CaféEVENTOS - DESTAQUES

AGROBRASÍLIA: Curso de classificação e degustação de cafés na programação

Ao aprofundar aprendizagem nessa temática, cafeicultores e técnicos podem incrementar vários aspectos da produção, da colheita e da pós-colheita de cafés.

Um curso de classificação e degustação de cafés integrará a programação técnica da AGROBRASÍLIA 2023. No dia 25 de maio, pela manhã, cafeicultores, técnicos, estudantes, e outros interessados, poderão obter noções básicas sobre o tema.

Apesar de ser um curso de curta duração – 90 minutos –, a organização promete conteúdo otimizado. Na primeira parte, o foco é na classificação física, e os participantes vão aprender sobre diferenciação dos grãos das espécies Coffea arabica e Coffea canephora, classificação por peneiras, e identificação de defeitos, matérias estranhas e impurezas. A segunda parte destina-se à degustação, sob a metodologia da Classificação Oficial Brasileira (COB), abordando diferenciação dos sabores e identificação dos padrões de bebida.

A iniciativa é realizada com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná/Iapar/Emater). Ministram o treinamento a pesquisadora do IDR-Paraná Patrícia Helena Santoro e o técnico agrícola do Instituto Denilson Fantin. Os dois são classificadores e degustadores de cafés credenciados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

De acordo com a pesquisadora, o conhecimento em classificação e degustação possibilitará ao produtor avaliar e melhorar a qualidade de seus cafés. “Ao aprofundar a aprendizagem nessa temática, cafeicultores e técnicos certamente vão conseguir incrementar vários aspectos da produção, da colheita e da pós-colheita. Além disso, o produtor fortalecerá seu poder de negociação na hora da comercialização, por conhecer a qualidade e o valor de seu produto.”

Patrícia Helena ressalta ainda que produtores e técnicos estão cada vez mais empenhados em elevar a qualidade de seus cafés e que, por esse motivo, a expectativa é a de que haja intensa participação do público-alvo no treinamento. “Com base em outros eventos, produtores e técnicos com pouco conhecimento prático no tema devem compor o perfil dos participantes”, detalha a pesquisadora.

Mercado

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Em 2022, as exportações do produto, realizadas para 122 países, obtiveram receita cambial recorde de US$ 9,233 bilhões, um crescimento de 46,9% na comparação com os US$ 6,285 bilhões registrados em 2021. Em volume, o país exportou 39,350 milhões de sacas.

O país possui aproximadamente 300 mil estabelecimentos produtores de café, distribuídos em 17 estados, dos quais 70% são considerados da agricultura familiar. Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Rondônia são os maiores estados produtores.

Pouco mais de 80 produtores concentram-se em cerca de dez regiões do Distrito Federal e produziram, em 2022, aproximadamente 1,2 tonelada de café, em 418 hectares. O Programa de Assentamento Dirigido (PAD-DF), onde ocorre a AgroBrasília, abriga a maior área plantada do grão, com 120 hectares.

Convite

O presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), que realiza a AgroBrasília, José Guilherme Brenner, reitera o compromisso da Feira com a disseminação de conhecimento e reforça o convite para a edição de 2023: “esperamos o setor produtivo no período de 23 a 27 de maio, no Parque Ivaldo Cenci. Na Feira, vamos apresentar tecnologia e inovação, além de muito conhecimento técnico, a fim de impulsionar o setor e incrementar a produção e a renda dos produtores. Não fique de fora”.


SERVIÇO
AGROBRASÍLIA 2023
Data e horário: 23 a 27 de maio, das 8h30 às 18 horas
Onde: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, no Km 05 da BR-251, sentido Brasília (DF)/Unaí (MG)
Realização: Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF)

Related posts

[Rodrigo Corrêa da Costa] – Mercado de Café – 18 a 22/06/2018

Mario

Congresso Andav 2022 trará o debate sobre a Agroeconomia Brasileira

Mario

SHOW AGRO COOPERNORTE 2024 tem programação especial para as mulheres

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais