EDITORIAL DO MÊS

[Carlos Arantes Corrêa] – Editorial do Mês – Maio 2023 – “Produto ou Manejo ?!?!”

CARLOS ARANTES CORRÊA
Editor-Chefe da Revista Attalea Agronegócios

Engenheiro Agrônomo pela UNESP-Ilha Solteira e Especialização pela UFLA
Esteve Secretário de Desenvolvimento na Prefeitura de Franca (2012-2016).
Esteve Consultor de Agronegócios do SEBRAE-Franca (2005-2008).
Esteve Chefe da Divisão de Agropecuária na Prefeitura de Franca (1997 a 2004).
Esteve Supervisor no IBGE Franca (1996).

Finalizamos, aqui, a última edição de 16 anos de existência da Revista Attalea Agronegócios. A próxima edição será Comemorativa dos 17 Anos, com a proposta de manter a responsabilidade em promover a divulgação de novidades, produtos e manejos voltados ao agronegócio brasileiro.

O destaque desta edição fica por conta de mais um grande evento organizado pela Agro Alta, revenda agropecuária sediada em Ribeirão Corrente (SP), com filial em Pedregulho (SP). O 3º Tour de Campo Agro Alta foi organizado com o objetivo de mostrar não os “produtos”, mas sim o “manejo” e a tecnologia de várias empresas parceiras, pelo qual a equipe técnica da Agro Alta orienta os cafeicultores visando alcançar melhores produtividades em suas lavouras.

Uma forma diferenciada de consultoria, assistência e extensão rural. Mais importante que “vender produtos”, avaliar todas as questões agronômicas relacionadas à produção: análises de solos e de folhas, em locais e épocas bem definidas, além da importância da época correta de aplicação dos produtos. Ressaltamos, ainda, o crescimento vertiginoso dos produtos biológicos indicados para todas as culturas agrícolas.

Ainda na cafeicultura, destaque para mais um grande evento organizado pela AMSC – Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região da Alta Mogiana. O 12º Treinamento de Campo foi realizado na Fazenda Bela Época, com a abordagem de temas importantes para garantir a qualidade do produto final. Destaque para o Engº Agrº Drº Felipe Santinato (Santinato Cafés), que apresentou resultados de experimentos em várias regiões produtoras de cafés do Brasil, com ênfase no aumento da produtividade das lavouras.

Na produção de grãos, destacamos nesta edição as novas variedades lançadas pela EMBRAPA. O Sorgo BRS 3318, com alto potencial produtivo e baixo fator de reprodução de nematoides. Já as novas variedades de milho BRS 4107 e BRS 2107 são voltados aos segmentos de baixa e média tecnologia.

Destaque, também, para o tema Hortaliças. A Comissão Organizadora da 28ª HORTITEC – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas entra na fase final de organização da principal feira do setor hortifrutícola da América Latina, que acontecerá de 21 a 23 de junho, em Holambra (SP).

Nesta edição, publicamos duas matérias interessantes do setor. Na primeira, a ISLA Sementes lança três variedades de Cenouras Coloridas: “Lilian” (casca vermelha e polpa laranja), “Ingrid” (vermelha) e “Ariele” (amarela).
Já em Minas Gerais, alternativas desenvolvidas pela EMBRAPA e disseminadas pela EMATER-MG revigoram a produção de Mandioquinha-Salsa em Munhoz (MG). Uma excelente leitura a todos

ENGº AGRº CARLOS ARANTES CORRÊA

Related posts

[Carlos Arantes Corrêa] – Editorial do Mês – Abril 2023 – “A importância da pesquisa!”

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais