AbelhasCaféTecnologia

Pollintech: startup parceira da Apta Regional é premiada com projeto que treina abelhas para polinizar café

Tecnologia que aumenta em até 65% a frutificação do café recebeu o Prêmio InovaClima Brasil 2025.

A startup Pollintech, especializada em soluções tecnológicas para polinização, foi uma das vencedoras do Prêmio InovaClima Brasil 2025, na categoria Agricultura Sustentável, com um projeto inovador que utiliza o treinamento de abelhas para aumentar a produtividade e a qualidade do café. A iniciativa integra o AptaHub, ecossistema de inovação da Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e conta com parceria da Apta Regional.

Originado a partir do Programa Fapesp de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE/Fapesp), o projeto contou com o apoio e a expertise do AptaHub para desenvolver uma solução biotecnológica que imita a fragrância da flor do café, permitindo que as abelhas sejam treinadas em laboratório para reconhecer e localizar mais facilmente essa cultura no campo. O processo resulta em maior taxa de polinização, aumento da produtividade das lavouras e melhoria da qualidade dos grãos.

Segundo a pesquisadora da Apta Regional de Piracicaba Maria Zucchi, associada ao projeto, a iniciativa começou com o PIPE Fase 1 que testou em laboratório uma mistura de odores semelhante ao das flores naturais do café. “As abelhas aprenderam a associar esse odor ao alimento dentro da colônia”, explica. “Agora, na Fase 2, testamos a tecnologia em campo e tivemos resultados excepcionais: aumento de 177% na visitação das abelhas e de até 65% na frutificação, em comparação com áreas sem abelhas treinadas”, complementa Marcela Barbosa, que integra o projeto pela Pollintech, ao lado de João Marcelo Robazzi Aguiar.

De acordo com os especialistas, o reconhecimento pelo Prêmio InovaClima Brasil celebra o sucesso de três anos de pesquisa e desenvolvimento. “Estamos muito felizes com os resultados. Além dos ganhos na produtividade do café, conquistamos avanços científicos e novas oportunidades de negócio. É uma grande satisfação ver a Pollintech sendo reconhecida nacionalmente por uma solução que alia inovação e sustentabilidade”, afirma Robazzi.

A Pollintech também marcou presença na COP 30, em Belém (PA), incluindo apresentação no estande da delegação do Governo do Amapá para os participantes interessados em conhecer como o treinamento de abelhas pode contribuir para a produção sustentável de alimentos no Brasil.

De acordo com Zucchi, o projeto busca mitigar os efeitos das mudanças climáticas sobre a produção de café, afetada por secas e instabilidade climática, que reduzem a produtividade e elevam os preços no mercado. “Nosso trabalho mostra que é possível utilizar a biotecnologia e o comportamento das abelhas como aliadas na adaptação da agricultura a um novo cenário climático”, destaca.

A tecnologia já está sendo testada em diversas fazendas de café no país e promete se tornar uma ferramenta importante para o futuro da agricultura sustentável.

Sobre o InovaClima Brasil

Promovido pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), o InovaClima Brasil é um programa nacional de aceleração em inovação climática. As startups vencedoras da edição 2025 do Prêmio InovaClima Brasil foram anunciadas no último dia 05, durante o Summit Agenda SP+Verde, na capital paulista. As quatro iniciativas premiadas foram reconhecidas pelo alto potencial de inovação, impacto ambiental e capacidade de escala.

Related posts

Banco do Brasil atende CNA e FAEMG e lança medida para ajudar cafeicultores

Mario

[Celso Vegro] – O Abismo Agroindustrial

Mario

6º Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado será realizado no dia 25 de novembro em Patrocínio (MG).

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais