VEÍCULOS DO AGRO

Nova Silverado estreia como a picape mais avançada do mercado

Nova Silverado complementa portfólio composto pela Montana e S10; Chevrolet é a marca que mais cresce em vendas de picapes no Brasil.

A Chevrolet lança no Brasil a Nova Silverado, que está chegando para completar a linha de picapes da marca, composta pela Nova Montana e pela S10. A Nova Silverado estreia como a picape mais avançada do mercado, numa configuração exclusiva para atender o consumidor que busca o máximo em design, performance, sofisticação e tecnologia.

Entre as principais inovações da Nova Silverado estão o sistema de gerenciamento para ativação do número de cilindros, que otimiza o consumo de gasolina, e a possibilidade de atualização remota de todos os módulos eletrônicos do veículo, abrindo um leque de oportunidades para customizações no futuro.

Além disso, a Nova Silverado é a picape em sua categoria com a maior caçamba (1.781 litros), a maior capacidade de reboque (4,1 toneladas) e a primeira equipada com central multimídia Google Built-in, que coloca o veículo em um patamar superior de conectividade.

A Nova Silverado vem com motor V8 de alto rendimento, transmissão automática de 10 marchas com paddle shift, sistema de tração 4×4 inteligente com reduzida e pacote especial off-road.

O modelo estreia na versão topo de linha High Country, que tem acabamento premium e uma ampla lista de itens de comodidade e de segurança, como o alerta de colisão ou atropelamento com frenagem autônoma de emergência também em marcha a ré além de acionamento elétrico da tampa traseira por controle remoto, inclusive para o fechamento.

“2023 é o ano das picapes, e a Chevrolet é a que mais cresce no segmento. O sucesso da pré-venda da Nova Silverado mostra a força da marca e que há uma demanda cada vez maior por este tipo de produto no mercado”, diz Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

A Chevrolet dobrou seu volume de vendas no segmento entre janeiro e outubro, se compararmos com o mesmo período do ano passado, enquanto a categoria de picapes premium desponta impulsionada principalmente pela importância do agronegócio, território com ampla tradição da Chevrolet.

A previsão é que o mercado de veículos super premium em geral bata recorde este ano e movimente R$ 8 bilhões, sendo metade deste montante com picapes e o restante repartido entre SUVs, superesportivos e sedãs de luxo.

A Nova Silverado começa a ser entregue aos consumidores a partir da virada do ano, e os próximos lotes serão comercializados diretamente pela rede de concessionárias Chevrolet.

O topo da montanha

A Silverado é o modelo mais vendido da Chevrolet no mundo e desembarca no Brasil em sua geração mais surpreendente e que foi recentemente atualizada nos Estados Unidos. Resultado: design mais imponente, nível de conforto aprimorado e atualizações mecânicas e de software que deixaram o veículo ainda mais eficiente.

A Chevrolet sempre ditou tendência em picapes e com a Nova Silverado não é diferente. O visual combina muito bem robustez e requinte. O alto nível tecnológico é outra característica marcante do projeto, que, somado a toda sua versatilidade, coloca o modelo num patamar realmente especial em sua faixa de preço.

Para maior resistência e otimização de peso, a carroceria utiliza diferentes materiais, com variações de composição e espessura. Capô, portas e tampa traseira são de alumínio, enquanto a caçamba, por exemplo, tem um piso de aço reforçado capaz de aguentar impacto até 50% maior que o de picapes tradicionais.

A Nova Silverado utiliza processo produtivo inovador que lhe garante maior poder torsional, algo importante para situações extremas, como o fora-de-estrada. Neste sentido, vale destacar que ela já traz de série chassi com preparação Off-Road.

Este pacote inclui pneus All Terrain de perfil alto para melhor absorção de impactos e capacidade de tração na terra, amortecedores da marca Rancho, proteção extra sob o assoalho para motor e transmissão, além de assistente eletrônico para declives e uma tela no computador de bordo com informações do ângulo de esterçamento do volante e da inclinação horizontal e vertical da carroceria.

O resultado é um veículo com excelentes números, como 24,8 graus de ângulo de ataque, 21,6 graus de ângulo de saída com altura livre em relação ao solo de 243 milímetros.

A versão inaugural é a High Country, a mais luxuosa disponível. Por fora, ela conta com sistema de iluminação inteligente Full LED; grade e frisos cromados, além de elementos como estribo e tampa traseira com acionamento elétrico. As rodas são de 20 polegadas com superfície usinada.

O porte do veículo também chama a atenção. São 5.915 mm de comprimento, 2.063 mm de largura e 1.945 mm de altura. Não à toa a Nova Silverado tem o maior entre-eixos (3.745 mm) e a maior caçamba da categoria, o que se traduz numa picape realmente polivalente para o dia a dia, para o lazer ou para o trabalho.

Por dentro, a Nova Silverado se destaca pelo amplo espaço para até cinco ocupantes, pela seleção de materiais nobres e pela extensa lista de itens de comodidade, que inclui ar-condicionado com diferentes zonas de temperatura, bancos e volante com regulagem elétrica e climatização, sistema de áudio premium Bose e teto solar com cortina que veda completamente a incidência de luz.

O pacote de itens de segurança é igualmente completo: airbags frontais, laterais e de cortina; alerta de colisão e atropelamento dianteiro e de tráfego cruzado traseiro – ambos com frenagem autônoma de emergência; alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e assistente de manutenção em faixa. Resposta automática em caso de acidente e botão SOS do OnStar são outros exemplos.

Já o motorista tem a sua disposição recursos avançados de condução como controle de cruzeiro adaptativo a partir de 25 km/h, seletor eletrônico de marchas, Head Up Display colorido com projeção de informações do veículo na base do para-brisa, banco com ventilação e aquecimento além de memórias de ajustes e opção de alerta vibratório, retrovisor interno com câmera de alta definição e visão 360 graus com múltiplos sensores para manobras.

Outro recurso interessante é o painel digital customizável de 12,3 polegadas, que fornece uma vasta gama de informações técnicas e de operação do veículo, inclusive há uma tela para o medidor de temperatura da transmissão e o tempo de uso do motor – muito útil pata veículos utilitários.

A picape também é capaz de identificar o motorista pela chave remota correspondente, personalizando desde a mensagem de boas-vindas até os ajustes memorizados do banco.

A primeira com Google Built-in

A Nova Silverado chega ao mercado com o mais alto nível de conectividade. O veículo inaugura um novo patamar para a marca Chevrolet com a estreia do Google Built-in, que agrega entre outros Google Assistant, Google Maps e o Google Play.

Além de garantir maior integração do multimídia com o próprio veículo, o sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para importar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal.

Outro diferencial relevante é que este sistema opera de forma independente, não necessitando da conexão de um smartphone para funcionar.

O Google Built-in ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultar sobre a previsão do tempo e buscar informações específicas.

Também é possível se conectar com residências inteligentes. Assim, instantes antes de entrar em casa, o usuário pode pedir para desativar o sistema de alarme ou para abrir o portão da garagem, por exemplo.

Mais uma vantagem: o Google Built-in é potencialmente compatível com uma quantidade bem maior de aplicativos, que vão muito além dos tradicionais streamings de música, mapas online e de troca de mensagens.

É possível estabelecer diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do sistema e a dados pessoais dos usuários.

“A Silverado vai oferecer o mais completo pacote de conectividade do mercado, com serviços e aplicativos que mudam completamente a experiência do consumidor com o veículo”, diz Chris Rego, diretora-executiva de Marketing da GM América do Sul.

A picape grande da Chevrolet vai ser o primeiro modelo do mercado no país equipado com Google Built-in, Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e o myChevrolet App. Também é possível instalar Alexa.

A picape premium se destaca ainda pelo multimídia MyLink de última geração com tela de 13,4 polegadas, a maior da categoria. Por ser horizontal, os dados ficam na altura do campo de visão do condutor.

Outra inovação é o fato da Nova Silverado ser o primeiro modelo da marca a trazer uma geração de arquitetura eletrônica muito mais avançada, que permite, por exemplo, atualização remota de todos os módulos eletrônicos. Aqui são 75 deles, o dobro da média de veículos de passeio.

Com isso, caso o fabricante disponibilize um visual diferenciado para o quadro de instrumentos ou uma nova calibração de performance para o motor, o consumidor poderá customizar seu automóvel via internet – sem a necessidade de se deslocar até uma oficina.

Performance surpreendente

A Nova Silverado vem com motor V8 de última geração, com 5.3L capaz de otimizar a ativação do número de cilindros conforme a condição de rodagem. Este propulsor é da mesma família do superesportivo Camaro, mas com aperfeiçoamentos para atender as particularidades do usuário de picape grande.

Com foco no menor consumo de gasolina, a exclusiva tecnologia DFM (Dynamic Fuel Management) da Silverado adequa automaticamente a quantidade de cilindros ativos de acordo com a necessidade de torque instantâneo. Para isso, realiza mais de 80 cálculos a cada segundo.

Enquanto outras picapes da categoria contam com até dois padrões de gerenciamento eletrônico de ativação dos cilindros (quatro ou oito), a Nova Silverado tem 17 combinações, o que dá a ela um leque muito maior de opções e permite que a picape rode mais de 60% do tempo sem a necessidade de acionar os oito cilindros simultaneamente, trazendo ainda maior conforto acústico e durabilidade.

Outra atualização global feita recentemente no veículo é a combinação do motor 5.3L V8 com a moderna transmissão automática de 10 marchas, que conta com programação e relação de marchas exclusivas para o modelo da Chevrolet.

“O nível de conforto acústico e de rodagem da Nova Silverado é algo realmente extraordinário, o que mostra também o elevado poder de processamento eletrônico desse conjunto motriz. Isso potencializa o desempenho dos 360 cavalos da picape considerando o combustível nacional”, diz Elbi Kremer, diretor de Engenharia e Planejamento de Produto da GM América do Sul.

Tudo isso, somado ao peso otimizado do veículo (2.505 kg) e a recursos aerodinâmicos como a grade ativa do radiador, permitem uma performance compatível com a de picapes grandes até mais potentes. Em relação ao consumo de gasolina, o modelo da Chevrolet percorre 6 km/l na cidade e 7,2 na estrada pelo padrão do Inmetro.

A tração é inteligente e pode distribuir a força dos 519 Nm entre as quatros rodas conforme o tipo de terreno e a condição de carga. O conjunto soma ainda reduzida, diferencial blocante e controle eletrônico de aclive e declive. O condutor também pode facilmente configurar o mapa de calibração do veículo para diferentes situações: Off-Road, Normal e Esporte.

A maior caçamba do segmento

Se existe um elemento específico que diferencia as picapes dos demais tipos de automóveis, este item é a caçamba. Até por isso ela é um dos principais fatores de decisão de compra de veículos utilitários.

A Nova Silverado oferece a maior e mais funcional caçamba da categoria. São até 716 kg ou 1.781 litros de capacidade volumétrica. O espaço é revestido com um material especial que proporciona maior proteção ao veículo e também a cargas mais delicadas. Possui ainda 12 ganchos internos para amarração e tomada de alta voltagem (110V).

A tampa traseira conta com acionamento basculante automatizado tanto para abertura como para fechamento, o para-choque possui degrau integrado nas extremidades e existe uma ampla lista de acessórios para a picape, como divisor de caçamba e capota rígida elétrica. Já uma câmera de alta definição extra permite o acompanhamento da carga durante a viagem pelo multimídia.

A configuração exclusiva da Nova Silverado para o Brasil traz também soluções avançadas para reboque, como retrovisor externo de visibilidade mais abrangente, sistema de controle integrado do freio do reboque e capacidade de puxar veículos até 4.128 kg, superior a qualquer picape premium a gasolina topo de linha.

Vale destacar ainda que o pacote inclui o modo de reboque, que ajusta o padrão de mudança da transmissão para reduzir a variação de marcha. Isso proporciona maior desempenho, controle do veículo e melhor resfriamento da transmissão e do motor ao dirigir em descidas íngremes ou inclinações de montanhas, ao rebocar ou transportar cargas pesadas.

Interessante também são os diversos porta-objetos no interior da cabine, entre eles os que ficam atrás do encosto e abaixo do assento traseiro, que somam 34 litros de capacidade.

A Nova Silverado é oferecida em quatro opções de cores metálicas (Branco Abalone, Cinza Rush, Preto Global e Vermelho Radiant) com garantia do veículo de três anos com suporte de mais de 550 concessionárias, configurando a maior rede de assistência técnica para picapes grandes no país. O modelo também vem com o pacote Super Premium de conectividade.

A oferta inclui um ano grátis de Wi-Fi veicular (limitado a 20 GB mensais) e do plano mais abrangente do OnStar, sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de emergência e segurança. O benefício conta também com o myChevrolet app, para comandar funções do veículo à distância. O cliente recebe ainda o tag Sem Parar com 12 mensalidades grátis.

