fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
EVENTOS - DESTAQUES

ESALQSHOW 2018: Vitrine ESALQ expõe projetos disponíveis à comunidade

Em três dias de evento, visitantes poderão conhecer os departamentos e laboratórios que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de mais de 20 produtos e serviços oferecidos à sociedade

 

Aproximar a academia da comunidade, divulgar os trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de produtos e serviços disponíveis no mercado. Este é um dos propósitos da Vitrine ESALQ, que integra a programação do ESALQSHOW 2018 – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que será entre os dias 9 e 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo, em Piracicaba (SP).

O uso de drones para coleta de imagens para fins de melhoramento de plantas, como produzir uma bebida com excelência, visita à destilaria, técnicas de produção de insetos e ácaros para controle biológico, o impacto que os agroquímicos causam a insetos benéficos, espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares originárias de diversas partes do Brasil e do mundo, serão alguns dos projetos apresentados no evento.

Ao todo, o Vitrine ESALQ vai expor 21 produtos e serviços em 11 Vitrines, que servem à sociedade seja no ambiente rural ou urbano. A programação também oferecerá aos participantes 8 atividades e visitas aos departamentos e laboratórios. Para facilitar o acesso dos visitantes, será disponibilizado transporte interno no campus.

“No Vitrine ESALQ, ocorrerão exposições e demonstrações dos projetos e serviços de excelência desenvolvidos pela a academia e que são disponibilizados à sociedade. É uma excelente oportunidade de integrar a nossa comunidade e dar visibilidade às iniciativas da academia, mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e projetos. Também é um ambiente propício para captarmos as novas demandas do mercado para inovações tecnológicas, desenvolvimento de pesquisas conjuntas e formação de recursos humanos, num ambiente dinâmico”, afirma o diretor  da USP ESALQ, Luiz Gustavo Nussio.

A visitação é gratuita, mas é necessário agendamento que pode ser feito em: esalqshow.fealq.org.br

Confira abaixo o que você encontrará nas Vitrines e Visitas aos Departamentos:

VITRINE ALIMENTOS E BEBIDAS

Tecnologia e Qualidade de Bebidas
O Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Bebidas fomenta a geração e a difusão de conhecimento técnico-científico para a formação de profissionais e atende à comunidade por meio de cursos de extensão e prestações de serviço de análises químicas da bebida.

VITRINE SOLOS

Análises Químicas, Físicas e Mineralógicas do Solo e de Tecido Vegetal
Análise química do solo e análise de tecido vegetal para fins de avaliação da fertilidade do solo e recomendação de adubação.

Análises Ambientais
Determinação de teores metais pesados e demais elementos potencialmente tóxicos em solos, fertilizantes e resíduos urbanos e agroindustriais, além da análise de água.

Programa SolloAgro
Programa de Educação Continuada em Agricultura Sustentável, com oferecimento de cursos e programas de treinamento.

VITRINE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Horto de Plantas Medicinais e Aromáticas “Prof. Walter Accorsi”
Apresentação de espécies vegetais medicinais, aromáticas e condimentares originárias de diversas partes do Brasil e do mundo.

VITRINE CIÊNCIAS EXATAS

Química a serviço da sociedade
Projetos de reuso de Resíduos Agroindustriais, estudo de fertilizantes e defensivos agrícolas, novos métodos para elementos orgânicos e inorgânicos.

VITRINE FLORESTAS

GET LiDAR
Potencial de uso do laser aerotransportado como fonte eficiente e eficaz em levantamentos de dados biométricos florestais.

Florestas e Árvores Urbanas
Entender e medir os impactos positivos de projetos de florestas e árvores urbanas.

Estações Experimentais de Ciências Florestais
Conciliar produtos e serviços ambientais com pesquisas de longo prazo e interdisciplinares: o papel do Departamento de Ciências Florestais.

VITRINE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA

Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) realiza pesquisas aplicadas, com indicadores de preços, temas nas áreas de economia internacional, ambiental e social e sobre o funcionamento integrado do agronegócio.

Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-LOG)
Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG) realiza pesquisas aplicadas em logística que promovam a facilitação de negócios nacionais e internacionais, principalmente, no segmento agroindustrial.

VITRINE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS

Agrometeorologia dedicada à agricultura de precisão 

Zootecnia de Precisão e Bem-estar Animal
Serão apresentados a Plataforma AnimalComfort de bem-estar térmico de animais de produção desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea) da Esalq/USP; e o Programa de Pesagem de Suínos por imagem desenvolvido pelo Grupo de Extensão em Ambiência, Bem-estar e Zootecnia de Precisão (GBAZP) em parceria com USDA (United States Department  of  Agriculture), Nebraska.

Geotecnologias Aplicadas à Agricultura
O uso dos sensores na agricultura tem papel fundamental na obtenção dos dados que, quando interpretados de forma correta, geram produtos que norteiam a tomada de decisões estratégicas no campo. Destaque para as imagens aéreas (RPA) e orbitais (Satélites-Sensores).

VITRINE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA

Clínica Entomológica
Identificação de insetos e ácaros com mostra de atividades sobre identificação morfológica e molecular de pragas, com destaque ao Museu de Entomologia.

Análises de seletividade de inseticidas a inimigos naturais
Apresentação de trabalhos de seletividade e impacto de agroquímicos aos insetos benéficos, incluindo inimigos naturais das pragas e polinizadores.

Técnicas de produção de insetos, ácaros e entomopatógenos para controle biológico Apresentação das principais espécies utilizadas como agentes de controle biológico, bem como a combinação de métodos para o manejo de pragas recomendado para diversas culturas, envolvendo entomopatógenos, produção de insetos e Manejo Integrado de Pragas (MIP).

VITRINE FITOPATOLOGIA E NEMATOLOGIA

Clínicas Fitopatológicas
Diagnose por métodos convencionais, moleculares e ultra estruturais de patógenos de plantas, incluindo nematoides e patologias de sementes, e recomendações de controle.

VITRINE PRODUÇÃO VEGETAL

Análise de Imagens
Análise automatizada do vigor de sementes baseada no crescimento de plântulas (sistema Vigor-S).

Coprodutos do etanol do milho na alimentação de suínos e aves
Projeto de pesquisa sobre o valor nutricional de coprodutos da indústria de etanol de milho e sua utilização na formulação de rações para suínos e aves.

Vitrine Zootecnia Coprodutos do etanol do milho na alimentação de bovinos
Projeto de pesquisa sobre o valor nutricional de coprodutos da indústria de etanol de milho e sua utilização na alimentação de bovinos.

VISITAS AOS DEPARTAMENTOS:

Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Bebidas e Destilaria
Data: 9 a 11/10
Horário: 15h30 às 17h
Local: Destilaria do Depto. de Agroindústria, Alimentos e Nutrição
Duração: 1h30min
Vagas: 40

Solo na Escola
Programa de educação ambiental com ênfase em solos que realiza demonstrações estáticas e dinâmicas sobre o funcionamento do solo e sua importância para a sociedade.
Data: 9 a 11/10
Horário: 14h às 17h
Local: Estação Demo do Programa Solo na Escola (fundos do Pavilhão de Agricultura)
Duração: 30min
Vagas: 15

Horto de Plantas Medicinais e Aromáticas “Prof. Walter Accorsi”
Data: 9 a 11/10
Horário: 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h
Local: Depto. de Ciências Biológicas, prédio na lateral do Pavilhão de Horticultura
Duração: 30min
Vagas: 60 pessoas/período

Esalq-LOG
Data: 10/10
Horário: 15h
Duração: 1h
Vagas: 50

Laboratório de Agricultura de Precisão
09 e 10/10 – 14h
11/10 – 11h
Local: Depto. de Engenharia de Biossistemas (atrás do Pavilhão de Engenharia)
Duração: 45min
Vagas: 20

Laboratório de Análise de Imagens
09/10 – 10h às 12h
10/10 – 14h às 16h
11/10 – 10h às 12h10
Local: Depto. de Produção Vegetal, atrás  do Serviço Odontológico
Duração: 20min
Vagas: 15

Laboratório de Melhoramento de Plantas Alógamas
“Coleta de imagens via drones para fins de melhoramento de plantas” – Exposição prática e teórica dos prinícpios e cuidados para a coleta de imagens por meio de drones, visando sua aplicação no melhoramento de plantas.
Data: 10 de outubro – 9h
Local: Depto. de Genética (Alameda das Palmeiras, em frente ao prédio da chefia do depto.)
Duração: 2h
Vagas: 20

Interdepartamental – Itinerário Pedagógico da Agroecologia
09/10 – 11h às 12h(Apresentação Geral)
09/10 – 13h30 às 15h (Agricultura Familiar e Extensão Rural)
10/10 – 11h às 12h (Agrobiodiversidade, Comercilização e Consumo Local de Alimentos)
10/10 – 13h30 às 15h (Produção Agrícola e Tecnologias Sustentáveis)
Local: Pavilhão de Agricultura (Sala de Aula, entrada saguão)
Duração: 1h e 1h30
Vagas: apresentação expositiva – 50 / Oficinas – 25

Sobre o ESALQSHOW

É uma iniciativa da USP ESALQ em parceria com a empresa Araiby Feiras e Eventos em Agronegócios, com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ).  A primeira edição foi realizada no ano passado, reuniu mais de 3 mil participantes, 67 expositores, 55 palestras e apresentação de 51 projetos expostos em 14 vitrines.

A iniciativa visa incentivar a inovação e o empreendedorismo na agricultura, aproximando a academia do setor produtivo, estimulando parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e o mercado nacional e internacional a fim de gerar novas oportunidades e inovações.

A edição de 2018 do ESALQSHOW tem o patrocínio da John Deere, Coplacana, Santander, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), LS Tractor, Rabobank e apoio da Arysta, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Raízen, Motorola, Imaflora, Mutua. Conta também com apoio institucional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Piracicaba, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ADEALQ), Esalqtec, Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (ABISOLO), Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários (ANDAV), Serviço Social da Indústria (SESI), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) e Confederação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB)

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.esalqshow.fealq.org.br

FONTE: Mariane Belasco – ATTUALE COMUNICAÇÃO

mariane@attualecomunicacao.com.br

Related posts

SHOWTEC 2019: Bayer apresenta seu portfólio de soluções integradas em Maracaju (MS)

Governo de São Paulo lança o AGRO EXPO INTERNATIONAL

Revista Attalea Agronegócios

Perfect Flight leva demonstração do aplicativo para Agrishow 2019

Deixe um comentário