CaféENTIDADES DE CLASSE

Comissão Técnica de Cafeicultura realiza encontro no Centro de Excelência em Varginha (MG)

Encontro discutiu temas importantes da cafeicultura envolvendo perspectivas de mercado, Funcafé e questões trabalhistas.

A Comissão Técnica de Cafeicultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) se reuniu no último dia 14, em Varginha (MG), no sul de Minas Gerais. No encontro, que contou com a presença de importantes lideranças e especialistas do setor cafeeiro, no Centro de Excelência em Cafeicultura do SENAR e na Fundação Procafé (Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira). 

O coordenador da Comissão do Café da FAESP, Guilherme Vicentini, fez a abertura da reunião destacando a importância das trocas de conhecimento entre as entidades para o desenvolvimento da cadeia do café. O Departamento Econômico da FAESP foi representado pelo gerente da área, Cláudio Brisolara, e pela assessora técnica Marina Marangon, que conduziram uma apresentação sobre o mercado do café, recursos do Funcafé e questões trabalhistas. 

Além dos membros da CT da FAESP, a reunião contou com a presença do presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fabrício Andrade, e o assessor técnico Carlos Meirelles. A Comissão Técnica do Café da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) também estava presente representado pelo presidente, Arnaldo Bottrel, o vice-presidente Roberto Barata (também diretor do Centro de Excelência), e o analista Diógenes Caxin. 

Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Centro de Excelência em Cafeicultura em Varginha (MG), que tem como objetivo promover a formação profissional, produção de conhecimento e pesquisa para ampliar a competitividade da cafeicultura nacional. Além de Guilherme Vicentini, presidente do Sindicato Rural de Altinópolis, participaram da visita ao Centro o presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira, e do Sindicato Rural de Franca, José Henrique Mendonça, e também o consultor José Milton Dallari Soares – todos integrantes da CT de Cafeicultura da FAESP. 

Após a reunião e visita ao Centro, os participantes visitaram a Procafé, onde acompanharam uma apresentação sobre as principais pesquisas desenvolvidas na fundação, acompanhamento climático, mudas e cultivares, além de uma visita guiada aos laboratórios de análise de solos e de biotecnologia. A agenda da Comissão Técnica possibilitou uma aproximação das entidades, com o objetivo de trocar informações e captar conhecimento para a cafeicultura paulista. 

O departamento econômico da FAESP ainda realizou uma visita à Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) no dia 15 de agosto. Em reunião com a equipe técnica e diretoria da cooperativa, foram discutidos os temas de comercialização mercado de café, além das possibilidades de crédito, proteção ao risco e seguros ao produtor. 

 “Pudemos conhecer o Centro de Excelência, trocar experiências com integrantes das comissões da FAEMG e da CNA, e discutir estratégias para aproveitar as instalações do Centro, que embora esteja localizado no estado de Minas Gerais, tem o objetivo de atender a cafeicultura nacional”, afirma o gerente do Departamento Econômico da Federação, Claudio Brisolara. 

“Eventos como esse são essenciais para acompanharmos de perto todo o movimento da cadeia do café. Encontros e parcerias como essas trazem à tona muitas ideias e criam ambiente favorável à projeção do café do Brasil”, afirmou Tirso Meirelles, presidente da FAESP.

Related posts

[Marco Antônio Jacob] – Sugestão de uma Política Cafeeira Mundial.

Mario

Yara apresenta vencedores do Concurso NossoCafé, durante a Semana Internacional do Café

carlos

[Davi Moscardini] – Ureia complexada no cafezal: O que existe de concreto sobre esta prática?

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais