fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
ARTIGOS

[Markestrat] – Marketing: Custo ou Investimento?

CAMILA GUIMARÃES
Associada Markestrat. Mestre em Estudos Culturais pela Université Panthéon Sorbonne e
formação em 
Comunicação. E-Mail: camila@markestrat.com.br

PATRÍCIA MILAN
Associada Markestrat. Mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP e Engenheira Agrônoma.
E-Mail: pmilan@markestrat.com.br

TASSIA GERBASI
Associada Markestrat. Mestre em Administração pela FEARP/USP e Médica Veterinária. E-Mail: tgerbasi@markestrat.com.br

 

No mês passado, fechamos o texto introduzindo três pilares principais devem ser explorados e bem definidos para se construir uma boa abordagem de mercado: (1) entendimento/potencial de mercado, (2) definição de mercado-alvo e (3) construção de posicionamento de valor. Vamos trabalhar a coluna deste mês para explorar cada um deles.

Nenhuma empresa consegue oferecer tudo a todos. O primeiro passo de uma estratégia de sucesso de marketing é entender bem o mercado de atuação para posteriormente direcionar esforços da empresa. Assim (1) entendimento/potencial de mercado é uma etapa fundamental ao marketing estratégico. Existem diversas metodologias para se analisar e entender o mercado de atuação de uma empresa. Neste contexto deve-se considerar a dinâmica competitiva, tendências futuras e tamanho de mercado.

Uma vez bem entendido o mercado de atuação de uma determinada empresa, é preciso definir e escolher quem será o cliente potencial da empresa. Chegamos então ao segundo pilar, tão importante quanto o primeiro, que é a (2) definição de mercado-alvo. Considere fatores como atratividade do segmento e aderência do seu produto às necessidades de um público específico. Uma vez escolhido e bem definido quem são os clientes potenciais da sua empresa, você será capaz de direcionar as ações do marketing tático, desde a precificação, distribuição e comunicação do produto.

Finalmente, o último pilar estratégico do marketing é a definição de um posicionamento estratégico, ou seja, a formatação de uma oferta que entregue valor a seu cliente final. Toda empresa deve buscar um posicionamento de valor diferenciado, único, claro e valorizado pelo mercado em que atua. Uma das formas de se definir um posicionamento de valor é pensar em como construir um produto/serviço que converse com alguma necessidade latente dos seus clientes.

Pense conosco – seu produto conversa com alguma necessidade do seu cliente e resolve algum problema para ele? Se sim, saiba que você está no caminho certo para o sucesso. Caso a resposta seja negativa, repense sua atuação e entenda que você deve dar uma atenção especial ao seu marketing estratégico.

Related posts

[Antonio Henrique Botelho Lima] – Logística e Infraestrutura dificultam setor de distribuição de insumos agropecuários

Revista Attalea Agronegócios

[Rodrigo Corrêa da Costa] – Mercado de Café – 30/04 a 05/05/2018

Revista Attalea Agronegócios

[José Donizeti Alves] – Na colheita do café colha apenas os frutos, deixando as folhas e ramos.

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário