NOTÍCIAS

Do Campo ao Copo: Lagoa Vermelha (RS) sedia encontro sobre produção de lúpulo

Uma cultura relativamente nova no Brasil, o plantio do lúpulo tem ganhado espaço na última década, chegando a 2021 com uma produção de 12.356 toneladas em todo território nacional.

Há 4 anos, Lagoa Vermelha passou a integrar este cenário, quando os sócios-proprietários da fazenda produtora de lúpulo Red Lake Hops, Ruth Bussolotto, Darli Bussolotto, João Eduardo Lemos e Karen Menezes, plantaram as primeiras mudas no Município, chegando a 2023 com plantio de 1.500 plantas em produção.

Responsável pelas substâncias que conferem amargor e aroma à cerveja, os ramos de lúpulo podem medir de 4 a 10 metros de altura, proporcionando uma paisagem inusitada e única à primeira vista.

Na tarde do último sábado (13), a fazenda Red Lake Hups que está localizada em Capão do Cedro, interior de Lagoa Vermelha, foi o palco de um encontro que reuniu cerca de 80 produtores rurais e cervejeiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para troca de conhecimento e experiência sobre a o plantio e a arte da cervejaria.

O Dia de Campo Do Campo ao Copo contou com representantes de Canoas, Seberi, Bento, Getúlio, São João da Urtiga, Getúlio Vargas, Porto Alegre, Tapejara, Caseiros, Capão Bonito do Sul, Blumenau, Pouso Redondo, Erechim, Passo Fundo, Selbach, Casca, Marau e Serafina Corrêa.

O Prefeito Gustavo Bonotto, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, e o coordenador do Certrep, Pedro Ramos, estiveram presentes para prestigiar o encontro que foi pioneiro na região.

Além de parabenizar os sócio-proprietários pelo empreendedorismo, ousadia e inovação, o Prefeito Gustavo Bonotto também destacou as diferentes potencialidades de propriedades, que pode fomentar, inclusive o Turismo de Lagoa Vermelha e região, trazendo os amantes da cerveja para conhecer sua matéria-prima e ter um dia de descanso e contato com a natureza.

Durante o dia, os participantes consumiram uma água lupulada gaseificada, sem álcool, saborizado com a planta. No almoço foi servido o típico churrasco da Lagoa Vermelha e, no final do dia, foram servidos quatro estilos de chopp artesanal diferentes. O principal foi o Dorada Pampeana, estilo Argentino, produzido com lúpulo Cascade, colhido na Red Lake Hops. Também foram servidos os chopps Índia Pale Ale (IPA), English Pale Ale e Session IPA.

Realizado com a parceria da Emater Lagoa Vermelha, entre os apoiadores o Dia de Campo Do Campo ao Copo contou com a parceria da Prefeitura de Lagoa Vermelha, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Agricultura e Meio Ambiente,

📷Natalia Biazus/ Prefeitura Lagoa Vermelha

Related posts

Sementes Misteriosas: MAPA identifica fungos, bactérias e ácaro em pacotes

Mario

Projeto de extensão vai capacitar 800 famílias no Afeganistão para o cultivo de hortas domésticas

Mario

Marco legal da produção de bioinsumos nas fazendas é aprovado na Câmara

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais