fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Aves e Suínos Tecnologia

CLP é um da aplicativo da Ceva para controle das doenças respiratórias em suínos

APP desenvolvido com exclusividade permite mensurar as lesões pulmonares dos animais na hora do abate, possibilitando a implementação de um programa de biosseguridade assertivo

As doenças respiratórias, como a Pneumonia Enzoótica, Pleuropneumonia, Influenza, etc., são alguns dos maiores desafios enfrentados pela suinocultura mundial. As patologias, que são causadas por fatores infecciosos, sanitários e de manejo, são altamente prevalecentes no rebanho. Pesquisas indicam que no Brasil mais de 60% dos suínos apresentam lesões pulmonares no abate.

“O impacto dessas enfermidades no plantel ainda não é totalmente mensurado, pois os prejuízos estão associados a diversos fatores, como perda de peso, piora na conversão alimentar, refugagem e condenações no abate. Tudo isso reduz a eficácia produtiva e o lucro do produtor”, explica o Diretor da Unidade de Suínos da Ceva Saúde Animal, Júlio Acosta.

Os investimentos na proteção do plantel são imprescindíveis para combater os avanços dessas enfermidades. Pensando nisso, a Ceva desenvolveu o CLP (Ceva Lung Program) aplicativo que oferece uma abordagem global no diagnóstico das doenças respiratórias.

Com uma metodologia exclusiva a ferramenta conta com diretrizes que possibilitam avaliar a presença, incidência e padrões de circulação das principais doenças respiratória do rebanho, por meio da criação de um score das lesões pulmonares encontradas no abate.

“As lesões pneumônicas e pleurais crônicas, presentes no momento do abate, são observadas e fornecem informações fundamentais sobre as condições de saúde da propriedade. Com base nesses dados é criado um protocolo de controle, que une desde o treinamento das equipes, até o acompanhamento em campo do lote durante toda a fase produtiva. Isso oferece ao produtor a oportunidade de tomar medidas de controle e de avaliar os resultados obtidos pela sua implementação”, afirma Acosta.

Com uso amigável, a ferramenta pode ser implementada em todos os tamanhos de rebanho e está disponível em mais de 18 línguas.

Sobre a Ceva Saúde Animal

A Ceva Saúde Animal é atualmente a 6ª maior empresa de saúde animal do mundo, presente em mais de 110 países tem sua atuação focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia, e produção (bovinos, suínos, equinos e aves). Mais informações disponíveis no site: www.ceva.com.br

Related posts

Desafios no período de creche na produção suína

Revista Attalea Agronegócios

infoCULT: Software orienta quando plantar arroz e feijão com menor risco climático

Revista Attalea Agronegócios

Tem ideias inovadores para a cadeia do leite? Inscreva-se para o “Desafio de Startups”, do projeto IDEAS FOR MILK, da Embrapa

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário