fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Agroindústrias Bovinos de Leite NOTÍCIAS

MAPA disponibiliza dados online da Qualidade do Leite no Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento disponibilizou online dados históricos sobre qualidade do leite no Brasil, coletados pelo Programa Nacional de Qualidade do Leite (PNQL).

O PNQL possui como missão promover a melhoria da qualidade do leite no Brasil, garantir a segurança alimentar da população, assim como agregar valor aos produtos lácteos, evitar perdas e aumentar a competitividade em novos mercados.

O programa é constituído pelo Decreto 9.013, de 29 de março de 2017 – Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – RIISPOA, que estabelece que a inspeção de leite e derivados abrange desde a sanidade do rebanho, obtenção da matéria prima, sua análise e seleção até a expedição do produto final; e pelas Instruções Normativas nº 76 e nº 77, de 26 de novembro de 2018.

A análise e apresentação dos dados, criando o Observatório da Qualidade do Leite (OQL) é fruto da parceria firmada na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) entre o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA/SDA) pela Coordenação Geral de Programas Especiais (CGPE), o Departamento de Suporte e Normas (DSN/SDA), pela Coordenação Geral de Avaliação de Risco e Inteligência Estratégica (CGRI) e o Departamento de Suporte Técnico (DTEC/SDA), pela Coordenação Geral de Laboratórios (CGAL).

O Observatório da Qualidade do Leite traz informações para a cadeia produtiva do leite com base nos resultados das análises das amostras do leite cru refrigerado avaliados pela RBQL em todo o Brasil.

As referências para os índices de qualidade e os padrões de composição centesimal do leite cru para os resultados apresentados no OQL a partir de 2013 estão disponíveis nos Quadros 1 e 2:

Quadro 1: Padrões dos índices de qualidade do leite cru no Brasil.
Quadro 2: Padrões de composição centesimal do leite cru no Brasil

Os dados divulgados contam com valores coletados desde 2013 de indicadores de qualidade do leite como Contagem de Células Somáticas (CCS), Contagem Padrão em Placas (CPP) – também conhecida como Contagem Bacteriana Total (CBT), gordura, proteína, lactose, sólidos totais e sólidos não gordurosos do leite. Os dados são apresentados na média geral do país, por regiões e unidades federativas — estes dois últimos contidos em gráfico dinâmico que permite selecionar a área de interesse.

Confira alguns dados do país: 

Confira todos os dados AQUI = no site do Mapa.

As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

FONTE: MILKPOINT

Related posts

APAER quer compromisso de Itamar Borges com a revitalização da Extensão Rural

Revista Attalea Agronegócios

ABAG elege nova diretoria e Marcello Brito assumirá presidência.

Jacto: pioneirismo, inovação e tecnologia marcam lançamentos para plantio, pulverização e colheita.

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário