fbpx
Revista Attalea Agronegócios
NOTÍCIAS

Novo secretário da Agricultura visita laboratórios e instalações do Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte do IZ

A diretoria do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu no Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte o novo secretário da pasta Itamar Borges que esteve acompanhado do secretário executivo, Francisco Matturro, para conhecer as instalações, laboratórios e a equipe de pesquisadores que atuam na unidade em Sertãozinho (SP). 

Os convidados puderam conhecer detalhes dos trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de Emissão de gases do efeito estufa, de Genômica, de Reprodução e saúde animal e de Fermentação ruminal e nutrição de bovinos de corte, além das instalações da prova de ganho de peso e testes de eficiência alimentar com os sistemas Intergado® e Growsafe®

O encontro, recepcionado pelos de pesquisadores do IZ, acompanhados da diretora do Centro, Joslaine Cyrillo, do atual diretor geral do IZ, Enilson Ribeiro e da diretora do Departamento de Gestão Estratégica (DGE/Apta), pesquisadora na Unidade, Renata Arnandes, contou com a presença do deputado federal Baleia Rossi e do deputado estadual Léo Oliveira, do Prefeito de Sertãozinho, Wilsinho, do Secretário Municipal do Meio Ambiente e Agricultura, Ivan de Oliveira Mello e os vereadores do município, Baba, Cássia, William e Firmo.  

Itamar comentou sobre o projeto para captação de recursos, entregue pelo coordenador da Apta e pela diretora do DGE. “Destaco aqui que os deputados Baleia e Léo são os padrinhos para busca do recurso complementar que vai acelerar uma série de pesquisas em desenvolvimento, que serão entregues pacotes tecnológicos ao produtor e à indústria, gerando benefícios impactantes.” 

O deputado federal Baleia mencionou que ele e o deputado Léo fizeram questão de estar presentes nesta visita e destacou que o Secretário dará uma dinâmica muito grande para a agropecuária, “pois é uma área muito importante para o país e para o estado de São Paulo. E mais do que nunca, nessa pandemia, sabemos da importância da ciência e da pesquisa e dos investimentos necessários para mantê-la”.   

“Em nossa primeira conversa, Itamar disse que precisamos garantir investimentos para a pesquisa, para a ciência, para os Institutos da SAA. Vamos lutar muito para conseguir o orçamento necessário. Quem está no agro sabe da importância desses trabalhos”, completa Baleia. 

Para o diretor geral Enilson, a presença de autoridades como os deputados, secretário, prefeito e vereadores mostra o empenho político e a importância do IZ. “A visita do Secretário no Centro foi muito relevante, pois os pesquisadores tiveram a oportunidade de mostrar os trabalhos realizados, toda a capacidade de pesquisa da unidade, além dos gargalos para o crescimento do Centro”. “Pelas palavras de Itamar e Matturro, eles não medirão esforços para amparar o Centro de Pesquisa, assim como todo o Instituto”, enfatiza. 

O prefeito Wilsinho exalta a pesquisa do IZ e menciona que é uma honra estar presente e que “o executivo estará à disposição, e vamos continuar a parceira, agora juntamente com o Secretário e os Deputados”. 

A unidade é referência no Brasil e no exterior no melhoramento genético de bovinos de corte. Fundado há 90 anos, o Centro Avançado possui uma área de 2.360 hectares dedicada às pesquisas com bovinocultura de corte, sempre trabalhando na vanguarda do conhecimento. “Nossas pesquisas visam contribuir com o setor agropecuário brasileiro, buscando o aumento de produtividade e redução de custos e impactos ambientais nos sistemas de produção “, detalhou a diretora Joslaine.  

O Centro conta com amplo escopo de análises disponíveis para todas as áreas da produção animal: nutrição, fermentação ruminal, emissão de gases, genômica e expressão gênica, reprodução, qualidade da carne, entre outras e está disponível à comunidade acadêmica e agropecuária para o avanço do conhecimento”, destacou Renata. 

Laboratórios 

No laboratório de Genômica, outro espaço visitado, os pesquisadores realizam a extração de DNA e RNA, o PCR convencional e em tempo real, importantes para analisar as informações para a seleção de animais.  

No Laboratório de Reprodução e Saúde Animal são feitas análises para o manejo reprodutivo, como qualidade do sêmen e qualidade embrionária.  

Itamar Borges visitou também as instalações do Laboratório de Fermentação Ruminal, que vai ajudar na identificação de novos aditivos para a cadeia produtiva de bovinos ruminantes.

FONTE: Lisley Silvério – lsilverio@sp.gov.br 

Related posts

Cocatrel inaugura usina de rebeneficiamento para cafés especiais e microlotes em Três Pontas

Revista Attalea Agronegócios

1ª ALTA CAFÉ: empresários se unem e criam a Feira de Negócios e Tecnologia na Produção Cafeeira na Alta Mogiana

Revista Attalea Agronegócios

Roda Viva entrevista a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Deixe um comentário