Bancos e Crédito RuralNOTÍCIAS

Seguro Rural é uma importante ferramenta de gestão de riscos da cafeicultura brasileira

Presente no mercado há mais de 9 anos, a Sonhagro é a primeira rede de franquias especializada no agronegócio

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa para a safra brasileira de café 2022/23, ciclo de bienalidade positiva, é estimada em 50,38 milhões de sacas beneficiadas, incluindo as espécies arábica e conilon. Entretanto, as cafeiculturas brasileiras, em especial as regiões produtoras de café arábica, têm enfrentado recorrentes intemperes climáticas, comprometendo as safras de café no Brasil.

Para a Conab, do ponto de vista gerencial, o seguro agrícola é uma importante ferramenta para mitigar esses riscos climáticos que a atividade cafeeira está exposta. Embora a contratação do seguro rural apresente crescimento considerável em relação aos anos anteriores, ainda é uma prática com baixa adesão dos cafeicultores.

O técnico em agropecuária e especialista em cafeicultura, Romário Alves, fundador da rede de franquias Sonhagro – pioneira rede de crédito rural do país, acredita que muitos produtores se descapitalizam, ou até mesmo se privam de lazeres, para pagar com recursos próprios as atividades de tratos culturais e os insumos do ciclo da cultura. “Façam um plano de negócio da sua atividade e verão que o crédito rural é a melhor forma de conduzir os gastos na fazenda. É uma ótima opção para produtores que pretendem investir em novos equipamentos para realizarem suas colheitas”.

Como a consultora de cafeicultura, Gilsimar Moreira, de 38 anos, que possui uma lavoura em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, e já realizou o financiamento rural duas vezes com a rede de crédito rural Sonhagro através da Unidade de Muniz Freire (ES). “Decidi fazer os financiamentos, pois tenho o sonho de que a minha lavoura seja referência na região. Fiz através da Sonhagro porque tenho confiança na rede, possui agilidade e muito conhecimento nos processos de contratação do Crédito rural”, comenta.

A Sonhagro oferece consultoria de qualidade na preparação da documentação e faz a intermediação juntos aos bancos para realizar o financiamento de uma maneira rápida e prática para o cliente. Além de garantir a consultoria para pequenos, médios e grandes produtores, o empreendedor que decidir virar franqueado da rede de crédito rural pode ter um negócio com rentabilidade acima de 50%.

“Os modelos de franquias são algo já validado e com total suporte da franqueadora, então, o risco é muito menor do que com relação aos negócios próprios. O agro é uma máquina que não para e precisa cada vez mais de investimentos, principalmente como adubo financeiro, pois sem o dinheiro não há expansão, inovação e implantação de tecnologias”, conclui Romário Alves.

FONTE: Angela Rocha – Lucky Comunicação Integrada
angela@luckyassessoria.com.br

Related posts

DSM: Tecnologia impulsiona os resultados da pecuária de corte e leite frente aos desafios em 2022

Mario

Albaugh lança no Brasil o herbicida Preciso® xK e segue com ampliação do portfólio de tecnologias

Mario

Projeto Cafeicultura de Rondônia realiza Seminário Regional

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais