Image default
Agricultura Natural

Agricultor de Meleiro (SC) aposta na produção orgânica de pitaia, abacaxi e tomate

A equipe da EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina foi ao Sul de Santa Catarina conhecer uma propriedade que está em fase de mudança. É a transição do cultivo convencional para produção orgânica. Uma etapa de investimentos, de muito trabalho, onde as recomendações técnicas fazem toda a diferença para viabilizar a produção.

São três culturas agrícolas que renovaram as esperanças do jovem agricultor Erick Sartor, do município de Meleiro (SC). Depois de sair do campo e trabalhar no comércio da cidade, ele descobriu que o que queria mesmo era investir em agroecologia. Há 2 anos Erick segue uma série de exigências para obter o selo oficial de propriedade 100% orgânica. A expectativa é obter a certificação até o mês de março.

“Tenho cerca de 600 pés de pitaia plantados, 630 pés de tomate e 10 mil pés de abacaxi. Para nós, a certificação é um atestado de que todos os nossos produtos são limpos. Isso valoriza nossa produção. É isso que eu quero e acho que estou no caminho certo”, conta Erick.

E o jovem agricultor está certo quando fala em agregação de valor. No caso do tomate, que é a principal renda da propriedade, a caixa de 20kg do produto orgânico chega a ser vendida por R$ 80,00 enquanto o convencional fica em torno de R$ 30,00. É essa valorização que o agricultor espera ao se dedicar tanto à agroecologia.

Nesse contexto de produção orgânica, o cultivo protegido tem um papel fundamental para viabilizar as plantações livres de agroquímicos. Quem explica mais sobre o método é Darlan Rodrigo Marchesi, coordenador estadual do Projeto Olericultura da EPAGRI. “A tecnologia do cultivo em abrigo tem se difundido em todo Estado e tem se adaptado bem às condições locais e regionais, tendo em vista diferentes características de clima e solo para o cultivo de produtos agrícolas, principalmente hortaliças”, afirma Darlan.

Related posts

Bioinsumos podem ser aliados da produtividade em culturas orgânicas e convencionais

Mario

Biovalens lança primeiro inseticida biológico do país eficaz no controle do percevejo-castanho

Mario

MAPA atualiza regulamento para produção de orgânicos no Brasil

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais