Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Frutas

APTA realizará 3º Dia de Campo de Fruticultura em Sandovalina (SP)

Evento capacita pequenos produtores na região da Alta Sorocabana

O Polo Regional de Presidente Prudente da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará o 3º Dia de Campo de Fruticultura, na Câmara Municipal da cidade de Sandovalina (SP), interior paulista, em 16 de outubro de 2018, às 8 horas. O evento, que conta com 100 vagas, tem como objetivo capacitar e sanar dúvidas de pequenos produtores das culturas de banana e maracujá.

O Dia de Campo terá duas palestras no período da manhã, que serão “Implantação e Tratos Culturais da Cultura da Banana”, ministrada pela pesquisadora da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Marília da APTA, Adriana Novais Martins, e “Implantação e Tratos Culturais do Maracujá”, ministrada pelo pesquisador do Polo Regional de Presidente Prudente da APTA, Nobuyoshi Narita. No período da tarde, os participantes serão levados a campo para atividades práticas de cultivo de ambas as culturas.

“Na parte teórica sobre a cultura da banana, vamos transferir conhecimento e informações sobre a planta e o mercado. Na parte prática, faremos uma condução por diversas técnicas de manejo. Também será abordado temas referentes às pragas, colheita e cadeia produtiva como um todo. Queremos fazer uma capacitação que mostre o que há de novo em relação a tecnologias aplicadas na produção”, diz Adriana.

Na parte prática da cultura do maracujá serão repassadas aos agricultores diversas técnicas de cultivo, como produção, plantio e condução das mudas. “Também iremos apresentar como usar plantas enxertadas, que é quando se une duas espécies diferentes para formação de uma planta. Neste caso, o uso da técnica é importante, pois em áreas comerciais ocorrem doenças de solo”, diz Narita.

Os temas dos Dias de Campo são definidos de acordo com a demanda dos agricultores, com o foco naqueles que produzem de forma familiar e no pequeno produtor. “Quem já planta essas culturas chega até nós com diversas dúvidas. O objetivo é mostrar para eles como podem melhorar a atividade e responder às perguntas sobre o cultivo”, diz o pesquisador da APTA.

O Dia de Campo surgiu como uma parceria entre o Polo Regional de Presidente Prudente da APTA e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), que tem o objetivo de capacitar o pequeno produtor familiar nos assentamentos. Cerca de 100 produtores já participaram das duas edições anteriores.

 

 SERVIÇO: 3º Dia de Campo de Fruticultura

Data: 16 de outubro de 2018

Horário: A partir das 8h

Local: Câmara Municipal de Sandovalina (SP)

Endereço: Av. Cel. Iziro Coimbra, 406 – Centro, Sandovalina (SP)

Informações: (18) 3222-0732

 

PROGRAMAÇÃO

08h às 09h: Credenciamento e Abertura

09h às 10h30: Implantação e Tratos Culturais da Cultura da Banana

10h30 às 12h: Implantação e Tratos Culturais do Maracujá

12h às 13h30: Almoço

13h30 às 15h: Prática de Plantio e Condução da Banana

15h às 16h30: Prática de Plantio e Condução do Maracujazeiro

16h30 às 17h30: Avaliação e encerramento

Related posts

Frutas pouco conhecidas são fontes promissoras de compostos bioativos

Citricultura: Nova Instrução Normativa do MAPA traz avanço ao mercado, analisa FAESP.

Revista Attalea Agronegócios

Novo regulador de crescimento para manga muda cenário de produção no Vale do São Francisco

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário