Olga Toledo de Almeida é o nome que aparece imediatamente ao falarmos em paisagismo e plantio de árvores em Franca (SP).
A paisagista Olga Toledo de Almeida, de 94 anos, faleceu nesta quinta-feira, 3, em Franca (SP). Viúva, ela deixa filhos e netos. Ela trabalhou por mais de 20 anos na Prefeitura de Franca em cargos de confiança. De 1993 a 1996, foi responsável pela Coordenação de Paisagismo da administração municipal, durante a gestão do então prefeito Ary Pedro Balieiro.
No período em que foi funcionária do Executivo, ela foi a responsável pelo plantio de árvores em praças e áreas públicas da cidade, especialmente os flamboyants nas avenidas Chico Júlio, Orlando Dompieri, Presidente Vargas e Rio Negro.
Na época, Franca (SP) contava com equipes de paisagismo, de plantio, de manutenção, de poda, de corte. A Prefeitura tinha caminhões para irrigação dos espaços verdes. Entre árvores e outras plantas chegava-se a plantar em torno de 40 mudas por dia. As mudas das árvores já com 2 metros de altura, como deve ser. Com este trabalho sistemático agora vemos o resultado pelas ruas de Franca.
Graduada em agronomia pela Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ (ESALQ/USP) como a única mulher, em 1953, ela também foi diretora da Etec “Prof. Carmelino Corrêa Júnior”, conhecida como Colégio Agrícola de Franca.