HortiFrutiNOTÍCIASPolítica Agrícola

Governo de SP sanciona SISP-POV para certificar produtos de origem vegetal e seus derivados

Novo serviço de inspeção do Estado de São Paulo, o SISP-POV garante qualidade, aumenta renda e expande negócios no setor de produtos vegetais.

Uma importante conquista para o setor produtivo paulista: o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISP-POV) foi sancionado nesta quinta-feira (5), durante o Global Agribusiness Festival (GAFFFF). Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o novo serviço será responsável pela fiscalização, inspeção e auditoria de produtos de origem vegetal e seus derivados, bem como dos produtos da algicultura e da fungicultura. 

O SISP-POV será coordenado pelo Centro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (CIPOV), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Na prática, o serviço permite que o produtor formalize seu negócio, gerando maior renda e expansão do seu empreendimento. A partir do controle sanitário, desde a matéria-prima até o produto final, toda cadeia produtiva ganha maior segurança em todos os processos. Ao fim dos trabalhos o órgão emite o selo SISP-POV, garantindo a origem e a qualidade dos produtos de origem vegetal e seus derivados.

O Serviço terá condições para detectar possíveis irregularidades, tornando a oferta de produtos de origem vegetal ainda mais segura para o consumidor. “Com o SISP-POV, garantimos maior segurança alimentar para a população e impulsionamos a economia dos produtores paulistas, que terão seus produtos valorizados e sua renda aumentada,” explica Guilherme Piai, Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP.

Produtores e estabelecimentos que trabalham com produtos vegetais deverão registrar-se no SISP-POV para comercializar seus produtos. Com exceção àqueles já registrados no serviço de inspeção federal ou ligados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Related posts

[Fernando Tangerino] – PODIRRIGAR – “Modernização e resiliência marcam o desenvolvimento da citricultura no Brasil”

carlos

Janelas de plantio mais curtas exigem precisão nas aplicações

Mario

Comissão Semeadoras do Agro e SEBRAE-SP promovem o encontro “Mulheres, descubram-se no Campo”, em Franca.

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais