Guilherme Rosa e Vinícius Mendonça, cada um em sua área, apontaram a importância da pesquisa e dos resultados obtidos a campo com os bioativadores da Green Has e TechFértil.
No primeiro painel de discussão do 2º dia do ENCOFFEE – Encontro de Gestão dos Cafeicultores 2023, evento que está sendo realizado no Palácio de Cristal, em Uberlândia (MG), os participantes puderam conferir os diferenciais e os excelentes resultados obtidos com a linha de bioativadores da Green Has e TechFértil Agrociência.
Franco Borsari (CEO Green Has e TechFértil Agrociência) foi o responsável por conduzir o painel, que contou com a participação do Engº Agrº Guilherme Rosa e do cafeicultor Vinícius Mendonça.
Guilherme apresentou informações detalhadas sobre a fisiologia da planta do café em decorrência das condições climáticas pelo qual cada lavoura passa, abordando desde a questão respiração celular, fotossíntese e absorção de nutrientes, sensibilidade à falta de água, ao excesso de luz e deficiência nutricional.

Perguntado por Borsari sobre qual a sua opinião quanto aos produtos bioativadores, Guilherme foi enfático: “Em primeiro lugar, é primordial que o cafeicultor trabalhe com empresas idôneas, que desenvolvam pesquisas sobre o tema, que contenha em seu portfólio produtos de qualidade. A partir daí, é fundamental que o cafeicultor utilize nas lavouras as substâncias corretas e, acima de tudo, as doses corretas. Os bioativadores são produtos extremamente importantes, mas volto a salientar a importância de uma equipe de pesquisa capacitada, visto que são eles que determinarão qual produto é mais recomendado para cada época e a cada momento da planta. Existem produtos específicos para momentos de estresses e outros que são indicados para períodos chuvosos, por exemplo, aqueles ricos em ácidos húmicos e fúlvicos”, explicou Guilherme Rosa.

Cafeicultor em Cristais Paulista (SP), Região da Alta Mogiana, Vinícius Mendonça faz parte de uma família centenária na cafeicultura. Desde pequeno acompanha o trabalho nas lavouras de café em companhia do pai, José Henrique Mendonça, também presidente do Sindicato Rural de Franca e da AEAGRO – Associação dos Empreendedores do Agronegócio e Franca e Região.
Em sua palestra, Vinicius apresentou detalhes de talhões e lavouras de sua propriedade em que trabalham com a linha de produtos da Green Has e TechFértil. “Na Região da Alta Mogiana, considero que fomos uma das primeiras propriedades a utilizar produtos bioativadores na lavoura de café. Saímos de um tratamento padrão, buscamos novas tecnologias visando a produtividade das lavouras. Buscamos empresas idôneas, que tivessem resultados. Com os produtos da Green Has e TechFértil, obtivemos aumento na produção, aumento na padronização na maturação e nos grãos, aumento de peneira, melhoria na qualidade da bebida. Com relação à questão estresse, em virtude do excesso de chuvas neste ano – só para exemplificar, só lá na fazenda choveu mais de 800mm – quero destacar os resultados alcançados com a linha de produtos da Green Has e TechFértil. As plantas suportaram bem, principalmente os produtos via chão”, destacou Vinícius Mendonça.



