Aves e Suínos

Avicultura e coccidiose: como manter a sanidade de seu plantel

Além de Deccox e Avatec, produtos de seu portfólio, Zoetis oferece aos avicultores consultoria técnica de tratamento e manejo para o controle da doença.

“Na avicultura, não existe produção de carne livre de protocolo contra a coccidiose. Esta doença isolada, sem dúvida, é a que causa maior impacto negativo atualmente”, diz Eduardo Muniz, gerente de serviços técnicos da linha Aves da Zoetis. “Para se ter uma ideia, em 2017 o Brasil teve um custo de cerca de R$ 170 milhões com essa doença”, completa Muniz.

A coccidiose é causada principalmente por três espécies de protozoários Eimerias (E. tenella, E. maxima e E. acervulina). “As eimerias se instalam no intestino da ave, deixando-a apática; causa perda de peso e pode levá-la à morte”, explica a médica-veterinária Jamile Cruxen Mothci, consultora de vendas da Zoetis no estado do Paraná.

Para o controle da doença, a Zoetis possui em seu portfólio DECCOX, um anticoccidiano sintético capaz de eliminar os coccídeos mais prevalentes na granja em estágio precoce de desenvolvimento. “O Deccox é ideal para aves com até 21 dias de vida e permite que obtenham imunidade ativa em seu período de desenvolvimento para o combate e a prevenção das eimerias”, diz Jamile.

Já para o período de crescimento das aves, a empresa recomenda AVATEC, único ionóforo bivalente, que provoca o desequilíbrio osmótico das eimerias E. maxima e E. tenella.

Programa ROTECC

Baseada em análises de pesquisa e testes de campo, a Zoetis oferece aos produtores o Programa Rotecc, cujo objetivo é acompanhar o produtor em seus desafios cotidianos e prover soluções capazes de tornar sua atividade o mais rentável possível.

“Nossa equipe técnica analisa as condições da granja, manejo, programa nutricional e outros fatores para definir quais os anticoccidianos mais adequados e em que momento devem ser aplicados. Nossa recomendação é que sempre haja um rodízio destes medicamentos e que eles sejam sempre usados de forma responsável, ética e racional”, diz Eduardo Muniz.

“Nosso foco é ajudar o cliente, tendo como prioridade a saúde e o bem-estar animal. Por isso, esse serviço de consultoria tem sido cada vez mais requisitado”, finaliza Jamile.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços.

A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2018, obteve faturamento de US$ 5,8 bilhões de dólares.

Para outras informações, acesse www.zoetis.com.br

FONTE: Silvia Sibalde – INTERFUSE COMMUNICATIONS
silvia.sibalde@interfuse.com.br

Related posts

22º SBSA: Ines Andretta abordará o impacto econômico da retirada de antimicrobianos

Mario

Exportações brasileiras de carne suína crescem 50,4% em junho

Mario

Brasil inicia exportação de carne de frango para a Índia, país com elevada população muçulmana

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais