Meio AmbientePolítica Agrícola

Senado aprova Lei Geral do Licenciamento Ambiental

Proposta moderniza e padroniza normas sem comprometer os instrumentos de proteção à biodiversidade, aos recursos hídricos e às florestas.

O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (21), o Projeto de Lei 2159/2021, que versa sobre o Licenciamento Ambiental. A proposta, relatada pelos senadores Tereza Cristina (PP-MS) e Confúcio Moura (MDB-RO), apoiada pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), surge como resposta ao cenário atual de insegurança jurídica, que possui 27 mil normas federais e estaduais que regem o licenciamento. Ademais, o texto evita sobreposições de competência e elimina entraves administrativos sem reduzir a proteção efetiva dessas áreas. Com a aprovação, a matéria retorna à Câmara dos Deputados.

De acordo com Tereza Cristina, a proposta simplifica e desburocratiza obras e infraestruturas essenciais para milhares de famílias brasileiras, como estradas, escolas e hospitais. A ex-ministra da Agricultura reforça que, ao tornar as regras mais claras, o projeto  fortalece também a fiscalização e prevê penas mais severas para crimes ambientais. Ou seja, desenvolvimento com responsabilidade ambiental.

“Hoje é um dia especial. São 21 anos que o projeto tramita no Congresso Nacional e, enfim, chegou o dia em que vamos avançar ainda mais na questão do licenciamento ambiental. O que estamos fazendo agora é licenciar com mais clareza, eficiência e justiça, para destravar e estimular a nossa economia. Estamos encerrando a morosidade e garantindo a preservação ambiental”. 

A vice-presidente da FPA salienta que 99 entidades representativas do setor agropecuário apoiam a proposta e confiam no Parlamento para conciliar atividade econômica e respeito ao meio ambiente. Segundo ela, o trabalho de relatoria com o senador Confúcio foi trabalhoso, mas de muita conciliação.

“Cada empreendimento terá um licenciamento adequado às suas características. Trata-se de um texto único, construído de forma coletiva, que moderniza o licenciamento, reduz prazos, assegura transparência e reforça a proteção ambiental. O projeto vem para fortalecer ainda mais a preservação do meio ambiente”, afirmou a ex-ministra da Agricultura.

O senador Zequinha Marinho, coordenador de Orçamento da FPA, ressalta que a questão ambiental tem se transformado em entraves burocráticos. Para ele, não tem nada que impede mais o país de crescer do que o trâmite burocrático ao qual o Brasil está refém, e afirma que o país continuará como referência em preservação e sustentabilidade já que a proposta traz essa obrigação. 

“A gente precisa começar a abrir o olho e acabar com esse prazer de complicar as coisas. O marco legal do licenciamento é uma lei que propõe praticidades e mantém o rigor para quem cometer crimes. Não podemos mais aceitar processos complexos para situações tão simples”, completou.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Unão-AP), parabenizou os relatores da matéria e destacou o trabalho dos parlamentares para que a proposta tivesse sucesso na Casa. 

“Preciso cumprimentar os senadores Tereza e Confúcio, relatores que trabalharam arduamente para o dia de hoje pudesse acontecer. É dia de vitória para quem quer ver o Brasil desenvolvido”.

O que dizem os parlamentares da FPA

Alan Rick (União-AC) Parabenizo os relatores pelo texto de consenso, que leva o Brasil mais longe. Agora temos uma Lei Geral que é uma resposta a todos aqueles que esperavam por uma legislação moderna, séria e equilibrada

Margareth Buzetti (PSD-MT) Estou muito feliz com esse avanço imenso para o país e o setor produtivo. Agradeço aos senadores envolvidos nessa vitória do Brasil.

Dr. Hiran (PP-RR) Fico emocionado de vivenciar esse momento. Hoje, através do compromisso do Senado com o país, estamos dando de presente um marco regulatório para desenvolver a nação.

Marcos Rogério (PL-RO) Essa é uma das respostas às mazelas que o Brasil, com um texto que é um raio de esperança para um país que quer avançar com sustentabilidade.

Jayme Campos (União-MT) Chegamos no dia de hoje na busca pela modernização ao meio ambiente e às políticas que esse país pode efetuar. As normas estavam muito confusas, atrasando os investimentos e causando danos à nossa economia e ao meio ambiente. Mas com um trabalho bem feito, com o diálogo dos relatores, alcançamos uma grande conquista.

Luis Carlos Heinze (PP-RS) O Brasil dará um salto para frente. Todas as potencialidades do país vão sobressair com o licenciamento ambiental. Qualquer bairro pobre vai ter uma rede de luz estendida. Nossas estradas, ferrovias, hidrovias, o agro, todo mundo agradece.

Wellington Fagundes (PL-MT)  É uma proposta que vai trazer segurança jurídica e agilidade ao país. Além disso, vai trazer igualdade pela clareza, permitindo a todos que querem promover desenvolvimento e geração de emprego que consigam colocar em prática seus potenciais. 

Related posts

Balança Comercial Paulista registra superávit de US$ 11,49 bilhões, aponta IEA

Mario

Governo de São Paulo pretende “fechar” 574 Casas de Agricultura e metade dos EDR, diz APAER

Mario

Gripe Aviária: área afetada em Montenegro (RS) inicia período de 28 dias de vazio sanitário

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais