CaféEVENTOS - DESTAQUES

Agricultura SP lança Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, lançou no dia 24 de maio, no Instituto Biológico, o 22º Concurso Estadual “Qualidade e Sustentabilidade do Café de São Paulo.”

Promovido pela Secretaria de Agricultura, o concurso tem o objetivo de reconhecer e divulgar a excelência na produção do café paulista. Além de identificar os melhores cafés produzidos dentro do estado, valorizando características como sabor, aroma, corpo, acidez e doçura.

“Este evento demonstra a importância do café, pois, é uma cultura muito nobre para o estado de São Paulo. Nós estamos melhorando cada vez mais a qualidade do nosso produto. Nosso intuito é fornecer à população uma bebida de extrema qualidade. Com a pesquisa, o investimento e com o trabalho dos produtores, nós poderemos chegar muito longe e desenvolver ainda mais o setor”, ressaltou o secretário de Agricultura Antonio Junqueira.

O 22º Concurso Estadual “Qualidade e Sustentabilidade do Café de São Paulo” busca, assim, não apenas premiar a qualidade do café, mas também destacar aqueles produtores que adotam práticas sustentáveis em sua propriedade, valorizando o respeito ao meio ambiente e a busca por uma produção mais sustentável.

Essa abordagem não só contribui para a preservação dos recursos naturais, como fortalece a imagem do Estado de São Paulo como produtor de cafés de qualidade e responsabilidade ambiental. Uma forma de incentivar os produtores a investirem na qualidade do café, promovendo a melhoria da produção e o desenvolvimento sustentável da cafeicultura local.

“Este concurso criou a possibilidade de todos os pequenos produtores participarem e ter uma renda adicional com aquilo que eles têm de melhor, a qualidade. Nós queremos promover a inclusão de pequenos produtores, produtores familiares, pequenas associações neste mercado do café, principalmente na possibilidade de exportar através do sistema Fairtrade. É valorizar o trabalho de quem faz bem-feito”, destacou o coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Alberto Amorim.

Concurso

O Concurso Estadual Qualidade do Café São Paulo tem como foco possibilitar o aumento de emprego e renda na cafeicultura familiar. Além do caráter educativo e cultural, objetiva promover e divulgar os cafés do Estado para o mercado interno e externo, integrar as cooperativas e associações, promover a consolidação da cafeicultura familiar paulista nos cenários nacional e internacional, estimular as demandas por tecnologias, produtos e serviços, e identificar diferentes qualidades de café nas regiões produtoras.

“Esse concurso tem como protagonista o café de qualidade do Estado de São Paulo, é inclusivo e vem para habilitar todos os pequenos produtores. É necessário aplaudir a atuação da SAA e suas coordenadorias em promover e liderar esse movimento junto com a cadeia produtiva”, disse Ademar Pereira, presidente da Câmara Setorial do Café de São Paulo.

Poderão se inscrever e concorrer os cafeicultores do Estado de São Paulo, com amostras de café produzidos no ano safra. As amostras devem ser entregues, preferencialmente, na CATI Regional no seu respectivo município. Cada produtor poderá participar do concurso com apenas uma amostra em cada modalidade que concorrer.

Inclusivo e habilitador, o concurso é aberto à participação de qualquer cafeicultor do Estado e a inscrição é isenta de taxas. Os produtores interessados em participar submetem amostras de seus cafés para avaliação de especialistas, que fazem a degustação cega dos cafés inscritos. No ano passado, foram cerca de 200 amostras competindo. Na atual edição do concurso, os organizadores esperam que sejam quase 500 inscritos.

O prazo final para entrega das fichas de inscrição e amostras dos cafés nas CATI Regionais é até o dia 15 de outubro. As amostras serão codificadas após inserção dos dados cadastrais em sistema informatizado, que manterá sigilo absoluto até a classificação final.

Categorias e Premiação

O Concurso Estadual será realizado em diferentes categorias, sendo:
Categoria 1 – Coffea arabica – Convencional – preparados por via seca (café natural);
Categoria 2 – Coffea arabica – Convencional – preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado)
Categoria 3 – Coffea arabica – Convencional – preparados via fermentação induzida (café fermentado);
Categoria 4 – Coffea arabica – Orgânico – independente da via processamento.

Todas as amostras que atingirem nota mínima de 80 pontos, segundo as notas de Qualidade Global – QG, de cada categoria, receberão certificados e formarão uma Edição Especial dos Melhores Café de São Paulo, com divulgação no site oficial da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A cerimônia de premiação do “Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo”, com a entrega da medalha Aldir Alves Teixeira, será realizada no Museu do Café de Santos, em data a ser divulgada pela Comissão Organizadora.

Os vencedores

Os vencedores do concurso estadual do café recebem certificados de reconhecimento e a possibilidade de terem seus cafés divulgados e comercializados como cafés de qualidade diferenciada. Além disso, a premiação contribui para a promoção da região como produtora de cafés de excelência, atraindo interesse de compradores e consumidores.

Clique aqui para acessar o regulamento.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição, que deve ser entregue preenchida na Casa da Agricultura mais próxima.

Related posts

2ª ALTA CAFÉ: o Evento da Cafeicultura Brasileira, acontecerá de 22 a 25 de março no Clube de Campo de Franca, município de Restinga (SP)

Mario

Pesquisador comprova eficácia dos marimbondos no controle de pragas em lavouras de café

Mario

Café solúvel cria marca setorial para o mercado nacional e internacional

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais