Máquinas e Implementos

Máquinas agrícolas: investimento em piloto automático é aposta para fabricantes aumentarem as vendas

Piloto Automático pode ser um diferencial frente a concorrência e atrair compradores em busca de máquinas mais avançadas e eficientes.

Apesar das vendas de máquinas agrícolas terem crescido no mês de agosto em relação a julho — foram 5.054 unidades comercializadas, um aumento de 23,3% — o acumulado do ano mostra um cenário de dificuldade para os fabricantes. De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), nos primeiros oito meses de 2023, foram vendidas 38.611 unidades, 9,9% abaixo das 42.842 máquinas comercializadas de janeiro a agosto do ano passado. Neste contexto, uma das principais estratégias para ajudar a atrair mais vendas é o investimento em tecnologia. 

“Os fabricantes perceberam a importância de apostar em produtos mais sofisticados, que já saiam da fábrica com tecnologias para agricultura de precisão e opções de conectividade para monitoramento constante. A intensificação do uso desses recursos influencia no aumento da produtividade lá na ponta e é esse, afinal, o grande objetivo dos produtores”, aponta Marcio Blau, Gerente de Vendas da Hexagon — empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o campo.

De olho nesse mercado, os fornecedores de tecnologia apostam no desenvolvimento e aprimoramento de recursos para deixar as máquinas mais atrativas. Uma das soluções mais procuradas é o piloto automático, que permite aos produtores maximizar os recursos de campo e reduzir a repetitividade da trajetória, além de diminuir significativamente a compactação do solo. “O HxGN AgrOn Piloto Automático, por exemplo, é adaptável à maioria dos tratores do mercado, possui acionamento elétrico ou hidráulico, compatibilidade com máquinas predispostas e fácil instalação e integração”, conta Márcio.

Segundo o Gerente de Vendas, os benefícios como aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais estão sempre na lista de prioridades para os produtores, e é imprescindível que os fabricantes se atentem a esses atrativos para vender mais. “Os agricultores estão sempre em busca de maneiras de reduzir custos e produzir mais. Ao incorporar tecnologia de piloto automático em suas máquinas agrícolas e comunicar os benefícios de forma eficaz, os fabricantes podem atender às demandas dos agricultores por máquinas mais eficientes e, assim, impulsionar as vendas. Além disso, demonstrar um compromisso contínuo com a inovação e suporte técnico sólido pode ajudar a construir relacionamentos duradouros com os clientes”, pontua.  

Mais sustentabilidade para as operações

Outra preocupação cada vez mais recorrente dos produtores é a utilização de práticas sustentáveis nas operações do campo. Neste sentido, a tecnologia pode ser uma importante aliada. Sistemas de piloto automático e sensores avançados nas máquinas podem permitir uma gestão precisa dos recursos, reduzindo o desperdício de insumos, como água, fertilizantes e pesticidas. 

“Além disso, a coleta de dados em tempo real e a análise dessas informações podem ajudar os agricultores a tomar decisões informadas que beneficiam o meio ambiente, ao mesmo tempo em que melhoram a eficiência das operações agrícolas. Os fabricantes que destacam esses benefícios e demonstram um compromisso com a sustentabilidade estão em uma posição estratégica para atender à crescente demanda por práticas agrícolas mais amigáveis ao meio ambiente”, finaliza Marcio. 

Related posts

Consórcio Massey Ferguson completa 40 anos com 66 mil máquinas comercializadas

Mario

AgroPermuta: Produtor pode adquirir máquina agrícola com pagamento diluído em dez safras

Mario

AGRISHOW: plantadeira Fendt MOMENTUM entrega a melhor operação de plantio

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais