CaféEVENTOS - DESTAQUESIrrigação

FENICAFÉ: “Precisamos proteger os recursos naturais e reavaliar sistemas de irrigação”, diz Tangerino

Dr. Fernando Braz Tangerino (UNESP – Campus de Ilha Solteira/SP) afirmou durante palestra na FENICAFÉ que é necessário reinventar o setor

“A informação será o único grande desafio daqui para frente”. A afirmação é do professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da UNESP – Campus de Ilha Solteira (SP), durante palestra realizada na FENICAFÉ – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que se encerra nesta quinta-feira (21), em Araguari (MG), região do Triângulo Mineiro.

Para Tangerino é hora de aumentar a proteção dos recursos e reavaliar sistemas de irrigação para que promovam um manejo mais racional do uso da água, principalmente em regiões onde o déficit hídrico deverá tornar-se uma grande limitação para a produção agrícola.

O pesquisador explica que muita coisa mudou nos últimos dois anos: “trocamos a crise hídrica pelo maior volume de chuvas dos últimos 30 anos; expandimos as vendas de estações agrometeorológicas e sensores de solo; retomamos a expansão da agricultura irrigada”.

Para ele, o maior desafio é o manejo da irrigação e a capacitação técnica; a implantação de novas tecnologias com avanço e barateamento da eletrônica e a determinação de coeficientes de cultura. “É necessário inovar; não dá só para copiar. É preciso criar uma nova empresa e reinventar o nosso setor”, garante.

Related posts

[Rodrigo Corrêa da Costa] – Mercado do Café – 11 a 15 de Fevereiro de 2019

Mario

ABIC divulga dados do consumo de café no Brasil

Mario

MINAMI destaca na 5ª ALTA CAFÉ adubadeira para café tipo carreta

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais