Cana de Açúcar

CMAA promove mais uma edição da Abertura da Safra Mineira de cana de açúcar

Acontece nesta sexta-feira, 28 de abril, às 11h30, a 6° edição da Abertura da Safra Mineira de Cana de Açúcar, evento que marca simbolicamente o início da Safra 2023/24 em Minas Gerais. O evento, promovido pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool – CMAA  e pela SIAMIG, acontecerá na unidade Vale do Tijuco, localizada em Uberaba, e contará com a presença de diversas autoridades políticas, parceiros, fornecedores e empresários do setor.

Durante o evento, serão apresentadas as perspectivas para a safra 2023/2024, bem como reforçar o papel do setor sucroenergético como uma alternativa imprescindível na transição energética baseado numa economia de baixo carbono. Esse setor é uma das mais importantes cadeias produtivas do agronegócio mineiro, com 36 usinas em produção, 108 municípios produtores de cana-de-açúcar e geração de cerca de 167 mil empregos diretos e indiretos. 

A CMAA é um dos maiores players de etanol, açúcar VHP e bioeletricidade de Minas Gerais. Com DNA agrícola e industrial, ela foi criada em 2006 pelo Grupo JF Citrus com base no conceito de trazer para o setor sucroenergético, a eficiência na gestão e na produção, características que identificam as operações do Grupo.

A Companhia tem, atualmente, três unidades, todas localizadas no Triângulo Mineiro, região com terra apropriada para a cultura e excelente logística de transportes para a distribuição da produção. As unidades Vale do Tijuco, Vale do Pontal e Canápolis possuem processo de plantio e colheita 100% mecanizados, contando com maquinário de última geração, associado à utilização de tecnologia visando o ganho de produtividade.

O Grupo CMAA tem um histórico de crescimento médio de 20% ao ano, em relação à moagem, resultado de uma gestão arrojada, com forte senso de dono e um modelo de negócio rentável. Atualmente, o grupo tem capacidade de processar 10 milhões de toneladas de cana de açúcar e no último ano, foram produzidos mais de 309 milhões de litros de etanol, quase 660 mil toneladas de açúcar VHP destinado à exportação, e mais de 430 MW/h de energia elétrica.

Cultivo de um futuro melhor

Uma marca importante que permeia a cultura e estratégia, é uma agenda de sustentabilidade em linha com iniciativas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e Acordo de Paris, principalmente por meio do desenvolvimento socioambiental e engajamento das comunidades locais, onde a empresa atua. A CMAA tem se dedicado, também, no estímulo às iniciativas de diversidade e inclusão, por meio da capacitação de mulheres com vistas ao aumento da representatividade feminina nos postos de trabalho. Outra iniciativa igualmente importante são os investimentos destinados à melhoria contínua dos processos com foco numa economia de baixo carbono em toda a cadeia de produção. Todos estes esforços nos temas de sustentabilidade resultaram no reconhecimento da CMAA como “Empresa Amiga da Criança”, fornecido pela Abrinq, e as Certificações Renovabio e Bonsucro que conferem o selo de qualidade na produção do setor de forma responsável e conformidade ao longo da cadeia na produção de energia renovável.

FONTE: Fabiana Barcelos – Ares Comunicação
(34) 98855 7881

Related posts

Enzima modificada pode aumentar a produção de etanol de segunda geração

Mario

Variedades de cana de açúcar são responsáveis diretas pelo aumento de produtividade

Mario

[Arnaldo Luiz Corrêa] – MERCADO DE AÇÚCAR – 18 a 22/06/2018

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais