Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Frutas

APTA realizará 3º Dia de Campo de Fruticultura em Sandovalina (SP)

Evento capacita pequenos produtores na região da Alta Sorocabana

O Polo Regional de Presidente Prudente da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará o 3º Dia de Campo de Fruticultura, na Câmara Municipal da cidade de Sandovalina (SP), interior paulista, em 16 de outubro de 2018, às 8 horas. O evento, que conta com 100 vagas, tem como objetivo capacitar e sanar dúvidas de pequenos produtores das culturas de banana e maracujá.

O Dia de Campo terá duas palestras no período da manhã, que serão “Implantação e Tratos Culturais da Cultura da Banana”, ministrada pela pesquisadora da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Marília da APTA, Adriana Novais Martins, e “Implantação e Tratos Culturais do Maracujá”, ministrada pelo pesquisador do Polo Regional de Presidente Prudente da APTA, Nobuyoshi Narita. No período da tarde, os participantes serão levados a campo para atividades práticas de cultivo de ambas as culturas.

“Na parte teórica sobre a cultura da banana, vamos transferir conhecimento e informações sobre a planta e o mercado. Na parte prática, faremos uma condução por diversas técnicas de manejo. Também será abordado temas referentes às pragas, colheita e cadeia produtiva como um todo. Queremos fazer uma capacitação que mostre o que há de novo em relação a tecnologias aplicadas na produção”, diz Adriana.

Na parte prática da cultura do maracujá serão repassadas aos agricultores diversas técnicas de cultivo, como produção, plantio e condução das mudas. “Também iremos apresentar como usar plantas enxertadas, que é quando se une duas espécies diferentes para formação de uma planta. Neste caso, o uso da técnica é importante, pois em áreas comerciais ocorrem doenças de solo”, diz Narita.

Os temas dos Dias de Campo são definidos de acordo com a demanda dos agricultores, com o foco naqueles que produzem de forma familiar e no pequeno produtor. “Quem já planta essas culturas chega até nós com diversas dúvidas. O objetivo é mostrar para eles como podem melhorar a atividade e responder às perguntas sobre o cultivo”, diz o pesquisador da APTA.

O Dia de Campo surgiu como uma parceria entre o Polo Regional de Presidente Prudente da APTA e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), que tem o objetivo de capacitar o pequeno produtor familiar nos assentamentos. Cerca de 100 produtores já participaram das duas edições anteriores.

 

 SERVIÇO: 3º Dia de Campo de Fruticultura

Data: 16 de outubro de 2018

Horário: A partir das 8h

Local: Câmara Municipal de Sandovalina (SP)

Endereço: Av. Cel. Iziro Coimbra, 406 – Centro, Sandovalina (SP)

Informações: (18) 3222-0732

 

PROGRAMAÇÃO

08h às 09h: Credenciamento e Abertura

09h às 10h30: Implantação e Tratos Culturais da Cultura da Banana

10h30 às 12h: Implantação e Tratos Culturais do Maracujá

12h às 13h30: Almoço

13h30 às 15h: Prática de Plantio e Condução da Banana

15h às 16h30: Prática de Plantio e Condução do Maracujazeiro

16h30 às 17h30: Avaliação e encerramento

Related posts

15 anos de greening no Brasil: como está sendo o trabalho da citricultura de SP e MG

Estoques de suco de laranja devem permanecer em níveis baixos

Revista Attalea Agronegócios

25ª HORTITEC: Koppert apresenta soluções em Controle Biológico em hortifruti

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário