EMPRESASNOTÍCIAS

AgroGalaxy anuncia um plano estratégico de reestruturação

O AgroGalaxy, um dos principais varejistas brasileiros no agronegócio, ajuizou hoje um pedido de recuperação judicial, como parte de um plano estratégico de reestruturação dos seus negócios.  

Para conduzir esse processo, o AgroGalaxy anunciou um novo CEO, Eron Martins, que continuará exercendo interinamente as funções de CFO e Relações com Investidores. Axel Labourt deixa o AgroGalaxy, ocorrendo também mudanças no Conselho de Administração da Companhia. 

O pedido de recuperação judicial do AgroGalaxy foi protocolado em caráter emergencial, diante do vencimento antecipado de certas operações financeiras, visando a proteção de seus ativos e de suas investidas e para viabilizar a readequação de sua estrutura de capital frente aos desafios do agronegócio brasileiro. Em paralelo, a Companhia vai adotar uma série de medidas visando a redução de seus custos e a otimização de suas operações. 

“O AgroGalaxy tentou, de todas as formas, evitar recorrer à Justiça, mas a medida é necessária para proteger o negócio e, mais importante, permitir que a empresa siga trabalhando lado a lado com os agricultores”, comenta Eron Martins, CEO do AgroGalaxy. 

Desde sua fundação em 2019, o AgroGalaxy se consolidou como uma das maiores plataformas de varejo de insumos agrícolas e serviços voltados para o agronegócio brasileiro, atuando com um ecossistema integrado que oferece soluções únicas para as necessidades do produtor rural nas diferentes regiões. Com uma área de cultivo de 8 milhões de hectares, o AgroGalaxy tem pontos comerciais distribuídos por diversos Estados do país e mais de 30 mil clientes cadastrados. A empresa teve uma receita líquida de R$ 9,3 bilhões em 2023.  

Nos últimos anos, a conjugação da queda nos preços das commodities, eventos climáticos adversos, juros elevados e elevação dos custos de produção provocou um aumento expressivo na inadimplência dos produtores rurais, com forte impacto na liquidez da Companhia. Um cenário desafiador que afetou a cadeia agroindustrial de forma geral.  

O AgroGalaxy também adotará medidas adicionais para aumentar sua eficiência operacional com base na diminuição de custos fixos, melhoria do mix de produtos, além da otimização do capital de giro, com foco em estoques e recebíveis, tudo para assegurar a sustentabilidade da Companhia no médio e longo prazo.   

“Conduziremos todo o processo sempre com muita transparência e respeito a todos os envolvidos, especialmente os produtores rurais. Estamos seguros de que as relações estabelecidas com nossos clientes e fornecedores nos darão a base necessária para enfrentar este desafio, bem como seguirmos fortalecendo o agronegócio brasileiro”, finaliza Eron Martins. 

Related posts

Adeus papel: tecnologia móvel chega para facilitar a vida da Defesa Agropecuária

carlos

Jacto inicia nova era da pulverização costal ao lançar o Jacto DJB-20s

Mario

Consórcio Magalu anuncia parceria para produtor rural realizar resgate de créditos de ICMS

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais