 12 a 15 de setembro de 2022
Local: Expo Unimed, Curitiba (PR)
Inscriçõeshttps://www.cbsementes.com/

Related posts

Dia de campo digital discute trigo como opção rentável e fortaleza agronômica

Revista Attalea Agronegócios

25ª HORTITEC: NRG-A apresenta produtos para nutrição vegetal

Revista Attalea Agronegócios

11º SIMCAFÉ – Simpósio do Agronegócio Café inicia terça-feira, dia 09 de abril

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário