A criação vencedora de Gabi Tropicana foi um arroz cremoso de cupim com café do Cerrado Mineiro e requeijão moreno
A chef de cozinha Gabi Tropicana, que vive em Patrocínio (MG), conquistou o 1º lugar na categoria Prato Principal do prêmio “Receitas com Indicação Geográfica – Sabores que Contam Histórias do Território Brasileiro”, promovido pela Associação Brasileira de Indicações Geográficas (ABRIG) em parceria com os Institutos Federais de São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo.
A criação vencedora — um arroz cremoso de cupim com café do Cerrado Mineiro e requeijão moreno — é uma receita exclusiva desenvolvida por Gabi, que usa ingredientes regionais para traduzir de forma autêntica os sabores e a cultura do território. A disputa contou com 35 projetos de diferentes regiões do país, todos preparados com produtos reconhecidos por Indicação Geográfica (IG). A categoria de Prato Principal foi a mais concorrida da edição, o que reforça ainda mais o destaque da conquista.

Com o título, a jovem chef segue agora para Florianópolis (SC), onde participará de um jantar exclusivo ao lado dos vencedores das categorias Bebida e Sobremesa. O trio irá cozinhar junto com um dos chefs mais reconhecidos do Brasil, Rui Morschel, em uma experiência que valoriza os produtos de origem e as histórias dos territórios brasileiros.

Para Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a vitória de Gabi representa mais do que um prêmio culinário. “Esta conquista demonstra como os talentos de nossa região e a cultura construída pela Denominação de Origem transcendem os limites do café como apenas um produto e hoje literalmente formam cultura em nossa Região”, afirma.