Confira os principais equipamentos e características da Nova Silverado:

Performance

  • Motor 5.3L V8 a gasolina
  • Exclusivo sistema DFM que otimiza performance e eficiência energética
  • Sistema de escape duplo
  • Grade frontal ativa
  • Modo direção Off-Road, Normal e Esporte
  • Sistema de assistência de reboque
  • Transmissão automática de 10 marchas
  • Paddle shifit no volante
  • Chassis com pacote Off-Road
  • Tração AWD com reduzida e diferencial blocante
  • Controle de aclive e declive
  • Rodas de 20 polegada com acabamento usinado
  • Pneus perfil alto todo terreno

Tecnologia

  • Painel digital customizável de 12,3 polegadas
  • Heads-up display colorido
  • MyLink de 13,4 polegadas com Google Built-in, Alexa, Android Auto e Apple Car Play
  • OnStar com Wi-Fi nativo e myChevrolet App
  • Carregador por indução
  • Atualização remota de todos os módulos eletrônicos
  • Retrovisor interno com câmera de alta definição
  • Chave inteligente com comando para acionamento da tampa traseira
  • Controle adaptativo de cruzeiro
  • Alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência frontal e traseira
  • Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
  • Assistente de permanência em faixa
  • Banco com alerta vibratório
  • Sistema de controle integrado do freio do reboque

Sofisticação

  • Acabamento High Country combinando couro em dois tons, madeira e Ice Chrome
  • Som Premium Bose
  • Tampa basculante elétrica da caçamba
  • Câmera 360 graus de alta definição, inclusive para visualização da carga
  • Ar-condicionado Dual Zone com saídas traseiras
  • Bancos e volante com regulagem elétrica e climatização
  • Memórias de ajustes do banco do motorista, espelhos externos e configurações do veículo
  • Retrovisores bipartidos de ampla visão e luzes auxiliares
  • Tomadas de 12V e 110V
  • Assento traseiros rebatíveis com organizadores multifuncionais
  • Estribo auto retrátil com três posições
  • Teto solar elétrico
  • Vidro vigia traseiro com acionamento elétrico
  • Sistema Full LED de iluminação com farol auto inteligente

Resumo técnico

Design: A picape da Chevrolet combina visual imponente e ao mesmo tempo sofisticado. Harmoniza muito bem as proporções, com destaque para o maior entre-eixos e a maior caçamba da categoria gasolina. Destaque também para os cromados foscos (Ice Chrome), a iluminação em Full Led e para a carroceria esculpida para melhor aerodinâmica. Tudo isso proporciona um aspecto mais tecnológico ao produto.

Conteúdo: A Nova Silverado preza pelo mais alto nível de conforto, refinamento e segurança. Mas nenhum outro veículo oferece tanto em conectividade, como o maior e mais avançado multimídia do mercado. A grande novidade é o Google Built-In, que transforma completamente a experiência do usuário com o produto por oferecer muitos mais serviços e aplicativos, independentemente de um smartphone para operar. Também é o primeiro Chevrolet que permite atualizações remotas de todos os módulos eletrônicos.

Performance: Hoje é a capacidade de gerenciamento eletrônico que define o nível tecnológico de um carro. A Silverado é uma referência neste quesito. Ela desempenha igual picapes muito mais potentes, mas consumindo menos gasolina e rodando de forma muito mais suave e silenciosa que a média da categoria. Um dos segredos é o exclusivo sistema DFM, capaz de otimizar a ativação dos cilindros conforme a necessidade. Enquanto os motores da concorrência oferecem no máximo duas variáveis, a picape premium da Chevrolet conta 17 combinações de programação. Outra: nenhuma outra reboca veículos de até 4,1 toneladas na categoria.

Dados de performance
0-100 km/h: 7,4s
40-100 km/h: 6,7s
80-120 km/h: 5,7s
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo urbano: 6,0 km/l
Consumo rodoviário: 7,2 km/l

Características off-road
Ângulo de ataque: 24,8 graus
Ângulo de saída: 21,6 graus
Altura livre do solo: 243 mm
Pacote off-road: pneus All Terrain, amortecedores Rancho, assoalho reforçado e controle eletrônico de declive

FONTE: WEBER SHANDWICK
Marcella Matsuki – mmatsuki@webershandwick.com

Related posts

VWCO inicia testes com primeiro caminhão autônomo da marca

carlos

Picapes médias: Nova geração da Ford Ranger atinge recorde histórico de vendas

carlos

DAF conquista o mercado brasileiro e se torna referência em caminhões de alta performance em apenas uma década

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais